icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 lugares que podem deixar de existir nas próximas décadas

POR Lucas Franco    EM Mundo Afora      23/10/15 às 15h18
capa do post 5 lugares que podem deixar de existir nas próximas décadas

Mudança geralmente é considerado algo positivo, mas nem sempre é assim. Às vezes, lugares deixam de existir devido a novas construções, mudanças ambientais ou apenas por falta de necessidade. Esses lugares raramente simplesmente desaparecem: em vez disto, eles somem lentamente até não estarem mais lá. Em alguns casos, podemos ver a transformação e, em outros, existe uma lenta desintegração que nos pega de surpresa. Estes lugares ainda podem existir em 20 anos, mas na maioria dos casos eles ainda serão uma casca de sua existência atual.

Aqui você vai encontrar alguns lugares que todos nós sabemos que não continuarão onde estão para sempre, bem como algumas surpresas. Sim, o futuro é imprevisível, mas é possível inferir algumas coisas. Aqui estão cinco lugares que, muito provavelmente, deixarão de existir no futuro.

5 - Detroit, Michigan, EUA

Detroit já foi uma das cidades mais poderosas dos Estados Unidos. Hoje, ela está falida, tendo como principal atração um cassino, onde você só não é assaltado porque já perdeu todo o seu dinheiro. Ao longo dos últimos anos a indústria automobilística tem se movido para fora de Detroit, deixando imensos armazéns, casas e prédios vazios. Todo mundo já migrou para os subúrbios, fora da cidade. Se você gosta da ideia de comprar uma casa por algumas centenas de dólares, você pode fazer isto em Detroit. Nem mil músicas do Eminem são capazes de salvar a cidade.

4 - Alguns shoppings

Tenho certeza que muitos shoppings ainda vão existir, mas não tanto quanto hoje, já que os hábitos de compra mudaram. Agora, é cada vez mais comum as pessoas fazerem compras on-line, ou em lojas que se especializam em determinados estilos e gêneros. As pessoas estão deixando de fazer compras em lojas de departamento (que costumam ser as principais nos grandes shoppings). Esta é uma tendência que não deve parar, mas é observada com mais frequência nos Estados Unidos. Por aqui, os shoppings ainda tem um significado mais forte de passeio, que vai além das compras.

3 - Monte Kilimanjaro (ou parte dele)

O monte Kilimanjaro é um dos locais do mundo que mais são afetados pela degradação ambiental. A montanha fica na Tanzânia e é a maior de toda a África, com mais de 6 mil metros. Conhecida por ter uma neve "eterna" em seu topo, o cartão postal pode estar perto de perder a sua marca registrada, já que o aquecimento do planeta tende a derreter tal legado. Segundo cientistas e especialistas em impacto ambiental, em dez anos a montanha já não terá mais gelo algum.

2 - Veneza

Se você deseja conhecer a bela cidade de Veneza, é melhor fazer isto logo. Já é um fato que a cidade está afundando nas águas do mar. No último século, 20 centímetros foram para baixo d'água, o que compromete gravemente as estruturas das casas e edifícios. Claro, o governo italiano não ficou parado. Uma das esperanças para salvar a cidade é a construção de um ambicioso projeto de comportas que já está em desenvolvimento desde o ano passado.

1 - Recife

O Brasil não fica de fora dos lugares que podem desaparecer. Segundo a ONG Co + Life, a cidade está em 18º em uma lista de 100 lugares que podem sumir. Recife recebe cerca de 3 milhões de turistas todos os anos, sendo a sexta região metropolitana mais populosa do país. Segundo estudos climatológicos publicados pela Revista Science, o derretimento de uma parcela das geleiras da Groenlândia tem acelerado e avança aproximadamente 600 metros por ano.

O problema é que as correntes marítimas existentes no local seguem uma rota que transporta a água derretida direto para a costa do Nordeste brasileiro. O caso do Recife é mais dramático, uma vez que a capital está 2 metros abaixo do nível do mar, sendo uma bacia que se enche com qualquer volume de água.


Próxima Matéria
avatar Lucas Franco
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest