icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 coisas que segundo a ciência estão deixando as pessoas burras

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 22/12/16 às 14h32

capa do post 5 coisas que segundo a ciência estão deixando as pessoas burras

Um estudo publicado na revista Intelligence diz que enquanto a tecnologia avança, a inteligência humana diminui. Segundo tal estudo, o QI dos ocidentais caiu 14 pintos desde o final do século 19. Bom, isso realmente pode fazer muito sentido quando pensamos no como nossa vida está cada vez mais confortável e fácil, cheia de tecnologias para fazerem as coisas para nós. Falando em inteligência, já leu a nossa matéria com as 10 pessoas mais inteligentes da história?

Pensando nisso, nós fomos atrás de algumas pesquisas de coisas que podem deixar as pessoas mais "burras", são coisas simples do nosso dia-a-dia que talvez nunca poderíamos imaginar que podem nos prejudicar. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 5 coisas que segundo a ciência estão deixando as pessoas burras:

1 - Fazer reunião

Mas como assim reuniões podem deixar as pessoas burras? Segundo um estudo americano, os seres humanos tem um cérebro que foi feito para trabalhar sozinho, e no estudo, eles avaliaram o QI de algumas pessoas e pediram que resolverem alguns testes de lógica. Os testes foram feitos com os participantes sozinhos e depois em grupo. O resultado foi melhor quando todos eles fizeram o teste sozinhos. A explicação é que quando estamos em grupo precisamos raciocinar e ainda colocar o lado social em prática.

2 - Corretor automático

Segundo um estudo publicado pela BBC, existem claras evidências de que os corretores automáticos fazem com que as pessoas escrevam com menos preocupação com a grafia, até porque, qualquer erro é corrigido facilmente. No estudo foram analisadas 2 mil pessoas, e os especialistas chegaram a conclusão de que o corretor automático pode trazer prejuízos a grafia e na hora de soletrar.

3 - Tomar refrigerante em excesso

O xarope de milho rico em frutose presente no refrigerante é seis vezes mais doce do que o açúcar comum, só que esse produto deixa uma pessoa mais lenta na hora de aprender e memorizar informações. Segundo especialistas da Universidade da Califórnia, no experimento feito com ratos, eles ensinaram o trajeto da saída de um labirinto, com alguns rastros e pistas para sair. Um grupo de ratos recebeu comidas saudáveis (rica em ômega-3) e o outro grupo foi alimentado com xarope de milho, isso por seis semanas. Quando fizeram o experimento novamente, os ratos que consumiram ômega-3 se saíram bem melhor do que os que consumiram xarope de milho.

4 - Calculadora

Você consegue calcular (4x + 12).(4 + 3x)? Pode parecer complicada, mas essa conta é bem simples, e existem pessoas que preferem usar a calculadora. Na verdade, esse objeto não deixa as pessoas mais burras, mas sim mais preguiçosas. É fácil ver pessoas usando calculadoras em cálculos simples, e quando elas precisam fazer uma conta simples sem calculadora, elas demoram mais a chegar ao resultado.

5 - GPS

É claro que quando você quer chegar em algum lugar a solução mais fácil é pedir uma "ajuda" para o GPS, que é a maneira mais fácil de se chegar em um lugar desconhecidos quando já se tem as coordenadas. O problema é que toda a "Memória de Navegação Espacial" fica apagada quando usamos o GPS, e isso faz com que o nosso setor cerebral que trabalharia no momento fique inutilizado.

Essas coisas são relacionadas ao hipocampo, que ao ser atrofiado também pode influenciar na aparição do Mal de Alzheimer. Um estudo publicado pela BBC confirma ainda mais isso, pois os taxistas de Londres o hipocampo maior do que as outras pessoas.

E aí, amigos, já sabiam que todas essas coisas nos fazem ficam "burros"? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest