icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 multinacionais que controlam o mundo e dominam a sua vida

POR Rafael Miranda EM Curiosidades 27/10/15 às 15h22

capa do post 5 multinacionais que controlam o mundo e dominam a sua vida

Oligopólio é uma forma comum de mercado em que uma série de empresas estão em concorrência restrita. Em algumas situações, as empresas podem empregar práticas comerciais restritivas para aumentar os preços e restringir a produção da mesma maneira como um monopólio. Onde há um acordo formal para tal ação, isso é conhecido como um cartel. Um exemplo de cartel é a OPEP, que tem uma profunda influência sobre o preço internacional do petróleo.

As empresas muitas vezes são coniventes com os oligopólios em uma tentativa de estabilizar os mercados instáveis, de modo a reduzir os riscos inerentes desses mercados de investimento e desenvolvimento de produtos. Há restrições legais para organização de oligopólio na maioria dos países.

Em outras situações, a concorrência entre os vendedores em um oligopólio pode ser feroz, com preços relativamente baixos e alta produção. Isto poderia levar a um resultado eficiente, se aproximando da concorrência perfeita. A competição em um oligopólio pode ser maior quando há mais empresas em uma indústria.

Conheça a seguir as grandes empresas que fazem parte da sua vida e você não sabia:

Luxottica

Existem centenas de marcas de óculos de sol que uma pessoa pode escolher. Oakley, Ray-Ban, Revo, Vogue, DKNY e tantos outros são extremamente populares mundo afora. Entretanto, todas essas marcas e uma uma centena de outras, são manufaturadas pela mesma empresa: A Luxottica. Desde 1980, essa empresa compra as principais marcas de óculos de todo o planeta. Além disso, ela fecha centenas de contratos de fabricação de óculos com diversas outras empresas que não caem diretamente nas mãos da poderosa multinacional.

Monsanto

Cinco empresas controlam 90% do comércio mundial de grãos. O dado veio de uma pesquisa do Fórum Social Mundial. Seis empresas controlam 75% do mercado global de pesticidas, entre elas a Monsanto. A Monsanto junto com a Cargill, Nestlé e Wal-Mart dominam as cadeias de suprimento de alimentos e produtos agrícolas em todo o planeta. Elas atuam desde a produção de sementes até as prateleiras dos supermercados.

Quanta

Os componentes dos Macs e dos PCs são feitos pela Quanta. Aproximadamente 33% de todos os laptops do mundo tem peças da Quanta. Isso inclui poderosas fabricantes como ACER, Alienware, Apple Inc., Cisco, Compaq, Dell, Fujitsu, Gateway, Gericom, Hewlett-Packard, Lenovo, Maxdata, MPC computadores, Sharp Corporation, Siemens AG, Sony, Sun Microsystems e Toshiba.

Max Martin e o domínio da música pop

Max Martin é o maior produtor de músicas do segmento pop. Ele produziu sucessos como: "Baby One More Time", "Hold It Against Me" (Britney Spears), "Since U Been Gone" (Kelly Clarkson), "What The Hell" (Avril Lavigne), "I Kissed a Girl", "Hot N Cold", "Teenage Dream", "California Girls", "Last Friday Night", "E.T." (Katy Perry), "I Knew You Were Trouble", "22", "We Are Never Ever Getting Back Together", "Shake It Off", "Blank Space", "Bad Blood" (Taylor Swift) e "Love Me like You Do" (Ellie Goulding). Desde a década de 90, suas músicas estão no topo dos ranking das músicas mais escutadas e baixadas.

AB InBev

É a gigante da indústria das bebidas. A empresa é dona de mais de duzentas marcas de bebidas como Budweiser, Corona, Stella Artois, Beck's, Leffe, Hoegaarden, Skol, Brahma e Antarctica no Brasil.


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest