icone menu


5 maiores diferenças da Daenerys Targaryen nos livros e na série

POR Ana Monteiro    EM Séries e Sagas      04/08/17 às 13h39
capa do post 5 maiores diferenças da Daenerys Targaryen nos livros e na série

O nome dela é Daenerys Targaryen, a filha de Tormenta, a não queimada, mãe dos dragões, Rainha de Meeren, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, a Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos e Khaleesi dos Dothraki e primeira de seu nome... Ufa! Faltou algum dos títulos? Se você acompanha a série Game of Thrones deve admirar muito o crescimento da personagem que inicialmente foi vendida como esposa para um selvagem e atualmente tem exércitos e alianças para conquistar Westeros.

Por conta das dimensões de uma série serem bem menores que a dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R R Martin, muitos aspectos da personagem foram mudados, e até mesmo a sua trajetória até entrar na guerra pelo Trono de Ferro. Mas, se você é devoto a Casa Targaryen, aqui vão algumas das várias diferenças de Daenerys nos livros e na série.

1 - Aparência

Nos livros de George R.R. Martin, as características dos povos de Valyria, local de origem da família Targaryen, são os cabelos prateados e os olhos violetas. Então, para a série algumas adaptações foram feitas. Inicialmente, o plano dos produtores era manter os olhos roxos da personagem, mas como nenhum ser humano possui olhos nessa cor, Emilia Clarke teria que utilizar lentes de contato. O problema é que esse adereço atrapalharia um pouco o desempenho da atriz pois muito das emoções da personagem são passadas pelos olhos e as lentes bloqueavam isso. Além disso, quando Daenerys entra na pira de Khal Drogo e os dragões nascem, a personagem perde completamente seus cabelos. Não seria um grande problema para a HBO providenciar uma peruca bem curtinha assim como fizeram para Cersei na sexta temporada, mas a opção de manter os longos cabelos platinados de Daenerys foi para manter a personagem bela e atrair mais espectadores. Além disso, no começo da série ela já é uma mulher adulta enquanto nos livros tem apenas 13 anos.

2 - Casa dos Imortais

A segunda temporada de Game of Thrones se distanciou bastante dos livros em relação ao desenvolvimento de Daenerys. Em primeiro lugar: nunca houve roubo dos dragões, Doreah nunca traiu Daenerys, na verdade ela apenas morreu no deserto. Talvez essa adaptação foi para mostrar o quanto os dragões eram preciosos para sua mãe, mas eles nunca foram o motivo para a Targaryen visitar a Casa dos Imortais: ela foi porque ela quis e pronto. Durante a s visões que ela tem no local, os imortais se voltam contra ela e decidem matá-la, e nesse momento Drogon surge para salvá-la. Aliás, as visões mostradas na série e no livro são bem diferentes. No episódio da HBO, Daenerys entra numa tenda e encontra Drogo e o falecido bebê do casal, já nos livros ela tem uma série de visões do passado e do futuro (inclusive uma das visões se refere ao casamento vermelho da temporada seguinte), e a origem da profecia de que ela acenderá três fogueiras (uma pela vida, pela morte e pelo amor), terá três montarias (sexo, terror, amor), e conhecerá três traições (sangue, amor e ouro).

5 - Dorne

Se você achou Dorne muito sem graça na exibição da série, dê uma chance aos livros: os Martell são uma das famílias mais interessantes de As Crônicas de Gelo e Fogo! Enquanto na série, Ellaria Sand mata Doran Martell constrói uma aliança com Daenerys através de Varys, nos livros trazer a família Targaryen de volta a Westeros sempre foi um plano de Doran! A motivação para apoiar a causa da família valiriana foi a morte de Ellia Martell pelas mãos de Montanha, que seguia ordens da família Lannister que está no poder atualmente. A intenção dornense é tão sólida que Doran envia seu filho Quentyn Martell como um pretendente a se casar com Daenerys.

4 - Fogo

Informação importante a seguir: Targaryens não são imunes a fogo! George R R Martin já afirmou que o que aconteceu no nascimento dos dragões foi um milagre, e durante As Crônicas de Gelo e Fogo muitos outros membros da família já morreram por conta de fogo, por exemplo, Aerion Targaryen que acreditava que tomar fogo vivo o transformaria num dragão e morreu por conta disso. Além disso, membros da família morreram queimados durante a guerra conhecida como Dança dos Dragões. Na verdade, não precisamos ir muito longe: o calor do ouro derretido matou Viserys na primeira temporada. Esse fato deixou os fãs mais assíduos irritados, já que na sexta temporada a personagem faz todo um plano para matar os khals num incêndio com a plena certeza de que ela sairia ilesa. Já nos livros, mesmo durante o milagre ela perde seus cabelos, e algum tempo depois quando Drogon cospe fogo nela, ela perde seus cabelos de novo e sofre queimaduras.

5 - Khal Drogo

Por algum motivo os roteiristas de Game of Thrones criam estupros que não existem nos livros como o de Sansa e o de Cersei, com Daenerys não foi diferente. A justificativa para colocar a primeira vez de Drogo e Dany era aprofundar a temática sobre o psicológico da personagem, mas no livro é um pouco diferente: realmente, a moça está assustada com toda a situação de ter se casado e estar prestes a consumar o ato. Mas nessa parte do capítulo, narrado por ela, vemos que aos poucos isso começa a ser uma vontade dela, tanto é que ela diz "sim" e guia as mãos do khal para o seu corpo.

Qual outra mudança feita dos livros para a série você conhece? Essas adaptações tiram a graça da série, ou você acredita que elas são necessárias? Deixe sua opinião nos comentários.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+