• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 coisas bizarras que foram censuradas em Pokémon

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      24/04/17 às 19h09

No ocidente, o que mais tem são países com diferenças culturais. Quando alguma obra de fora chega por aqui, alguns costumes costumam chamar nossa atenção. Se isso já ocorre por essa parte do mundo, imagine algum programa que chega do oriente. Um caso muito comum são dos animes que chegam do Japão nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam existe a 4Kids, uma empresa audiovisual responsável pela aquisição e licenciamento das séries animadas japonesas, inclusive a parte da dublagem. Recai sobre ela também fazer os ajustes necessários em determinadas cenas para que estas, digamos, se encaixem na cultural americana.

Algo bem compreensível, se não fosse algumas decisões equivocadas. Selecionamos algumas ocasiões em que, podemos dizer, censura americana não fez sentido algum.

Americanizando o anime

Em certo episódio do anime, Meowth e a Equipe Rocket se encontram lutam para sobreviver do frio em um iglu. Tudo o que eles têm para fazer são jogos bobos e alguns palitos de fósforos para tentar se manterem aquecidos. No entanto, na versão americana, os palitos de fósforos são "magicamente" transformados em velas. Isso porque a 4Kids não queria as crianças brincando como fósforos em casa, muito perigoso. Mas tudo bem a Equipe Rocket como responsável pelo incêndio na igreja.

Não pode arroz

Estados Unidos e Japão são dois países completamente diferentes. Ocidente e oriente tem pouquíssimas coisas em comum e, os desenhos podem ser uma forma de crianças aprenderem sobre outras culturas, porém, neste caso, nada feito. Por mais que Pokémon seja um programa visto em todas as partes do mundo, sua raiz ainda é japonesa, logo, muitos detalhes farão parte da cultura local, como o fato das pessoas por lá consumirem bolinhos de arroz. Ao invés de apenas permitir que os personagens do anime comessem as bolas de arroz, a equipe ocidental trocou a comida típica asiática por um big sanduíche, um lanche tipicamente americano.

Politicamente correto

Não é novidade para ninguém que os Estados Unidos procuram sempre manter sua imagem de politicamente correto, ao menos procuravam. Imagem então quando uma cena da Equipe Rocket pose à lá Heil Hitler com um bando de seguidores chega na gringolandia. Claro que ela não passará. Todos os fiéis da equipe vilã tiveram seus braços abaixados, Jessie teve mais um braço erguido e James teve uma leve inclinada na mão.

Nem o mangá salva

Os jogos e os animes de Pokémon são o resultado de centenas de pessoas trabalhando em dezenas de áreas diferentes para entregar um produto final coerente. Por outro lado, o mangá é muitas vezes o trabalho de apenas uma ou duas pessoas, que empresta uma personalidade um pouco mais singular para uma franquia que, normalmente, mantem sua mensagem na mídia. Em Pokemon Adventures, há uma cena em que um tapa da cara foi alterado, ele foi substituído por.... Bem, nada. Podemos dizer que a personagem, por um breve momento, adquiriu habilidades psíquicas.

Álcool também não pode

Esta correção é tão sutil que, à primeira vista, parece não haver nenhuma. Na versão japonesa, o personagem Giovanni tem em mãos uma taça de vinho branco (embora a cor não colabore). Contudo, na versão americana, eles simplesmente retiraram a haste da taça e, pela cor já colaborar com a ambiguidade, ao que tudo indica, na versão dos Estados Unidos, o vilão contempla seu mal feito bebendo um copo de suco. Nada mais correto que deixar o álcool de lado.

O que você achou dessas alterações? Entendemos que algumas modificações são necessárias para a obra se ajustar a determinadas culturas, no entanto, algumas escolhas podem ser meio absurdas, você concorda? Deixe suas impressões sobre o caso nos comentários. E lembre-se, nossa intenção não é de ofender e nem desrespeitar ninguém. Nossa intenção é apenas informar, instigar e entreter mentes curiosas.

Próxima Matéria
Imagens Dorkly Galileu
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+