icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 maneiras de detectar uma mentira

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 28/08/15 às 12h50

capa do post 5 maneiras de detectar uma mentira

Existe um ditado que afirma que "uma mentira pode dar a volta ao mundo sete vezes antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças". Analisando bem essa máxima, percebe-se que nada retrata tão bem como são tratadas as "meias-verdades" na nossa sociedade.

De pequenas mentirinhas contadas por pessoas próximas até grande inverdades espalhadas em massa, o ato de mentir parece ter acompanhado a humanidade desde os primórdios dela. Podemos mentir para nos defender, para defender uma outra pessoa, ou simplesmente por pura 'malandragem'. E quando o alvo das mentiras somos nós, é quando "a coisa complica".

E foi pensando nisso que o Ultra Curioso resolveu te mostrar 5 maneiras de perceber uma mentira, formas de identificar pequenos e sutis sinais que provam que a pessoa não está sendo nada sincera com você no relato dela.

1. Mãos escondidas

Se a pessoa ficar dando toques no nariz, cobrir a boca com as mãos, escondê-las nos bolsos, nas costas ou ficar cruzando os braços enquanto relata algo, de duas uma: ou é uma pessoa muito ansiosa, ou ela está mentindo. Quando estamos sendo sinceros, tendemos a expôr as palmas das mãos para o outro. Quando mentimos, somos inclinados a nos fechar e esconder as mãos.

2. Contato visual exagerado

Muito se diz que quando alguém está mentindo, esta não consegue manter contato visual contínuo. E é por saber disso que muitos mentirosos natos ficam com o olhar fixados no seu interlocutor o tempo inteiro de forma exagerada, justamente para não passar essa impressão. Quem diz a verdade não se atém a isso, e pode muito bem desviar o olhar de forma natural e espontânea.

3. Para onde a pessoa está olhando?

Uma pessoa destra normalmente olha para cima à esquerda quando está tentando se lembrar de algo. Mas se você é canhoto e está inventando algo, seus olhos se movem para cima, no sentido da direita. Inverta a lógica para canhotos e você tem um mecanismo interessante para saber se alguém está inventando uma história ou contando a partir da memória.

4. Reação lenta e surpresa

Quando a pessoa tem uma certa demora para concordar ou negar o que você acabou de afirmar e há um atraso no movimento da cabeça, por exemplo, pode ser um claro sinal de que ela está mentindo. Outra coisa é perceber se ela fica muito surpresa se questionada em seu relato.

5. A maneira de falar

O modo como a pessoa conversa é outro fator essencial para detectar uma mentira.

Evitar responder perguntas diretas, mudando de assunto ou começando a frase com "Olha, sinceramente, bem" e etc., gaguejar, usar muitos detalhes no relato e repeti-los, e até afinar o tom de voz podem ser sinais de aquela pessoa está faltando para com a verdade.

Falar difícil demais, usando palavras rebuscadas que normalmente não aparecem no discurso daquela pessoa no cotidiano também pode ser um indício de mentira.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest