• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 maneiras que as redes sociais te manipulam e você nunca percebeu

POR Marilia Noleto    EM Curiosidades      28/04/16 às 16h02

Você consegue imaginar um mundo sem redes sociais? Parece praticamente impossível para nós, hoje em dia, vivermos sem algo que simplesmente era impensável há poucos anos atrás. Encontrar um ser humano na Terra que não tenha uma conta sequer, seja no Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat é praticamente impossível.

O acesso a estas redes foi facilitado principalmente pela popularização dos recursos de informática e mais ainda dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que se tornaram cada vez mais barato.

Existem pessoas que são completamente fanáticas pelas redes. Tem inúmeros perfis, experimentam todas que surgem e praticamente não se desgrudam do teclado: estão postando cada minuto de suas vidas. E esse fascínio é fruto das comodidades que as redes sociais proporcionam. Elas se tornaram poderosas ferramentas para a comunicação de uma forma geral.

Através delas, mantemos todos nossos amigos a par do que acontece conosco, divulgamos projetos, eventos, expressamos nossa opinião, mantemos vivos nossos círculos de amizade. Também é uma importante fonte de conhecimento e intercâmbio de ideias. Ms não é só por isso que estamos praticamente reféns das redes sociais. Elas também têm suas estratégias para manter a fidelidade de seus seguidores.

Abaixo, destacamos as 5 maneiras que as redes sociais manipulam você para não abandoná-las. Fique atento à essas estratégias. Você pode nem ter se dado conta ainda!

Elas mexem com seu ego

Likes-pile-up

Que atire a primeira pedra quem não fica se sentindo quando recebe muitos "likes" em uma foto. As redes sociais mexem diretamente com o seu ego. Já parou para pensar que até mesmo o seu humor pode ser influenciado pela redes? Isso faz com que sua autoestima passe a depender cada vez mais do feedback que o conteúdo que você posta te oferece. E dessa forma, você está sempre nas redes, marcando presença, mendigando "likes" a qualquer custo.

Estão em mudança constantemente

insta

As redes sociais estão sempre em busca de novidades para manter o interesse dos seguidores. Por isso seus desenvolvedores estão sempre em busca de novos recursos para tornar a usabilidade mais agradável. Outro detalhe é que estudos da área já chegaram à constatação que as redes têm uma espécie de "prazo de validade", o que fazem com que os usuários migrem de uma para outra. Uma tentativa de estender a longevidade é justamente manter a rede em constante evolução.

Elas fazem você se sentir acolhido

redes-sociais-1024x768

As redes sociais podem proporcionar um certo aconchego para a maioria das pessoas. Nelas, estamos sempre "próximos" das pessoas que gostamos. Sem contar que estamos sempre recheado de "amigos". E para reforçar esse sentimento, algumas redes sociais contam com algoritmos que selecionam o conteúdo que iremos visualizar ou até chegam a permitir que o próprio usuário faça estas definições. Assim, parece que todos pensam da mesma maneira e gostam das mesmas coisas. "bvio que esse acolhimento é uma ilusão, pois ele pode não se efetivar no mundo real.

Elas monitoram todas as suas informações

icon-790907_1280

"Tudo que você disser, poderá ser usado contra você". Sim, toda a informação pessoal que você disponibiliza nas redes é monitorada. O Facebook, por exemplo, registra relatórios de toda movimentação na rede. Essa informação é preciosíssima para conhecer o usuário, suas ideologias, seus gostos, hábitos de consumo e de lazer. Assim, é uma forma que as redes têm de controlar e saber o que mantém os usuários mais plugados. Mas o que é pior sobre isto: não sabemos exatamente nas mas de quem esses dados podem ir parar. Algumas corporações  estão disposta a pagar (e bem) por elas!

Elas causam dependência e mudam comportamento

touch-screen-1023967_1280

Comer uma boa refeição, sem uma foto antes no Instagram? nada feito! O show precisa ser gravado inteiro para ir para o Youtube para valer a pena. A balada precisa render vários vídeos no Snapchat. Você já tentou ficar um dia sequer off-line? Se sim, meus parabéns! Esse é um feito praticamente impossível para a maioria dos usuários. Nem que seja uma vez por dia, você para e confere o que seus contatos postaram. Não se sabe ainda o que causa este comportamento. Até agora, os estudos só puderam concluir que o uso excessivo das redes produz alterações físicas no cérebro. Elas podem nos deixar mais impulsivos, mais narcisistas, mais desatentos e menos preocupados com os sentimentos dos outros. E, de quebra, mais infelizes.

Próxima Matéria
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+