• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 maneiras incríveis usadas pelos cães para ler sua mente

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      16/09/14 às 02h03

Não é a toa que os cães são considerados os melhores amigos do homem. Eles costumam ser leais, amigáveis, protetores quando necesário e, além de tudo, conseguem ainda ler alguns pensamentos de seus donos. Bom... pelo menos é isso que indicam estudos recentes sobre cachorros de estimação.

Abaixo, na lista que preparamos, você vai conhecer 5 técnicas que vão muito além dos truques comuns ensinados, como deitar e sentar (conheça truques simples para adestrar seu cão); usadas pelos cães para entender seus donos e serem eficientes, pelo menos na medida do possível. Confira:

5. Empatia

5

A capacidade de bocejar, fortemente ligada à empatia, é uma habilidade que pertence aos humanos, primatas e... cachorros! Os cientistas ainda não entendem bem o porquê, mas há uma teoria que considera isso uma façanha da seleção natural, que beneficiou os cães para serem capazes de compreender esse comportamento de seus donos.

Mas a empatia canina com relação aos humanos são se limita a essa ação. Eles são capazes ainda de perceber quando seus donos estão felizes, tristes, preocupados ou feridos; e dão uma resposta coerente à percepção. Normalmente isso acontece abanando o rabo ou se colocando ao nosso lado. Vale lembrar que a capacidade de reconhecer emoções é relativamente rara entre os animais, mesmo entre espécies complexas.

4. Ponto de vista

4

Pesquisas realizadas em 2009, apontaram que os cachorros entendem que o que nós enxergamos é diferente do que eles enxergam. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de testes, como o que colocou um cachorro e uma pessoa em lados opostos de uma sala e, ao centro, dois brinquedos idênticos. Um dos brinquedos estava separado da pessoa por uma barreira opaca e o outro, por uma barreira transparente.

Assim, quando a pessoa pediu ao cão que levasse o objeto até ela, o animal escolheu o que a pessoa era capaz de ver, mesmo sem ela indicar qual dos dois estava pedindo. Isso se repetia a menos que a pessoa estivesse de costas, quando o cachorro escolhia o brinquedo aleatoriamente.

3. Reconhecimento de opinião

3

Não fique nervoso com seu cãozinho quando ele brigar para comer da sua comida. Não só porque ela parece mais apetitosa que ele quer se servir, mas porque você é o mestre e, sendo assim, o que você gosta deve ser realmente bom. Pelo menos é assim que funciona na cabeça dos pets. Essa influência ficou evidente em diversos estudos, em que os animais deram preferência a alimentos escolhidos por seus donos, mesmo quando havia porções maiores à disposição.

2. Apontar

2

Já parou para pensar que, ao apontar alguma coisa, o mais obvio a acontecer seria o cão olhar para o seu dedo e não para o objeto indicado? Mesmo assim cachorros conseguem entender o gesto, algo que nenhuma outra espécie, a não ser a própria espécie humana, é capaz de fazer. E olha que esse comportamento é mais vasto do que a gente imagina: da mesma forma acontece, por exemplo, quando exige que seu cão preste atenção em algo. Já percebeu que eles geralmente costumam atender à ordem?

1. Ciúmes

1

Essa é uma das descobertas mais recentes sobre os cães, embora todo mundo já desconfiasse que esses bichinhos são bastante ciumentos. Segundo estudos, se um dono tiver dois cães, por exemplo; e der mais atenção a um que ao outro, o animal que recebe menos carinho pode se tornar agressivo e estressado por ciúmes! Conforme os cientistas, isso é algo espetacular para um bicho, uma vez que sentimentos como ciúmes ou culpa exigem uma certa autoconsciência

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+