• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 problemas com o Coringa que poucos fãs gostam de admitir

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      12/06/17 às 15h28

Na mitologia do universo Batman, o Coringa é um de seus vilões mais antigos. Com mais de setenta anos de existência, o personagem já passou por várias mentes criativas, sendo recriado e reinventado de uma maneira mais insana que a outra. No entanto, depois de tanto tempo, o personagem possui alguns furos que incomodam certa parcela de leitores.

Alguns fãs, talvez a maioria, são tão aficionados pelo personagem que se recusam a aceitar alguns problemas que surgiram ao longo de sua trajetória. Selecionamos alguns pontos que, desde sua criação até hoje, se revelaram um tanto quanto mal resolvidos.

1 - Origem quase inexistente

De um lado, temos para Bruce Wayne quase uma centena de histórias de origem, cada uma mais famosa que a outra e bem definida. Por outro lado, há o Coringa, o Palhaço do Crime que não possui um passado. Quem chegou mais perto de conceder uma origem ao personagem foi Alan Moore e Brian Bolland em Piada Mortal, na qual mostra o personagem como um homem comum que, por desespero em tentar ajudar a família, aceita um negócio perigoso e acaba sofrendo um acidente, o que faz com que ele se transforme completamente do homem bom que era para o maníaco psicopata que todos conhecem.

2 - Ele é uma enganação

Coulrofobia é a palavra usada na psiquiatria para intitular a fobia por palhaços, algo sofrido por diversas pessoas e que está presente na sociedade há muito tempo. Quando Coringa surgiu nos quadrinhos, de uma certa forma, ele era novidade, no entanto, poucos lembram da verdadeira inspiração para sua origem. Para começar, o crédito para a criação do personagem é disputado entre o famoso Bob Kane e o co-criador Jerry Robinson, que reivindica a maior responsabilidade, embora ele ainda admita a contribuição de Bill Finger para muitas partes significativas. De qualquer forma, fato é que o personagem foi claramente inspirado em Gwynplaine - um homem com o rosto desfigurado, com um sorriso aterrorizante na face. Gwynplaine vem do filme O Homem que Ri de 1928, que por sua vez foi inspirado no conto homônimo do clássico autor Victor Hugo.

3 - Sua suposta paixão por Batman

Um conceito há muito tempo difundido: a ideia de que um não pode existir sem o outro. Romantizar a obsessão do vilão em tornar a vida do herói um inferno, não faz o menor sentido. Ou os roteiristas têm problemas em desenvolver a relação de bem e mal na história, ou algumas pessoas seriamente precisam rever seus conceitos de paixão. Defender que Coringa faz todas as suas atrocidades porque é apaixonado por Batman é o mesmo que defender o suposto amor do Palhaço por Arlequina, o qual também não existe. Coringa é o tipo de personagem que não consegue amar nada e nem ninguém, ele simplesmente não é capaz de nutrir tal sentimento por nenhuma outra espécie viva.

4 - Ele é mal por ter problemas mentais

Claro, muitos acreditam nisso, tanto que, todas as vezes que Coringa é preso pela justiça, ele é encaminhado ao Asilo Arkham. No entanto, essa parece ser uma justificativa preguiçosa para as atrocidades cometidas por ele. Uma pessoa, necessariamente, precisa ter algum desequilíbrio mental para cometer diversos crimes atrozes? Talvez, o Coringa seja mal por natureza. Culpar alguma doença por sua maldade é uma saída indigna para o personagem. Como ele não possui história de origem, portanto, não há que impeça essa alternativa.

5 - O melhor vilão de Batman

Batman tem uma galeria de vilões para mantê-lo bem ocupado por umas três encarnações. A lista é variada e há de tudo um pouco, mesmo assim, as pessoas insistem em proclamar o Coringa como o melhor entre todos. Com a deslumbrante diversidade e vasta ideias que abrangem seus inimigos, o Batman tem melhores opções. Talvez por causa de sua fama, ele é um personagem que constantemente retorna às histórias, o que deixa complicado diminuir a ideia de que Coringa seja o melhor vilão, por outro lado, a aparição maçante aos arcos de Batman, faz com que o antagonista se torne apenas mais do mesmo.

Concorda com a lista? Você acredita que o Cotinga realmente é o melhor entre os vilões do Batman ou ele é muito superestimado como personagem? Vale lembrar de que, seja qual for sua opinião, não há necessidade para ofensas e desrespeito. Nossa intenção é apenas instigar debates saudáveis entre mentes curiosas.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+