• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 invenções revolucionárias que desapareceram por motivos estúpidos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/04/17 às 17h50

A tecnologia é um termo que envolve conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Bom, mas nem sempre as coisas dão certo na tecnologia, algumas invenções tinham tudo para dar certo, mas por motivos ridículos, não deram.

Já imaginaram quanto sucesso uma televisão inteligente iria fazer sucesso nos anos 80? Pois é, ela existiu, e na nossa matéria vocês vão ver por qual motivo ela não deu certo. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 5 invenções revolucionárias que desapareceram por motivos estúpidos:

1 - O carro elétrico da General Motors

O veículo elétrico totalmente autônomo foi feito pela General Motors, e foi o primeiro carro elétrico viável, o EV1, criado em 1996. Ele era um elegante sedã de zero emissão de gases, e andava cerca de 160 km por carga. É verdade que na época ouve algumas reclamações da direção do carro devido ao peso extra na parte traseira, mas fora isso, o carro tinha um grande potencial. Ao terminar a fabricação desse carro em 2003, a GM citou que tinha falta de mecânicos treinados para reparar a segurança as baterias, aplicações familiares inadequadas como carro de dois lugares e acima de tudo de produção. Bom, por algum motivo os carros elétricos nunca foram para frente.

2 - Televisão inteligente

A "televisão inteligente" parou o mundo em 1979, com uma espécie de vídeo game dentro da televisão com 1456 bytes de RAM, um processador de 2 mega-hertz e um gráfico de 16 bits antes da aparição do Nintendo. Porém, essa maravilha foi "amaldiçoada" com várias falhas, mais notavelmente em seus controles não-ergonômicos. O sistema também sofreu com o design dos jogos, que embora atualizado, demorou muito acompanhar o hardware de seus concorrentes. A televisão inteligente não conquistou os "gamers" dos anos 80, e à medida que o mercado de videogames despencava, a televisão também ia junto, tudo por causa a queda no preço dos computadores pessoais.

3 - Laser Disc

O laser disc é um exemplo de um formato revolucionário. Inicialmente desenvolvido pela MCA e Phillips, o primeiro filme lançado nos EUA em LD foi Jawsm em 1978. Esse formato oferecia uma resolução superior às fitas VHS e foram inicialmente mais baratos na fabricação. Os LD também permitiram opções de reprodução precisas, proporcionando aos espectadores um rápido avanço nítido. Mas ele também teve algumas desvantagens graves, pois primeiro entrou no mercado com um preço muito alto, e depois porque as variações mais atrasadas rivalizaram-se com DVDs modernos em meados dos anos 80. Depois, eles começaram a sofrer de uma "podridão laser", que era um defeito que causava saltos e defasagens.

4 - O avião comercial Concorde

O Concorde nasceu em uma era de otimismo baseado em voo, quando os foguetes estavam indo para a Lua e havia o papo de voo supersônico. O avião primeiro tomou os céus em 1969, antes de carregar seus primeiros passageiros em 1976. Ao longo de sua carreira de 40 anos, o Concorde foi um dos únicos viajantes a transportar passageiros a velocidades supersônicas. O último voo do concorde ocorreu em 2003, por causa de várias razões. Além de ter viagens caríssimas, o concorde era ineficiente, pois consumia cerca de 100 toneladas para apenas um voo entre Londres e Nova York. Mais o mais forte motivo que fez esse avião sair de linha foi o acidente de 2000, que acabou matando todos os passageiros a bordo.

5 - Fitas de áudio digital

Desenvolvido pela primeira vez no início dos anos 70, as fitas de áudio digital eram um compacto alternativo. Enquanto os CDs estavam prestes a assumiram lugar do vinil, mas as fitas de áudio digital ofereciam tempos de gravações mais longos, qualidade digital melhor e a capacidade de apagar e gravar algo, uma coisa que os CDs não tinham na época. Mas havia uma grande dificuldade, pois a Associação da Indústria de Gravação da América, achou que teria problemas com pirataria, e foi contra essa tecnologia. Como resultado, as fitas nunca causaram muito impacto.

E aí, sabem de mais alguma tecnologia revolucionária que não obteve sucesso? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+