• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 exemplos incríveis de tecnologias antigas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      10/05/19 às 18h35

Tecnologia nos remete a coisas feitas nos dias hoje. Apetrechos que facilitam nossa vida e que estão sempre fazendo coisas da maneira mais fácil possível e com o mínimo de esforço humano. Mas o que muitas das vezes não percebemos é que, para que essa tecnologia atual existisse, outras passadas tiveram que ter vindo primeiro.

O ser humano antigo era altamente avançado, dado o que ele tinha para trabalhar. E por essa limitação de recursos é que algumas invenções antigas são consideradas um salto gigantesco na direção de sociedades mais sofisticadas. Mostramos aqui algumas dessas invenções. É claro que não é nada super tecnológico, mas que para a época, as pessoas ficavam se perguntando como foi que eles conseguiram.

1 - Lente Nimrud

Datada de três mil anos, essa lente se trata na verdade de um dos mais antigos telescópios do mundo. Ele foi criado por Austen Henry Layard no palácio de Nimrud, onde hoje é o Iraque. Alguns pesquisadores acreditam que ele usou o objeto como uma lupa e para alguns, ele foi usado como telescópio. Ele teria adicionado outra lente para conseguir bons resultados. O ponto focal da lente está a onze centímetros do lado plano dela e uma distância focal de cerca de 12 centímetros daria a lente um aumentativo de três vezes.

2 - Fogo líquido

Essa arma foi inventada em 672 d.C e era usada pra fins militares no Império Romano Oriental Bizantino. Esse fogo foi uma técnica muito útil nas batalhas navais, já que o fogo líquido conseguia queimar até mesmo na água. Ele fez com que os militares bizantinos ganhassem várias batalhas.

Sua notoriedade, talvez, tenha sido na batalha de Constantinopla na qual essa arma ajudou a espantar dois cercos árabes. Ela também é falada por Tucídides, onde usaram alguns lança-chamas tubulares no cerco de Delium, em 424 d.C. O fogo líquido era um segredo militar guardado cuidadosamente. E até hoje se especula sobre sua composição.

3 - Concreto romano antigo

Hoje nós ainda temos a arquitetura romana graças a um elemento secreto que foi adicionado na argamassa, as cinzas vulcânicas. E os cientistas acreditam que essa forma de edificar pode ser útil até os dias de hoje. Há mais de dois mil anos, as construções permanecem quase intactas mesmo sofrendo com as mudanças extremas de clima e inundações. O que tem sido considerado é que o elemento que fez com que essas construções durassem tanto é a tal argamassa vulcânica cinza-calcária. Segundo os pesquisadores, o concreto romano antigo tinha muito mais força e durabilidade do que o seu equivalente moderno.

4 - Aço damasco

Esse aço era usado para produzir as espadas do Oriente Médio. Elas eram tidas como fortes, resistentes e robustas. Segundo o que os cientistas acreditam, o aço damasco foi feito de aço wootz, que é um tipo originalmente do sul da Índia.

O método de produção original desse aço é um mistério. Isso porque ele foi perdido no século XVIII. Atualmente, vários aços superam o damasco, mas na época, ele era um fator que dava bastante vantagem para quem usava as espadas que eram fabricadas a partir dele. Nos campos de batalha, as espadas de aço damasco conseguiam cortar armaduras extremamente duras.

5 - Raio de calor de Arquimedes

Essa era uma outra tecnologia que foi bastante usada pelos militares. O dispositivo era usado como uma arma defensiva para repelir os navios inimigos concentrando a luz do sol nas embarcações  que estavam se aproximando e as fazendo pegarem fogo.

Com pesquisas atuais, a eficácia da arma é comprovada. Mas ela funcionava apenas em algumas condições, como com céu claro. Os céticos consideram essa arma inútil porque, segundo eles, era impossível que os escudos de cobre e bronze fizessem danos nos navios inimigos. Algumas pessoas dizem que eles eram, na verdade, usados para cegar, ofuscar ou distrair os navios inimigos.

Próxima Matéria
Via   Ancient code  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+