• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 falhas mais comuns do pensamento humano

POR A redação    EM Curiosidades      09/09/15 às 19h00

Capaz de processar uma quantidade absurda de estímulos, a mente humana é o que nos diferencia dos outros seres vivos do planeta. A aquisição de conhecimento se dá por meio de um processo conhecido como cognição, que pode ser realizado de diferentes maneiras, seja por percepção, atenção, associação, imaginação, memória, associação ou linguagem. Por exemplo, o simples ato de enxergar um ambiente já bombardeia o cérebro humano com milhares de estímulos, ainda que de forma subconsciente, caso seu pensamento esteja focado em algo mais específico.

Este processo, no entanto, não é perfeito e, quando falha, cria distorções que altera a forma como pensamos. No campo da psicologia este evento é conhecido como viés cognitivo e pode acontecer com qualquer um, independente de idade, sexo, educação e outros fatores. Listamos aqui cinco destas falhas que já podem ter acontecido com você.

Reatividade

Alone

Na década de 20, uma fábrica em Hawthorne encomendou uma pesquisa para analisar se os níveis de luminosidade podem influenciar no desempenho dos operários. O resultado impressionou pelo alto índice de produtividade mas, uma vez que o estudo foi finalizado, tudo voltou a rotina normal. Concluiu-se, portanto, que a alteração não se deu pela diferença da luminosidade, mas sim pelo fato de os funcionários estarem sendo vigiados.

A Reatividade é o nome que se dá para a tendência de os seres humanos agirem de forma diferente quando tem conhecimento que estão sob vigilância. É um processo inconsciente que nos condiciona a mostrar uma melhor aparência (e comportamento), simplesmente porque alguém está nos vigiando. A reatividade é um problema constante em pesquisas e pode se controlada com processos cegos, em que não há como saber se estamos ou não sendo observados, a afim de não modificar os resultados.

Pareidolia

Pareidolia

A Pareidolia acontece quando interpretamos um estímulo absolutamente vago, tal como o formato de uma nuvem, ou o confuso som de um disco ao contrário, de uma forma a se obter algum significado. Isto se dá por uma mania bastante comum do cérebro humano de se procurar padrões em tudo: mesmo onde não há nenhum. É um estímulo inconsciente que não tem significado além daquele que interpretamos.

O teste de Rorschach, que utiliza manchas disformes de tinta preta, é usado para explorar a Pareidolia e sua possibilidade de revelar o que se esconde no inconsciente de cada um.

Profecia Autorrealizável

Profecia

A Profecia Autorrealizável, como o próprio nome diz, gera comportamentos que levam a um resultado cuja perspectiva já foi imaginada. Isto se relaciona a um pensamento bastante comum de que a mente tem poder. E realmente, quando se trata da Profecia Autorrealizável, ela tem. Um exemplo bastante comum é o aluno que acredita piamente que não conseguirá passar de ano. O pensamento já o condiciona a diminuir o próprio esforço, ainda que de forma inconsciente.

Relacionamentos também são exemplos bastante comuns. Se a pessoa já cisma que o namoro não irá durar, começa a agir de forma diferente, até que a previsão realmente se confirme. As profecias são utilizadas por médiuns para implantar ideias na mente de seus clientes, que acabam por cumprir o que foi previsto.

Efeito Halo

Halo

O Efeito Halo acontece quando a constatação de um fato resulta em um julgamento imediato, mesmo que não seja verdadeiro. Por exemplo, um funcionário chegou atrasado nos últimos três dias, e o gerente, ao observar apenas este fato isolado, concluiu que ele é preguiçoso. Veja bem, isto pode não ser verdade; vários outros fatores podem ter feito o funcionário chegar atrasado, mas o rótulo de preguiçoso o contaminou mesmo assim.

Este efeito também pode ser observado na atração física. Isto acontece quando uma pessoa assume que outra é atrativa graças a qualidades socialmente desejáveis tais como beleza, sucesso, felicidade e inteligência. As pessoas ditas atraentes acabam, desta forma, recebendo tratamento privilegiado por um ato do inconsciente.

Efeito Placebo

Placebo

Este é famoso. O Efeito Placebo acontece quando uma substância ineficaz produz um efeito desejado. O paciente recebe um comprimido sem efeito medicinal algum, mas a crença de que o medicamento irá funcionar acaba por reduzir os sintomas. O fenômeno é tão forte que chegam a ocorrer alterações fisiológicas na pessoa, mas, ao contrário de um tratamento real, os efeitos são passageiros.

O Efeito Placebo ainda é um mistério científico. As pessoas esperam que os comprimidos curem suas doenças, assim eles se sentem curados. Mas ainda não se sabe porque os sintomas realmente desaparecem (pelo menos por um tempo); mais uma prova dos poderes da mente.

Fontes: Jornal Ciencia

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+