icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 maneiras como seu celular pode salvar sua vida em situações de risco

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      17/09/14 às 23h19
capa do post 5 maneiras como seu celular pode salvar sua vida em situações de risco

Se você não for bom para se orientar o ideal é que fique longe de aventuras em florestas e lugares afastados de ajuda, certo? Apesar de todo mundo saber disso, ninguém nunca acha que o pior pode acontecer. É por isso que histórias sobre pessoas que passam dias sumidas em matas fechadas são contadas por aí com tanto entusiasmo.

Tomara que isso nunca aconteça com você, mas caso o destino seja um tantinho cruel contigo, não se desespere! Saiba que seu celular, mesmo sem sinal ou bateria carregada, pode te manter a salvo, caso se perca no mato. (clique aqui e veja algumas dicas para sobreviver perdido em uma floresta).

Veja na lista abaixo, como seu "amigo inseparável" pode te manter vivo no meio de uma selva:

1. Sinalizando sua localização

Um sinal de SOS feito no chão - com utilizando pedras, gravetos e outros materiais - caso você esteja em uma clareira, pode ser muito útil para uma equipe de buscar te encontrar com maior rapidez. Mas, se não tiver como escrever o código, use seu celular para chamar a atenção de seus salvadores!

Você só precisa apontar a tela de seus celular em direção ao sol e fazer sinal para eles com o reflexo na tela LCD. Para ter certeza de que está sinalizando na direção correta, faça um V com os dedos e coloque a tela do seu aparelho atrás. Dessa forma você vai fazer uma mira, deixando a tela entre você e os dedos, para direcionar o sentido da luz.

2. Fazendo fogo

Além de ele ajudar a manter a temperatura do corpo, o fogo ainda ajuda na proteção de animais selvagens. Então, se estiver perdido em meio a uma floresta, trate de providenciar uma fogueira antes da noite cair. Se você estiver com seu celular e tiver uma bateria, você vai se sair bem nessatarefa.

Comece juntando materiais que peguem fogo fácil, como gravetos e folhas secas. Em seguida, é só pegar um dos fios metálicos que fazem parte das peças do seu smartphone e encostar cada ponta em um polo da bateria ou da pilha. Depois disso é só esperar o fio esquentar e o colocar em contato com os materiais que formarão sua fogueira.

Mas, você não pode esquecer que é possível usar cada fio apenas uma vez. Então, mantenha o fogo aceso pelo maior tempo possível, alimentando suas chamas com folhas e galhos secos e protegendo sua fogueira do vento intenso.

3. Improvisando uma bússola

Se você estiver perdido em uma mata fechada, o ideal é que você não ande em círculos. Isso te deixaria cansado, com fome, com sede, sem contar que não te ajudaria em nada no quesito "encontrar ajuda". Com uma bússola esse trabalho de se orientar na direção certa é muito mais fácil. Então, se não andar com um instrumento desses no bolso, seu celular pode ser seu salvador mais uma vez!.

Para montar uma bússola improvisada, é preciso usar um cabo metálico do celular e o alto-falante. Então, nada de sentir dó: retire o imã do alto-falante e coloque sobre ele um dos cabos metálicos do circuito do celular.

Mas, para dar certo, você precisa esfregar o cabo no ímã para magnetizá-lo. Feito isso, é só colocar os itens sobre uma folha de árvore, e a deixar em cima de uma poça de água. Não vai demorar muito para o filete de metal apontar para o norte.

4. Facas e lanças

Esse procedimento talvez seja o mais difícil de ser feito, porque você precisar martelar seu aparelho. Mas, é um caso de vida ou morte. Então, pegue uma pedra e abra, sem dó, seu aparelho.

Para montar seus objetos cortantes, vai ser preciso usar uma das placas ou a carcaça metálica do celular. Se utilizar uma das placas, você pode usar uma uma pedra para afiar um dos lados. Depois é só prender essa sua engenhoca em um pedaço de madeira. Pode ser com um cordão ou pedaços de bambu.

Já, no caso da carcaça do celular, é preciso um pouco mais de tempo. Isso porque você vai ter que martelar os lados até que eles se dobrem totalmente, formando uma ponta afiada. Outra alternativa é tentar quebrar a carcaça, como sugerimos lá em cima.

5. Montando armadilhas

Se sua estadia se prolongar nesse ambiente hostil, saiba que você vai precisar consumir proteínas para preservar o corpo e matar a fome decentemente. Assim, por mais que você não seja um caçador experiente, vai conseguir capturar alguns animais com a ajuda de seus fones de ouvido!

Com a ajuda de alguns galhos, você precisa usar o fone para montar uma armadilha. Para ajudar nisso, você pode colher algumas frutas para usar como isca para pequenos animais, como passarinhos.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest