icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 coisas simples que as pessoas fazem mas que na verdade podem ser vícios

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 30/12/16 às 16h20

capa do post 5 coisas simples que as pessoas fazem mas que na verdade podem ser vícios

Vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. Bom, nós até podemos achar que não, mas até alguns hábitos são vícios e as vezes nós nem percebemos. E quantas coisas comuns nós fazemos todos os dias e não sabemos que é um vício? Já leu a nossa matéria com os 10 vícios mais bizarros das celebridades?

Tendo em mente que vários dos nossos hábitos podem ser vícios que nós não sabemos, fizemos uma pesquisa e achamos algumas coisas que as vezes vocês fazem todos os dias e podem ser completamente viciados, como tomar sol ou simplesmente escutar musica pop. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 5 coisas simples que as pessoas fazem mas que na verdade são vícios:

1 - Mastigar gelo

Também conhecida como pagofagia, mastigar gelo faz parte de um problema alimentar chamado de "alotriofagia", que é a vontade de comer coisas sem valor nutricional (como papel, giz, sabonete). Pagofagia pode ser um indicador de baixos níveis de gerro no organismo, sendo que esse é um comportamento comum em pessoas anêmicas. Um estudo afirma que o gelo pode funcionar como café para quem tem anemia.

2 - Sal e pimenta na comida

Muitas pessoas realmente adora uma comida mais salgada e bem apimentada, mas porque gostamos tanto? Quando consumimos comidas salgadas demais, nosso cérebro nos recompensa com hormônios do prazer. Assim, queremos sempre mais da substância que um dia foi tão rara, que chegava a ser usada como forma de pagamento (moeda de troca). Nosso corpo precisava dele, mas hoje, podemos encontrar sal até em alimentos doces e sucos industrializados, e por isso precisamos ficar mais ligados com a ingestão diária de sal.

No caso da pimenta, as substâncias presentes em uma comida apimentada irritam o nervo trigêmeo, que fica na face. Alguns cientistas afirmam que essa irritação faz com que o cérebro libere endorfina para diminuir a dor e o desconforto, e por isso dizem que o amor pela pimenta na verdade é amor pela dor.

3 - Se bronzear

Por que diabos uma pessoa iria, por vontade própria, expor seu corpo à radiação que pode causar câncer de pele? Assim como no item anterior, o nosso cérebro libera endorfina para compensar a sensação da queimação solar. Um estudo afirmou que pessoas que se bronzeiam frequentemente e pessoas que só fazem isso de vez em quando receberam um tipo de droga que bloqueia a recepção dos hormônios de prazer. Quando pegaram bronze, os que só fazem isso ocasionalmente não sentiram nenhuma diferença, mas os que fazem com mais frequência relataram uma sensação de mal estar e náusea, parecida com a sensação de quem para de fumar sente.

4 - Hidratante labial

Será que podemos afirmar que isso é um vício? Sim, podemos, para vocês terem uma ideia, esse vício é tão real que existem sites para ajudar pessoas a diminuírem o número de aplicações por dia. Em alguns casos as pessoas relatam sentir necessidade de usar o produto dezenas ou centenas de vezes por dia, e quando tentam parar, os lábios ficam rachados rapidamente.

Essa sensação refrescante de usar o hidratante vem da cânfora, mentol e fenol. O fenol é usada para diminuir a coceira e irritação da pele ressecada, mas o problema é que ele causa ainda mais irritação a longo prazo.

5 - Música pop

Apesar de tendermos a valorizar as habilidades complexas, como as exigidas de um violinista de música clássica, o que o nosso cérebro curte de verdade são batidas simples e repetitivas. Música pop é como nicotina para o cérebro. Alguns especialistas podem prever quais músicas vão entrar para as listas de mais tocadas ao observar a atividade cerebral de quem as ouve pela primeira vez. Quando uma música que fará muito sucesso é apresentada para uma pessoa conectada a um aparelho de ressonância magnética, o centro de prazer do cérebro se acende loucamente.

E aí, caro leitor, será que você tem algum desses vícios? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest