icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 invenções que tiveram origens diferentes das que te contaram

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      23/09/15 às 19h21
capa do post 5 invenções que tiveram origens diferentes das que te contaram

Você, assim como quem vos escreve, provavelmente é um mero mortal, uma pessoa comum, com atributos normais, melhor em algumas coisas do que em outras. Certo?

Mas suponhamos que algumas pessoas possuem uma capacidade um pouco maior de criação e execução das coisas. Digamos que essas pessoas brindadas com tais "dons", tem que experimentar um monte de vezes até chegar ou enxergar uma solução, né?

Foi o que aconteceu em diversos dos maiores experimentos da humanidade, que resultaram em produtos geniosos que usamos até hoje. Só que hoje aqui no Ultra Curioso, você vai conferir a genialidade de algumas pessoas que não tiveram o devido reconhecimento, porque outras em um futuro mais próximo ao nosso tempo, conseguiram impor as suas criações como as 'originais'.

Confira 5 produtos tecnológicos que tiveram origens e criadores diferentes dos que você sempre acreditou:

1- iPod

Se vocês acham que a invenção de Steve Jobs, do início dos anos 2000 foi matriz de inspiração somente da mente do genial e eterno CEO da Apple, você está muito enganado.

 

Os dispositivos móveis de compactação de músicas foi criado primitivamente em 1979, por Kane Kramer e seu amigo James Campbell, seguindo a ideia de um projeto de um leitor portátil para armazenar músicas, do tamanho físico de uma singela caixinha de cigarros. O dispositivo tinha até botões de visualização e navegação.

2- Carro

Todo mundo diz que o automóvel foi criado no fim do século XIX e meados do séculos XX, mas ao que tudo indica, pelo menos o protótipo do carro que conhecemos, tem outras origens. O inventor francês, Nicolas Joseph Cugnot, construiu algo bem similar a um carro, no ano de 1769.

O projeto inicialmente consistia em uma carruagem moderna, sem os cavalos, que provocavam um intenso mal cheiro após a defecação. Apesar de ser extremamente lento, convenhamos que foi um invento extremamente revolucionário, mesmo que a sua condução fosse pesada e de difícil manuseio.

3- Computador

As pessoas acreditam que o computador foi inicialmente inventado por Alan Turing ou Konrad Zuse, após a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a crença vem de tempos bem mais primitivos.

Em torno de 1833, Charles Babbage decidiu criar uma máquina absurdamente complexa para pessoas que não sabiam fazer contas matemáticas direito. A última versão da máquina que ele criou poderia armazenar 100 números com 50 dígitos decimais cada, aproximadamente 20,7KB.

4- Submarinos

Acredita-se que foi inventado antes mesmo da primeira guerra mundial, em 1870, no ano em que Jules Verne previu a invenção em "Vinte Mil Léguas Submarinas".

Entretanto, ele foi criado em 1580 por William Bourne, um inglês que projetou de maneira exímia navios compactados, visando diminuir os respectivos volumes dos modelos tradicionais, e alterar a densidade deles ao ponto de conseguirem seguir viagens debaixo d'água. Mas o primeiro protótipo oficial foi esse aqui, de 1623, feito pelo holandês Cornelius Drebbel.

5- Videogames

As pessoas dizem que os famosos videogames foram criados em 1972, mas na realidade o primeiro protótipo de consoles desse tipo de diversão eletrônica foi concebido em 1948, quando Thomas Goldsmith Jr, um mestre em física, patenteou sua ideia genial, porém com um nome NADA chamativo: "O Dispositivo de Tubo de Raios Catódicos de Diversões".

Tendo se baseado em velhos monitores radares dos militares. O segundo protótipo foi lançado três anos depois por uma empresa eletrônica britânica chamada Ferranti, que construiu o Nimrod, um computador programado para um jogo só, chamado NIM.

Você sabia de algumas dessas origens? Quais dessas te surpreenderam mais?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest