• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 fatos que você não sabia sobre Attack on Titan

POR Ana Monteiro    EM Fatos Nerd      05/07/17 às 18h10

Recentemente a segunda temporada de Attack on Titan chegou ao fim. A trama, escrita por Hajime Isayama, , e se passa numa realidade distópica em que a humanidade vive cercada por muralhas para se proteger da ameaça dos Titãs, criaturas gigantescas e nuas que devoram todo e qualquer ser humano que cruzar seus caminhos. Durante a história, acompanhamos a jornada de Eren, que tem o poder de se transformar num titã e seus amigos Mikasa, Armin e vários outros membros das tropas responsáveis por proteger a humanidade e descobrir mais sobre as terríveis e criaturas.

Attack on Titan foi o quarto título mais vendido no Japão em 2016 com cerca de seis milhões e meio de cópias. Esse ano, o mangá só ficou atrás de One Piece de Eiichiro Oda. Por conta do enorme sucesso tanto do mangá quanto do anime, trazemos hoje fatos que você não sabe sobre a obra de Hajime Isayama.

1 - As muralhas

Em Attack on Titan a humanidade é protegida da ameaça dos gigantes por três grandes muralhas: Maria,  Rose e Sina. A parte mais rica da população é protegida pelas três construções, enquanto os mais pobres, geralmente camponeses, têm apenas uma barreira de segurança. Durante a Anime Expo Los Angeles em 2013, o produtor de Attack on Titan, George Wada, afirmou que a inspiração do autor, Hajime Isayama para criar as muralhas foi o fator cultural da população japonesa ser muito fechada.

2 - Antes da queda

No ínicio da primeira temporada de Attack on Titan somos pouco informados da origem dos titãs e de como os antepassados da humanidade viviam. Pensando nisso, Hajime Isayama sentiu a necessidade de explorar essa perspectiva criando um prólogo para a história que conhecemos. Em Attack on Titan: Antes da Queda acompanhamos o surgimento do DMT, dispositivo de manobra tridimensional, e conhecemos a história de Kuklo, que leva o apelido de filho do Titã por ter nascido dentro do monstro que devorou sua mãe grávida.

3 - Lutadores de MMA

Os titãs foram inspirados em lutadores de MMA. É isso mesmo que você acabou de ler. Isayama costuma brincar dizendo que começou a esboçar desenhos feios desde pequeno e isso se potencializou durante a adolescência. Mas, para ele a feiura não era suficiente para criar os titãs: eles precisavam ser intimidadores e fortes também. A partir disso e do gosto do autor por esportes de combate ele se inspirou em alguns lutadores para criar os gigantes. Dois exemplos de referências usadas são Alistair Overeem do MMA e Brock Lesnar do WWE. Mas você provavelmente está curioso para saber quem foi a referência do titã de Eren, certo? A forma e estilo de luta do protagonista foram inspirados no lutador japonês Yushin Okami.

4 - Watchmen

As referências de Hajime Isayama não param por aí. O personagem Levi Ackeraman, considerado o soldado mais forte da humanidade, foi inspirado no personagem Rorschach da adaptação cinematográfica de Watchmen da DC Comics dirigida por Zack Snyder. O autor de Attack on Titan fez os primeiros esboços de Levi, em seguida assistiu os filmes e gostou tanto de Rorschach que decidiu tentar criar algo baseado nele e no seu primeiro esboço, dando origem ao Levi que conhecemos atualmente.

5 - Attack on Avengers

Se você não está convencido do sucesso gigantesco de Attack on Titan saiba que eles cruzaram o oceano e apareceram num crossover com a Marvel Comics. Em Attack on Avengers, os gigantes chegam a Manhattan para devorar a população e cabe aos Vingadores, com uma ajudinha dos Guardiões da Galáxia, a responsabilidade de colocar ordem no lugar. Esse foi o primeiro crossover da Marvel com um mangá, o roteiro ficou por conta de C.B. Cebulski, e as ilustrações por Gerardo Sandoval e Dono Sanchez.

Você é fã de Attack on Titan? Qual desses fatos não sabia? Conhece mais alguma curiosidade sobre a saga? Deixe nos comentários.

Próxima Matéria
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+