icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 itens estranhos recuperados no fundo do oceano

POR A redação    EM Lugares & Construções      09/09/15 às 15h51
capa do post 5 itens estranhos recuperados no fundo do oceano

De criaturas estranhas a objetos há muito afundados, o oceano esconde mistérios que ainda precisam ser revelados. Com tantos locais profundos e inexplorados, isto não é novidade alguma. Os mistérios escondidos povoam o imaginário de escritores de ficção científica há anos. E não é atoa. O fundo do mar tem 300 vezes o tamanho do espaço habitado por espécies da Terra. O frio é inimaginável e a escuridão é quase total. No entanto, existem coisas neste breu - vivas ou não. Deste jeito, fica até fácil acreditar em Cthulhu!

Neste caso, vamos nos ater apenas aos objetos estranhos que já foram resgatados no fundo do mar. De navios a cidades inteiras, você vai se surpreender!

Muita Prata

Imagine encontrar 48 toneladas em barras de prata no fundo do oceano. É praticamente um tesouro perdido! Neste caso, a carga foi perdida durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941. O cargueiro britânico S.S. Gairsoppa foi afundado por um navio alemão a torpedos, levando para o fundo do mar toda esta fortuna. As barras foram recuperadas em 2013, a quase 5.000 metros de profundidade, próximo à costa da Irlanda. Estima-se que o tesouro completo pese cerca de 240 toneladas - seja lá onde esteja.

Navio Pirata

Em 1718, o temível pirata Barba Negra foi forçado a afundar o próprio navio, chamado Queen Anne"s Revenge, quando este ficou encalhado próximo a cidade costeira de Beaufort, na Carolina do Norte. Acontece que, depois de três séculos, partes do navio começaram a ser resgatadas. Até agora, 20 canhões já foram retirados do fundo do Oceano. Infelizmente, o pirata não deixou nenhum tesouro - claro, né. Neste caso, o valor é histórico, e serve de evidência para a construção da história de uma das figuras mais emblemáticas que já passaram pela Terra.

Antigo Computador Grego

O estranho objeto acima foi encontrado no início do século 20, e ainda hoje intriga pesquisadores do mundo todo. O motivo é bem simples: ninguém sabe exatamente o que é esta coisa. Acredita-se que seja parte do computador mais antigo já criado, utilizado há mais de dois mil anos para realizar cálculos astronômicos. O estranho objeto é chamado Máquina de Anticítera, e o mistério sobre sua origem ou real utilidade continua um mistério.

Motor de Espaçonave

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, decidiu, em 2013, se empenhar em uma nova empreitada, encabeçada por ele próprio. Assim se iniciou uma busca desenfreada por partes perdidas da Apollo 11, a primeira espaçonave a pousar na Lua, que caíram no oceano em 1969. Os objetos resgatados foram mantidos em segredo até que pudessem ser identificados como sendo, de fato, partes da espaçonave. Os dois motores que já foram resgatados estão sendo reparados. Eles serão colocados em exposição no Kansas Cosmosphere and Space Center.

Cidade Egípcia

Atlântida passou perto, ein? Bom, não foi dessa vez. A cidade encontrada foi Thonis (Heracleion, para os gregos), desaparecida há mais de mil anos. Pode parecer bizarro, mas cidades desaparecerem assim é mais comum do que se imagina. Com o nível do mar subindo ainda mais, então...

Felizmente, a tecnologia de hoje nos permite reencontrar tais relíquias. Partes da cidade antiga foram escavadas e a qualidade dos materiais recuperados nos dá um vislumbre de sua importância e riqueza em outrora. Claro, não é possível puxá-la para fora da água em sua totalidade, mas só o fato de encontrá-la depois de crer que ela estava perdida para sempre foi, definitivamente, recuperação suficiente.

Fonte: Oddee


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest