icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 coisas que você ainda não pode fazer ao completar 18 anos

POR PH Mota EM Curiosidades 04/05/16 às 18h55

capa do post 5 coisas que você ainda não pode fazer ao completar 18 anos

A expectativa para se fazer 18 anos mantém a maior parte dos jovens e adolescentes ansiosos em várias partes do mundo. Apesar da diversidade de leis, há um consenso quase mundial de que ao completar a maioridade, o adolescente se torna adulto, é livre e a passa a poder fazer de tudo.

Apesar dos 18 anos abrirem diversas portas e permitirem legalmente hábitos como beber, dirigir e entrar em baladas, para algumas coisas o jovem ainda precisa esperar mais alguns aniversários. Mesmo a maioridade ainda tem suas esperas.

Dependendo do lugar do mundo, algumas portas só se abrem aos 21, ou aos 30 ou mesmo nunca se abrirão.

Alugar um carro

Nos Estados Unidos, a partir de 16 anos os jovens já podem tirar carteira de habilitação para dirigir, provocando inveja em vários adolescentes brasileiros que veem a prática em filmes e seriados. Apesar disso, mesmo o direito da direção, o americano que quiser alugar um carro deve esperar até os 21 anos. Em algumas locadoras, a idade mínima é ainda maior, com exigência de 25 anos para um aluguel.

Ser presidente

A partir dos 18 anos, qualquer brasileiro pode ser candidato para o cargo de vereador. Para almejar funções maiores, no entanto, deve esperar mais. O cargo máximo do executivo nacional, de presidente, exige que o candidato tenha ao menos 35 anos, a mesma idade exigida nos Estados Unidos. Em alguns países europeus, a espera deve ser ainda maior. Na Alemanha o candidato deve ter ao menos 40 anos e na Itália, 50.

Casamento

Qualquer brasileiro pode casar com 18 anos, ou até com 16, se houver consentimento dos pais. Mas em alguns locais a espera para se unir com o amor da vida é maior. Na China, por exemplo, homens devem completar 25 anos antes de poderem se casar. Voltando ao Brasil, apesar de poder se casar aos 18 anos, ninguém pode realizar casamentos antes de completar 21.

Consumir bebidas alcoólicas

Com 18 anos, a maior parte dos jovens do mundo já pode tomar sua cervejinha, mas nem em todo lugar é assim. Em alguns países a espera deve ser até os 21 ou mesmo 25 anos. Em alguns países islâmicos, nem com 18, nem com 20 e nem com 50 anos é permitido beber. Os nativos da Líbia, Somália e Sudão, por exemplo, não podem beber legalmente em nenhuma idade.

Se aposentar

[caption id="attachment_89874" align="alignnone" ] A happy senior couple sitting on the front of a sail boat on a calm blue sea[/caption]

Por mais que você tenha aquela preguiça de trabalhar e uma vontade incontrolável de se aposentar e viver viajando ou vendo Netflix o dia inteiro, a menos que seja por invalidez ou problemas de saúde, é bem provável que pelo menos até a faixa dos 60 anos você vai ter que trabalhar. Em todo o mundo, a idade mínima de aposentadoria costuma variar de 60 a 67 anos, com uma tendência de aumentar cada vez mais, já que a saúde e expectativa tem aumentando.

Deu pra perceber que os 18 anos realmente permitem muitas coisas, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Apesar disso, tome cuidado! Não é porque fez 18 anos que já pode fazer tudo por todo o lado. Fique de olho nas leis porque como é normal ouvir, com 18 anos, preso você já pode ser.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest