icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


4 Momentos em que quadrinhos da década de 30 previram o futuro

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      11/11/14 às 21h12
capa do post 4 Momentos em que quadrinhos da década de 30 previram o futuro

Essas capas incríveis de quadrinhos da década de 30 parecem ser o ápice da ficção científica da época, mas dentro de suas ilustrações atraentes estão previsões assustadoramente precisas da vida no século 21.

Essas capas antigas imaginam um mundo onde a cirurgia plástica é coisa comum (Science Stories), o homem caminha sobre a lua e os pacientes estão equipados com corações artificiais. E embora esses assuntos não sejam inovadores hoje, todas as capas foram publicados mais de 80 anos entre 1929 e 1939.

Por exemplo, o homem pisou na Lua em 1969 e isso foi previsto 40 anos antes nos quadrinhos de "Amazing Stories" de 1929. Nesse mesmo ano, os ilustradores previram que no futuro os cientistas iriam desenvolver máquinas que lêem nossos pensamentos escondidos no subconsciente e os projetariam como imagens. Isso ainda não aconteceu, mas não podemos duvidar da capacidade da ciência.

Ontem (10), uma empresa pertencente ao Google chamada Boston Dynamics, revelou a sua mais recente versão dos robôs Atlas. Além disso a gigante de tecnologia está desenvolvendo um software que age como um humano. Essas pesquisas vão pavimentar o caminho para o robô A.1, que é destaque na capa de uma revista em quadrinhos em 1939, que mostra um robô gigante controlado por um cérebro humano.





Na imagem, um médico é visto colocando um coração artificial paciente, coisa inimaginável naquela época. Durante a Copa do Mundo deste ano, por exemplo, um paraplégico usou um exoesqueleto controlado pela mente para andar em campo e chutar a primeira bola do torneio.

No mês passado, cientistas revelaram dois pacientes equipados com novos membros controlados pela mente. Algo muito similar com a história de ''Science Worder Stories''. Os membros eram ligados diretamente aos seus esqueleto e ao sistema nervoso. Embora muitas das capas pareçam ser uma previsão bastante precisa do futuro, outras ainda podem se concretizar.

Os cientistas podem não ter alcançado muitas tecnologias presentes em ficções científicas, mas isso não impediu a fascinação dos escritores e ilustradores para escrever e desenhar isso na época.

Veja também os mais ricos personagens dos HQs: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-os-mais-ricos-personagens-dos-hqs/

Qual a origem das Histórias em Quadrinhos: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/de-onde-surgiram-historias-em-quadrinhos/


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest