• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 plantas brasileiras extremamente tóxicas

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      06/09/14 às 18h23

Se você já assistiu ao filme "Na natureza selvagem", sabe que tentar viver na selva com apenas ilustrações sobre plantas não é o suficiente para garantir sua segurança. Para pessoas que não têm costume com a botânica, é bem fácil confundir pequenos detalhes, que podem ser mortais para seu organismo. Por isso, trazemos pra você uma lista com algumas das plantas comuns que você nunca, jamais, por motivo algum deve ingerir:

Dieffenbachia picta Schott

DCF 1.0

Também chamada de "comigo ninguém pode" e "cana de mudo", essa planta tem cristais de oxalato de cálcio, substância que provoca reação negativa no nosso corpo, causando inflamações das mucosas da boca, garganta e faringe, impedindo a fala e até a respiração, dependendo da quantidade. É preciso fazer lavagem intestinal em caso de envenenamento, e leite e óleo de oliva ajudam em caso de emergência.

Abrus precatorius L.

Precatory-Pea

O vegetal conhecido como Jequiriti tem abrina, que provoca coagulação sanguínea, o que pode levar a uma morte bastante rápida. É a "planta proibida" do filme Lagoa Azul.

Jatropha curcas L.

Jatropha-curcas

Conhecido como "pinhão-de-purga", essa planta tem ricina em suas sementes, que é altamente venenosa. Apesar de ser incomum na cidade, essa praga vegetal é bastante comum em plantações e zonas rurais.

Ricinus communis L.

maxresdefault

Dê uma olhada no nome científico da mamona: ele entrega a ricina que há em suas sementes,  que, como no exemplo anterior, podem matar com coagulação sanguínea. Pode causar vômitos e diarreia e até morte com apenas 2 sementes.

Manihot utilissima Pohl

Mandioca2

A mandioca-brava, conhecida, temida e comentada. O preparo irregular desse tipo de mandioca pode levar a linamarina a quem se alimenta dela, o que causa asfixia e convulsões. Se for cozinhada por tempo suficiente, a substância se torna inofensiva - portanto, não tenha pressa ao fazer uma dessas!

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+