icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 origens curiosas de ícones da cultura pop

POR A redação    EM Entretenimento      03/11/15 às 17h24
capa do post 5 origens curiosas de ícones da cultura pop

Será que você é uma daquelas pessoas completamente ligadas no significado das coisas? É daquele tipo de gente que realmente honra o nome desse site e se considera um verdadeiro e legítimo "Ultra Curioso"? Então essa matéria é destinada à você.

Afinal, estaremos de cultura pop, de modo geral, mais especificamente de suas origens. E a gente garante, você vai se surpreender muito, principalmente com o último item de nossa lista. Ou você acha que a origem para o personagem do "Incrível Hulk", é oriunda de uma viagem do criador que simplesmente quis criar o homem mais forte do mundo?

Então prepare o cursor do seu mouse, ou arraste esse dedo pra baixo, se estiver usando seu celular e se liga ai nas explicações:

1- Sabe quando um produto é criado para uma função bem específica?

Foi o que aconteceu com o Nabisco Graham Crackers que foi elaborado com uma funcionalidade um tanto quanto exótica! Sylvester Graham foi um ministro do século XIX, que era estritamente vegano, ou seja, não se alimentava de absolutamente nada de origem animal.

Ele acreditava que os alimentos animais eram processados e criados pela luxúria do corpo, o que o fez adoecer e morrer, pela falta devida de nutrientes básicos para sua saúde. Ele também era contra se masturbar e dizia que isso causava a insanidade. Visando combater seus impulsos libidinosos ele criou os biscoitos Nabisco Graham, feitos de farinhas branca, canela e açúcar.

2- E quando uma data tem uma funcionalidade diferente para a qual ela foi designada inicialmente?

Esse é o caso do "Dia das Mães" que foi criado por Anna Jarvis, que buscava um feriado para homenagear sua mãe morta em 1905. Durante muitos anos ela fez lobby para que o Dia das Mães fosse um feriado nacional e imaginou um dia escrever uma carta para expressar seu amor sincero e incondicional a sua matriarca.

Acontece que Woodrow Wilson, no ano de 1914, fez com que o dia de homenagear as mamães se tornasse um feriado. Mas o que gerou uma sensação agridoce à Jarvis, já que as pessoas exploraram a data como um evento comercial, ao invés do intuito original de celebrar a vida de quem nos pôs ao mundo. Será que isso tem a ver com o que vivemos atualmente em datas comemorativas?

3- Ao contrário do que muitos pensam, as origens de "Alice no País das Maravilhas" é mais normal do que se imaginava

Esqueça tudo que você eventualmente tenha ouvido falar de Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas". Nada de drogas nem produtos ilícitos, pois isso não foi verdade. O nome real do escritor era Charles Ludwidge Dodson e durante suas longas viagens de barco à remo através do Rio Tamisa.

4- O biquíni é mais um exemplo de símbolo da cultura pop que teve uma origem curiosa

Acredite! O design do famoso acessório feminino chamado biquíno, foi responsabilidade de dois caras. Cada um simplesmente tentando superar o outro. Em 1946, Jacques Heim, revelou o seu modelo com o nome de "Atome", chamando-o de "menor maiô do mundo". Pouco depois Louis Réard introduziu o nome "Bikini" e pronunciou que o seu exemplar era "menor que o menor maiô". O que o fez vencedor do desafio ao final da história, por um "umbigo" de diferença.

5- Por último e não menos importante, eis que temos um personagem da Marvel, com origens bem destoantes

Mais um grandioso ícone pop que tem uma concepção inicial completamente diferente da qual lhe foi designado ao longo dos anos, é o "Incrível Hulk". O que quase ninguém sabia é que a montanha humana de músculos, foi criado inspirado no caso real de uma mulher que desesperada levantou um carro com as próprias mãos.

De acordo com Jack Kirby, criador do herói, a inspiração foi essa. Ele acompanhou o testemunho dessa mulher que levantou a traseira de um carro, para salvar a vida de seu filho que ficou preso diante daquele emaranhado de metal. Kirby viu que essa seria a essência de seu novo personagem!

Você sabia de algum desses casos? Gostaria de acrescentar algum outro?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest