• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 consequências e perigos do vazamento de petróleo

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      11/10/19 às 16h36

Conforme o misterioso derramamento de óleo vem se espalhando pelas cidades litorâneas do nordeste brasileiro, maior a preocupação dos ambientalistas quanto a esse problema tão urgente. O vazamento de óleo começou no mês de setembro e só tem aumentado. Em suma, isso tem afetando, cada vez mais pontos. Do mesmo modo, que tem causado diversos problemas à vida marinha e ao turismo local. Até agora, a fonte do vazamento ainda não foi identificada. O que se sabe, até agora, é que a origem do petróleo é estrangeira.

Agora, o problema mais urgente não é necessariamente identificar quem é o culpado. Mas sim, descobrir de onde está vindo esse óleo e parar o vazamento. Novos dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mostraram que quase 40% das cidades litorâneas do nordeste já foram afetadas pela borra de petróleo.

Segundo a prefeitura de Piaçabuçu, no estado do Alagoas, um resquício do vazamento foi encontrado próximo da foz do rio São Francisco. Essa pode ser uma pista que levará à fonte do problema, para tentar parar o derramamento. Até agora, nove estados do nordeste relataram manchas de petróleo em suas praias. Alguns foram mais afetados que outros. Como é o caso de Sergipe e Pernambuco, que tiveram 71% das ocorrências de petróleo em suas cidades.

No começo dessa semana, o ministro do meio-ambiente, Ricardo Salles, afirmou que equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), já recolheram mais de 100 toneladas de borra de petróleo, em toda a costa da região.

Consequências e perigos

Não precisa ser nenhum especialista em meio ambiente, ou vida marinha, para saber o quão prejudicial é esse tipo de desastre. Inclusive, essa poluição, por derramamento de petróleo no oceano, tem causado vários problemas na região afetada. Em síntese, em todos os estados do nordeste.

Isso porque o petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos, ou seja, ela não se mistura com a água. Por esse motivo, até os vazamentos de pequenas escalas têm potencial de atingir áreas muito grandes. Não é por acaso que a poluição, causada pelo derramamento de petróleo no mar, é uma das mais preocupantes consequências em todo o mundo.

Então, independentemente do tamanho do vazamento, naturalmente, ele já é considerado uma catástrofe ambiental. Basicamente, porque essa mancha de óleo se espalha rapidamente pelo oceano. E vai contaminando a água e impactando, de forma drástica, a vida marinha e de todos os organismos que tenham o seu habitat próximo da região afetada.

Dada à urgência desse problema, que tem afetado o nosso país, confira a seguir, 5 consequências e perigos do vazamento de petróleo.

1 - Envenenamento da vida marinha

Por ser uma substância tóxica, quando uma grande quantidade de petróleo é liberada no mar, ela irá afetar diretamente a vida marinha presente. O que pode contaminar toda a cadeia alimentar, inclusive, os seres humanos. Os peixes do fundo do mar se alimentam dos resíduos que saem na água. E assim, acabam sendo envenenados e morrem, em decorrência da contaminação.

2 - Bloqueio da luz do sol

Como o petróleo é uma mistura menos densa e que não se mistura com a água do mar, ele acaba ficando na superfície do oceano. Ou seja, bloqueando a luz do sol. E isso, atrapalha as algas e plantas no fundo no mar, que não conseguem mais realizar a fotossíntese, que é a reação em que se retira o gás carbônico, liberando oxigênio no ambiente. Como resultado, os peixes da superfície acabam morrendo devido à falta de oxigênio e energia.

3 -  Distúrbios aos animais

Uma enorme quantidade de substâncias tóxicas são liberadas no oceano pelo óleo derramado. E essas mesmas substâncias se acumulam nos tecidos dos mamíferos, tartarugas e peixes, podendo causar vários distúrbios reprodutivos e cerebrais. Sem contar que o óleo denso entra pelas brânquias dos peixes e impede que eles respirem, levando à morte por asfixia.

4 - Contaminação das aves

As manchas de petróleo, espalhadas pelos mares em decorrência de vazamentos, também afeta as aves que vivem na região. Em suma, porque o óleo gruda no corpo das aves, impregnando em suas penas. Isso dificulta a regulação da temperatura e as impede de voar. Assim, muitas delas acabam afundando e morrendo afogadas.

5 - Turismo

Obviamente, que um desastre do tipo não afetaria apenas a fauna local. Devido ser uma contaminação tóxica, ela acaba se tornando também um risco à população. Em suma, o que afeta, diretamente, o turismo local, a pesca e, consequentemente, a economia do pais.

E você, já estava ciente dessas consequências de um desastre como esse? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+