• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 mistérios da física que ainda estão sem solução

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      01/10/15 às 20h02

Como surgiu a vida na Terra? Existe vida em outros planetas? Várias perguntas sobre o universo e a humanidade continuam sendo um mistério. Mesmo com o esforço de vários cientistas ao longo dos séculos e o apoio de instituições de pesquisa, ainda há muito o que descobrir. No entanto, não podemos desconsiderar os avanços que foram alcançados nos últimos tempos.

Graças à descobertas de físicos como Albert Einstein e Peter Higgs, que explicou a existência da massa nas partículas elementares, a compreensão das coisas evoluiu bastante. Mesmo assim, ainda precisamos de muitas respostas, principalmente para as velhas questões que você confere a seguir:

1 - O que é energia escura?

nergia

Você já ouviu a teoria de que o universo está em expansão? Alguns cientistas acreditam que o espaço-tempo está se expandindo, de maneira a aumentar o espaço existente entre as galáxias. A força responsável por essa expansão é a energia escura, que compõe mais de 60% do universo. O grande problema é que os cientistas ainda não sabem o que ela é.

2 - O que é matéria escura?

mate

Também conhecida como matéria negra, esse tipo de matéria foi descoberta apenas em 1930, por
Fritz Zwicky. Ela está presente em 26,8% da densidade de energia do universo, outros 68,3% são energia escura e 4,9% matéria bariônica. A matéria negra não interage com a matéria comum e nem com ele mesma, ou seja ela não absorve e nem emite luz. Ainda não se sabe o que compõe essa matéria, mas alguns pesquisadores acreditam que ela é constituída por partículas que interagem de maneira branda.

3 - Por que a entropia era baixa no passado?

entropy

De maneira resumida, o tempo progride por causa de uma propriedade chamada entropia, que é ligada ao nível de desordem do sistema termodinâmico. A entropia atualmente é bem maior que a do passado, já que existem mais arranjos desordenados de partículas do que ordenados e conforme há mudanças, a tendência é desordenar. Esse fenômeno já foi entendido pelos pesquisadores, mas ainda resta uma pergunta: por que a entropia era menor no passado?

4 - Existem universos paralelos?

burc

Será que o nosso universo é apenas um entre vários outros? A teoria de que existem realidades paralelas é a base da mecânica quântica. De acordo com as leis desse seguimento da física, há um número limitado de possibilidades de configurações de partículas em cada universo, dessa maneira as configurações se repetem. Sendo assim, existem universos em que acontecem as mesmas situações que ocorrem no nosso, mas com as possibilidades que não aconteceram aqui. Por exemplo, Hitler ganhando a Segunda Guerra.

5 - Por que existe mais matéria do que antimatéria?

bigb

Assim como existe a matéria, também existe o oposto dela, a antimatéria, que é composta por antipartículas. Quando elas se confrontam, acabam se anulando, liberando energia. De acordo com a teoria do Big Bang, inicialmente havia a mesma quantidade de  matéria e de antimatéria, no entanto houve alguma produção a mais de matéria, por um motivo desconhecido, que permitiu que estivéssemos aqui hoje. A grande questão é: Por que existiu mais matéria do que antimatéria?

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+