• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 personagens de livros que ficaram bem diferentes nos filmes

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      29/06/17 às 18h28

Ler é uma das atividades mais prazerosas que existe. Seja um anúncio, um folheto, um cardápio de restaurante. Conseguir entender esses códigos que estão por todos os lados é uma sensação bem satisfatória. Muitas pessoas também tem o hábito de ler para se divertir, se entreter e, mesmo relaxar, um costume muito antigo, inclusive. Se pararmos para analisar, a literatura é uma das artes mais antigas do mundo, tendo sua existência datada muito antes de Cristo. Em contrapartida, podemos considerar o cinema uma área aetítica muito nova, afinal, ele foi criado apenas no final do século XIX. Quando ele surgiu, alguns chegaram acreditar que ele acabaria com a leitura porque as pessoas irão preferir ver uma história a ler. Mal elas sabiam que os dois andariam lado a lado.

Sendo uma arte mais recente, foi natural o cinema se virar para a literatura em busca de inspiração e foi dessa forma que a adaptação cinematográfica começou. Odiada por uns, mas compreendida por outros, ela está entre nós desde então e não demonstra sinais de parar, até porque, algumas das maiores e mais lucrativas franquias de filmes são baseados em livros. Acontece que, às vezes por dificuldade na maquiagem, efeitos, escolha de elenco e mesmo outras decições de produção, ao serem adaptados, muitos personagens ficam bastante diferentes de suas descrições na história literária.

Nesse caso, selecionamos alguns personagens famosos que tiveram sua aparência modificada ao serem retratados no cinema.

1 - Frodo Bolseiro (O Senhor dos Anéis)

A descrição que Gandalf fez de Frodo indicava um rapaz mais alto e forte do que a maioria, algo como um hobbit robusto e com bochechas rosadas. Nessa parte Elijah Wood até se encaixa, faltou apenas o cabelo loiro trançado e os olhos verdes ao invés de azul.

2 - Dorian Gray (Dorian Gray)

Esse é um personagem amaldiçoado e não apenas na história. Com várias adaptações já realizadas, acertar suas características é muito difícil. O garoto eternamente jovem e lindo. Oscar Wilde o descreve quase como um anjo: uma pele pálida, cabelos bem loiros e olhos tão azuis quanto o céu.

3 - Heathcliff (Morro dos Ventos Uivantes)

Charlotte Brontë, em seu clássico Morro dos Ventos Uivantes, descreve Heathcliff muito diferente de Ralph Fiennes. Os outros personagens chegam a acreditar que ele poderia descender dos ciganos, tanto por suas atitudes quanto por sua cor.

4 - Ellis Boyd "Red" Redding (Um Sonho de Liberdade)

Junto com Heathcliff, esta é a diferença mais alarmante da lista. Para começar, o personagem no livro era irlandês, branco, com sardas e de olhos claros. Enfim, totalmente diferente do retratado em tela. No entanto, fato é que, o todo poderoso Morgan Freeman fez um trabalho tão brilhante (para variar) que é impossível imaginar qualquer outro ser humano fazendo o papel de Red.

5 - Sherlock (Idem)

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso do planeta (ou seria o Batman?!), seja na literatura ou no cinema ele se tornou uma referência no área do método dedutivo. Aqui, pegamos a série da BBC no lugar de qualquer filme. Originalmente, o personagem tem o queixo mais pontudo e nariz levemente achatado. Apesar disso, Benedict Cumberbatch caiu como uma luva para o papel.

Gostou da lista? O que achou das comparações? Que outros personagens você lembra que mudaram muito na adaptação cinematográfica? Compartilhe sua opinião com a gente.

Próxima Matéria
Via   Recreoviral  
Imagens Recreoviral
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+