• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 curiosidades sobre o filme do Homem Formiga

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      20/07/15 às 17h35

O famoso heroi com características de formiga, o homem formiga, foi um dos fundadores do grupo dos Vingadores. Ele se comunica com os insetos, voa à bordo de um animal gigante e possui uma roupa bastante tecnológica que possui uma finalidade específica.

O pequeno grande personagem possui a capacidade incrível de diminuir em escala mas crescer em força para que possa atuar como uma espécie de espião de Guerra. Mesmo não sendo uma figura muito popular entre o casting de personagens da Marvel, como Capitão América, Homem de Ferro, o Thor, Incrível Hulk etc, a película do formiga é o 12º primeiro lugar consecutivo de sucesso alcançado pela Marvel.

O enredo da história gira em torno de um ladrão que se torna heroi depois de receber o traje que encolhe e ganha forças.  O longa do formiga custou mais de US$130 milhões e arrecadou US$ 56,4 milhões, uma média de 23 % a mais que o filme do "Thor" e mais de 44% que "Capitão América: O Primeiro Vingador."

Mas o que mais podemos saber sobre o filme do Homem Formiga? Quais curiosidades ele esconde de nós?

Confira:

1 - Fundador dos Vingadores

o-AVENGERS-1-900

O Homem Formiga é um dos propulsores da criação dos Vingadores. E tudo começa no gibi de estreia do grupo de super herois (Avengers #1). Tudo começa com Hulk em uma enrascada tentando impedir uma explosão de diamantes em um trilho de trem, que na verdade são ilusões feitas pelo arqui-inimigo de Thor, o Loki. O filho de Odin que possui um martelo mágico decide reunir Hulk, Vespa, o Formiga e o Homem de Ferro para essa aventura.

Felizes com a vitória da batalha, o grupo percebe que trabalhar em grupo era uma boa tática e decidiram criar um nome para essa formação imbatível. Na tentativa de uma sugestão, Vespa já soltou: "Devia ser algo colorido, dramático, como "Vingadores" ou...". Em seguida, o Homem Formiga decidiu o nome do novo grupo de herois: "Ou, nada! É isso mesmo! Os Vingadores!" E assim surgiu o nome dos Vingadores, o conjunto de herois da Marvel.

2 - O Homem Formiga é o verdadeiro criador de Ultron

ultron-facebook_2

Nos gibis, o robô Ultron é uma invenção do Homem Formiga, embora no filme dos Vingadores: Era de Ultron (2015), quem cria o vilão é o Homem de Ferro.

3 - Um dos filmes mais difíceis de se criar da Marvel

0311

Os impasses para o filme do Formiga foram muitos e chegaram a durar anos para que o projeto no papel saísse das mesas e fosse parar nas telinhas dos cinemas. De acordo com o livro de Howe, na década de 1980, Stan Lee tentou emplacar um projeto de adaptação para cinema de Homem-Formiga, mas a empreitada foi ladeira abaixo quando a Disney lançou, em 1989, o filme Querida, Encolhi as Crianças, que tinha diversas similaridades com a proposta do diretor.

homem-formiga-capa

Cerca de 20 anos mais tarde, os cineastas Edgar Wright  e Joe Cornish tomaram frente de tentar emplacar o filme para os cinemas. Wright seria o diretor e ambos escreveriam o roteiro. No entanto, por conta de direrenças criativas com os executivos de estúdio da Marvel, revisões de roteiro, contratação de Paul Rudd como protagonista, Wright pediu demissão por conta da falta de alinhamento para fazer o filme.

Homem-FormigaTrailer

 

No final das contas, dessas quase três décadas, Peyton Reed foi contratado para dirigir o filme e só assim o filme do Homem Formiga pode se tornar realidade para os fãs e telespectadores.

4 - O Homem Formiga é um heroi diferente

homem-formiga-700x400

O Homem Formiga surgiu de uma criação do Dr. Hank Pym, um cientista que criou "as partículas Pym" que permitem uma espécie de uniforme aumentar em força e diminuir em tamanho para combater o crime, além da possibilidade de controlar formigas por meio de um aparelho.

Mas o Homem Formiga é um heroi diferente dos outros. Segundo Sean Howe, autor da biografia Marvel Comics: A História Secreta (Editora LeYa, 2013), "O Homem Formiga sempre foi um azarão."

antman

Três pessoas encarnaram o formiga e o histórico foi um pouco parecido. Pym foi um cara bipolar, com bastante dificuldades de tocar sua vida, já tomou Prozac e já chegou até a bater em sua esposa, a vingadora Vespa, uma atitude que os fãs condenaram bastante. Em seguida, o doutor transferiu o uniforme para Scott Lang, um cientista e ladrão escolhido pelo próprio Pym para dar continuidade ao heroi.

Só que Lang também tinha seus problemas, por ser ladrão para ajudar no sustento de sua família e filha Cassie. E o último homem a assumir o posto de Homem Formiga foi um ex-agente da S.H.I.E.L.D. Eric O'Grady, que usa o protótipo do uniforme do Formiga em benefício próprio e manipula para conseguir o que quer, além de tentar seduzir mulheres utilizando-se de seu status.

5 - Encerra um ciclo de produção da Marvel

antman

O filme encerra um período conhecido por muitos fãs e críticos de "segunda fase" dos filmes da Marvel. Essa fase inclui o recém-lançado "Os Vingadores 2: A Era de Ultron" e antecipa "Capitão América 3: A Guerra Civil", que sairá para as telonas em 2016.

Segundo Kevin Feige, presidente dos estúdios Marvel, "A atitude de Hank Pym em relação aos "Vingadores", em relação à S.H.I.E.L.D. e o tipo de universo cinematográfico em geral, tem mais correlação com os eventos ocorridos em "A Era de Ultron" e, de certa forma, antes dos eventos de "A Guerra Civil"".

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+