icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 países que poderiam ganhar uma III Guerra Mundial

POR Lucas Franco EM Curiosidades 14/10/15 às 22h12

capa do post 5 países que poderiam ganhar uma III Guerra Mundial

70 anos já se passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse meio tempo, a tecnologia avançou dramaticamente, os equilíbrios de poder mudaram e o método de guerra baseado em trincheiras e baionetas se tornou totalmente obsoleto. Isto tudo dá origem a uma pergunta hipotética: quem está mais bem colocado a triunfar no caso de uma Terceira Guerra Mundial irromper?

Bom, a forma como guerras são travadas mudou drasticamente desde a Segunda Guerra Mundial. Ogivas nucleares tornaram-se mais proeminentes, aeronaves ficaram mais sofisticadas e a capacidade destrutiva de qualquer país só cresceu desde então. Como não há uma maneira exata de prever o vencedor de uma batalha de tamanha proporção, o pessoal do The Richest abordou os dados de forma quantificável, tendo em conta a força militar de cada país. Utilizando as mais recentes estatísticas disponíveis, os critérios em que cada nação foi avaliada é o seguinte:

Força militar: Todas as tropas em atividade e de reserva.
Força total da Marinha: Número de unidades da Marinha.
Força total da Força Aérea: Número de aeronaves.
Tanques: Número de tanques.
Tendência de gastos militares: Gastos militares (em dólar) e o quanto ele representa em comparação com o PIB do país.
Contagem de armas nucleares: Dados sobre armas nucleares, sejam elas desarmadas, estocadas ou ativas, além da capacidade (ou não) do país de construir mais.
Veredito: Um resumo das perspectivas do país e todos os fatores externos que possam significar uma possível vantagem para ele.

5 - Índia

Força militar: 1.325.00 homens em atividade; 2.143.000 de reserva
Força total da Marinha: 202 unidades navais, incluindo 2 porta-aviões, 15  fragatas, 9 destróieres e 15 submarinos.
Força total da Força Aérea: 1.905 aeronaves, que inclui 629 caças e 584 helicópteros.
Tanques: 6.464
Tendência de gastos militares: Aproximadamente U$50 bilhões (2,4% do PIB), classificando o país como o sétimo que mais gasta neste setor. Os números devem aumentar nas próximas décadas.
Contagem de armas nucleares: Cerca de 110 ogivas nucleares armazenadas, desenvolvidas fora do Tratado de Não-Proliferação.
Veredito: Com uma economia em constante crescimento, a Índia está incluída no grupo de países que podem oferecer alguma ameaça para potências maiores num futuro próximo. Com um poder de destruição bruto tão poderoso à sua disposição e planos para aumentar seus gastos militares, há bastante potencial para a Índia se tornar uma superpotência militar um dia.

4 - Reino Unido

Força militar: 146.980 homens em atividade; 182.000 de reserva
Força total da Marinha: 66 unidades navais, incluindo 1 porta-aviões, 13 fragatas, 6 destróieres e 10 submarinos.
Força total da Força Aérea: 936 aeronaves, que inclui 89 caças e 402 helicópteros.
Tanques: 407
Tendência de gastos militares: Aproximadamente U$60.5 bilhões (2,2% do PIB), classificando o país como o quarto que mais gasta neste setor.
Contagem de armas nucleares: Cerca de 215 ogivas nucleares armazenadas.
Veredito: O Reino Unido pode não dispor de muito pessoal ou veículos militares, mas se torna poderoso graças à sua localização geográfica extremamente favorável. O fato de estar situado em uma ilha torna difícil para qualquer força ofensiva atacar suas terras de forma eficaz sem sofrer perdas consideráveis. Além disto, a economia relativamente forte permite uma margem maior de manobras para gastos militares adicionais, caso necessário. O Reino Unido não é a nação mais ofensiva se comparada ao seus vizinhos, mas certamente está entre as mais protegidas do mundo.

3 - China

Força militar: 2.333.000 homens em atividade; 2.300.000 de reserva
Força total da Marinha: 673 unidades navais, incluindo 1 porta-aviões, 47 fragatas, 25 destróieres e 67 submarinos.
Força total da Força Aérea: 2.860 aeronaves, que inclui 1.066 caças e 908 helicópteros.
Tanques: 9.150
Tendência de gastos militares: Aproximadamente U$216 bilhões (2,1% do PIB), confortavelmente o segundo maior orçamento militar do mundo.
Contagem de armas nucleares: Cerca de 260 armas nucleares armazenadas. A china tem o quarto maior arsenal nucelar do mundo, mas está aumentando-o em um ritmo mais lento que seus rivais.
Veredito: Em termos de mão de obra, a China bate todas as outras nações do mundo com facilidade. O problema é que o país ainda tem muito o que fazer em termos de avanços tecnológicos, embora já tenha iniciado grandes avanços na modernização de seus militares. Sua atual situação econômica também conta um pouco contra, mas não há dúvidas de que a nação vai se recuperar.

2 - Rússia

Força militar: 766.055 homens em atividade; 2.485.000 de reserva
Força total da Marinha: 352 unidades navais, incluindo 1 porta-aviões, 4 fragatas, 12 destróieres e 55 submarinos.
Força total da Força Aérea: 3.429 aeronaves, que inclui 769 caças e 1.120 helicópteros.
Tanques: 15.398
Tendência de gastos militares: Aproximadamente U$84 bilhões (4,5% do PIB). Espera-se que os gastos com defesa vão crescer consideravelmente nos próximos anos.
Contagem de armas nucleares: Cerca de 3.200 armas nucleares desativadas, 4.500 armazenadas e 1.582 desdobradas. A Rússia tem o maior arsenal nuclear de todo o mundo e tem planos para investir pesado em sua modernização.
Veredito: Só para começar, a Rússia controla boa parte do petróleo do mundo, o que significa uma posição logística considerável sobre seus rivais mais próximos. Apesar de ter um orçamento em defesa consideravelmente menor do que outros países da região (por enquanto), a Rússia possui o segundo poder militar mais forte do mundo. Detentora da maior frota de tanques do planeta, a segunda maior frota de aeronaves e a terceira Marinha mais poderosa, não restam dúvidas do seu poder destrutivo - para não citar o arsenal nuclear.

1 - Estados Unidos

Força militar: Cerca de 2,5 milhões (1,4 em atividade e 1,1 de reserva)
Força total da Marinha: 473 unidades navais, incluindo 20 porta-aviões, 10 fragatas, 62 destróieres e 72 submarinos.
Força total da Força Aérea: 13.892 aeronaves, que inclui 2.207 caças e 6.196 helicópteros.
Tanques: 8.848
Tendência de gastos militares: Com um orçamento de aproximadamente U$600 bilhões (3,5% do PIB), o país gasta mais que todos os outros juntos neste setor.
Contagem de armas nucleares: Cerca de 2.340 armas nucleares desativadas, 4.717 armazenadas e 1.597 desdobradas.
Veredito: Ainda que os Estados Unidos também estejam passando por problemas, eles ainda têm, de longe, o maior orçamento em defesa e ataques ofensivos do mundo, além de inúmeras tecnologias de ponta nas mãos, os militares mais bem treinados e um arsenal nuclear poderoso. Não é difícil ver porque o país seria o favorito para ganhar mais uma guerra.

Fonte: The Richest


Próxima Matéria
avatar Lucas Franco
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest