• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 coisas que você não vai acreditar que foram inventadas por celebridades

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      12/05/16 às 12h24

A maioria das pessoas passa pela vida sem deixar uma grande marca na história. A mensagem é dura, mas é real. Por mais que nossas marcas fiquem nas vidas de quem está ao nosso redor, depois de algumas gerações é fácil ser esquecido.

Para as celebridades, as coisas costumam ser diferentes. Uma grande estrela do cinema ou da arte pode ser para sempre lembrado por suas obras. E alguns deles, podem ser lembrados por feitos além dos trabalhos que os consagram.

Alguns famosos levam vidas por trás dos holofotes, desenvolvendo tecnologias e invenções. Veja objetos e tecnologias que celebridades deixaram para a história além de seus trabalhos.

Salvador Dali inventou a logo do Chupa Chups

455898_v1

Quando o criador dos pirulitos Chupa Chups desenvolveu sua marca, ele queria que ela tivesse uma identidade memorável. Para isso, entrou em contato com Salvador Dali. Além de desenhar a marca, o artista sugeriu que ela fosse colocada no topo dos pirulitos, ao invés de ao lado, como era comum.

Neil Young inventou controles de trens de brinquedo

130897_v2

Como fã de ferromodelismo - o hobby que lida com trens de brinquedo -,o músico Neil Young foi responsável por desenvolver um novo tipo de controle remoto para os sistemas. A tecnologia reduz a complexidade das manobras e simplifica o hobby. A inspiração para a ideia veio com o filho de Neil, Ben, que sofre de paralisia cerebral. Com o novo controle, Ben podia comandar os trens com o uso de apenas um botão.

O criador da Mulher Maravilha inventou o detector de mentiras

130896_v2

Antes mesmo de criar o laço da verdade de uma das mais famosas super heroínas do mundo, William Marston já tinha realizado uma invenção parecida no mundo real. Com base em estudos do século 19 que relacionavam pressão sanguínea e mentira, Marston construiu um equipamento para extrair confissões de outras pessoas. A invenção foi desenvolvida em 1915, quando ele ainda era estudante de psicologia em Harvard.

Júlio César inventou um penteado

130899_v2

O mais popular imperador romano da história dá nome a uma famosa salada. Apesar disso, o governante não tem nada a ver com o prato, e sim com um penteado. Sofrendo com calvície, César deixava o cabelo longo na parte de trás da cabeça para poder penteá-lo para a frente e cobrir a careca. Desde então, os carecas do mundo repetem a tradição na esperança de disfarçar aquela falta de cabelo.

Hedy Lammar inventou a base dos celulares e wi-fi

130901_v2

Hedy Lammar foi uma atriz da Era de Ouro - nas décadas de 30 e 40 - que ficou conhecida por protagonizar uma das primeiras cenas de sexo do cinema. Apesar disso, sua maior contribuição veio com a invenção de um sistema de comunicações para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A tecnologia serviu de base para o desenvolvimento da atual telefonia celular.

Talvez a vida no centro das atenções pela fama seja desinteressante demais pra essas pessoas, que buscam se aventurar no meio das invenções. Ou talvez a invenção sempre tenha sido o principal objetivo, e o trabalho que os levou a fama fosse apenas um meio de proporcionar aquilo ali. Mas uma coisa é certa, por trás das câmeras, também há muito talento pra nos trazer melhoras no dia a dia.

Próxima Matéria
Via   Cracked     Cracked  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+