• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 grandes coisas da cultura pop e eventos históricos que existem graças à piadas e brincadeiras

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      09/07/19 às 15h12

A história da humanidade é cheia de altos e baixos, e por assim podemos dizer, coisas realmente surpreendentes. Na arte mesmo, foram inúmeras as obras que nasceram depois de tristes e depressivos momentos de miséria e sofrimento. E claro, não podemos negar a sua gloria e importância. Em contrapartida, muitas coisas importantes também vieram do erro ou acaso. Às vezes, acontece. Tudo é possível nesse mundo. Mas também, existem aquelas coisas que surgem de um lugar totalmente inesperado e despretensioso. Piadas, por exemplo, com o seu intuito de apenas divertir e entreter, também podem originar coisas incríveis. Ou nem tanto.

Muitos marcos históricos e culturais que hoje fazem parte da nossa vida, só tiveram início depois que uma piada foi longe demais. Muitas realidades foram moldadas só porque alguém queria ver até onde ia o seu talento para a comédia. A gente nunca sabe quando uma piada pode ser a mais engraçada de todas. Confira a seguir grandes coisas e eventos da cultura pop que começaram a partir de piadas.

1 - Tartarugas Ninjas

No início da década de 1980, Kevin Eastman e Peter Laird eram dois amigos cartunistas entediados. Em uma noite qualquer, Eastman estava rabiscando aleatoriamente, quando fez um desenho humorístico de uma tartaruga de máscara. O desenho tinha ficado tão ridículo que ele resolveu mostrar para o seu amigo. Laird disse: "essa é a coisa mais idiota de todas" quando viu o desenho. Mas era tão ridículo, que ele tentou desenhar um também. De tão idiotas que eram esses rabiscos, a dupla decidiu transformar isso em uma coisa real, fazendo uma história em quadrinhos com esses personagens. Eastman usou US$ 1 mil do dinheiro do seu tio para se auto publicar. E não é que o desenho idiota, que mais parecia uma paródia sem sentido, acabou se tornando a franquia Tartarugas Ninjas?

2 - Howard, o Pato

Hoje, todo mundo conhece a Pixar, estúdio de animação responsável pelos principais filmes do gênero. Mas ela só é o que é hoje graças a um erro de comédia de George Lucas, lá em 1983. Depois de Star Wars, ninguém imaginou que ele poderia errar, mas errou. A sua versão live-action de um dos seus personagens favoritos das histórias em quadrinhos acabou sendo um fracasso na carreira de Lucas. Howard, o Pato, é considerado uma das piores comédias de todos os tempos. Com o fracasso comercial e crítico do filme, Lucas teve que vender os seus ativos, e uma dessas vendas incluiu a divisão da sua produtora de animação. Steve Jobs comprou parte no projeto e o transformou na Pixar que conhecemos hoje. Felizmente, os filmes produzidos agora são melhores do que a comédia do pato Howard.

3 - Gangsta Rap

Quem poderia imaginar que um comercial "bobo" poderia se tornar um fenômeno cultural? Mas foi exatamente isso que aconteceu na década de 1980, quando o comercial da Claymation, de uvas passas, foi para a TV. O enredo do comercial era muito básico. Um homem acorda para ver uma linha de uvas passas dançando e cantando uma paródia do clássico da Motown "I Herad It Through The Grapevine". A piada, totalmente sem graça, é de que as uvas passas vêm de uvas. O comercial simples e caricato acabou se tornando muito popular. Foram lançados brinquedos, videogames, um desenho animado e até álbuns de rap do gênero Gangsta Rap.

4 - Piada sexista e mulheres cientistas

Edward C. Pickering fez uma brincadeira que, hoje, poderia ser interpretada como de mal gosto. Quando os seus pesquisadores não conseguiram entender os cálculos das últimas observações, ele brincou dizendo que eles eram tão fáceis que sua "empregada escocesa poderia fazer melhor". Embora não seja uma piada, na época foi interpretada como tal. O que os pesquisadores não sabiam é que, de fato, Williamina Paton Stevens Fleming era um verdadeiro gênio da matemática. Os cálculos de Fleming eram incrivelmente precisos, o que fez com que Pickering começasse a contratar pesquisadores do sexo feminino. O fato é que aquele comentário acabou mudando a realidade da pesquisa. Um grupo de mulheres, conhecidas como "Harvey Pickering"s", conduziu pesquisas realmente inovadoras.

5 - Vincent van Gogh teria morrido por causa de uma brincadeira

O pintor Vincent van Gogh teve uma morte tão famosa quanto a sua vida. Se suicídio se encaixa no modelo de gênio incompreendido, mas nem todo mundo acredita nisso. De acordo com os pesquisadores Steven Naifeh e Gregory White Smith, o pintor teria sido acidentalmente morto a tiros devido a uma piada que deu errado. René Secretan era um jovem muito brincalhão, e que fazia diversas piadas inofensivas sobre Van Gogh. René também tinha o hábito de acenar em volta de uma pistola com defeito. Naifeh e Smith acreditam que as brincadeiras de René tenham sido a causa do disparo acidental, que alojou uma bala no abdômen do pintor, o qual veio a morrer 29 horas depois do disparo. A falta de uma nota de suicídio deixada por Van Gogh é vista como uma evidência de que a sua morte talvez não tenha sido causada por ele mesmo.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+