• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 problemas que ocorreram com a chegada da lama do Rio Doce no mar

POR Victor Prado    EM Mundo Animal      26/11/15 às 16h43

No dia 5 de novembro deste ano, o maior desastre natural já ocorrido no Brasil aconteceu no distrito Bento Rodrigues, MG. Duas barragens, cujo os donos são a Vale e a mineradora BHP, romperam causando uma tsunami de lama que passou pelo distritoe e chegou ao Rio Doce.

A catástrofe, que muitos pensaram que foi apenas na cidade, vai muito além. O Rio Doce que é o sustento de muitas famílias na região, seja em forma de pesca, seja como meio de locomoção, foi totalmente destruído e pode levar mais que uma década para voltar ao normal.

Todos esses dejetos, que estão sendo carregados pelo rio, estão indo para o mar e com isso vemos que, a catástrofe esta muito longe de acabar. Em Linhares as barragens foram aumentadas sob ordem da prefeitura, porém a lama ja chegou ao mar. O Fatos Desconhecidos separou 5 problemas que essa lama vai ocasionar chegando no mar.

1-Desaparecimento das algas

Algas4

A lama do rio chegou ao mar e pode se estender em área de tamanho continental. Por ter muitos dejetos, a água torna se muito turva impedindo que a luz chegue até as partes mais baixas do oceano ocasionando que as algas não possam se fazer a fotossíntese. O ecossistema marinho é muito mais frágil que o ecossistema terrestres ocasionando assim, uma maior necessidade da luz, podendo ocorrer assim o total desaparecimento dessas algas na região onde a lama desaguar.

2-Extinção de animais

Tartaruga

Uma grande maioria dos animais marinhos são herbívoros e com o desaparecimentos das algas, ocorrerá um baixa nos alimentos desses animais e assim o desparecimento de alguns deles. Um das principais espécies que pode sofrer com esse problema é a tartaruga-de-couro, que depende quase que unicamente da das algas para se alimentar.

3-Aquecimento global

lama-chegano-na-foz

Outro problema que a extinção das algas pode causar é o aumento do aquecimento global. As algas que estão presentes onde o rio deságua, são responsáveis pela retenção de gás carbônico que causa o aumento do efeito estufa. Com menos gás sendo retido pelas algas, teremos mais circulando aumentando assim o efeito do aquecimento global.

4-Ecossistema abalado

M1

Não é só as tartarugas e as algas que sofreram com esse problema, todo o ecossistema será abalado. O ecossistema é totalmente dependente um do outro ser vivo, assim acabando com toda uma espécie em determinado lugar pode ocorrer tal desequilíbrio de proporções enormes.

5-Tamanho da área afetada

2015-11-23T172019Z_1465584593_GF20000071090_RTRMADP_3_BRAZIL-DAMBURST-ENVIRONMENT

De acordo com biólogo Ruschi o estrago da chegada da lama ao mar pode ocorrer em uma área de 250.000 km² que pode ser comparada ao tamanho do Pantanal. Uma área tão grande pode levar décadas para voltar a normalidade e em alguns casos sendo até irreversível .

E você, está surpreso com todo o estrago ambiental causado pela rompimento das barreiras? Como acham que a empresa deveria ser punida por deixar acontecer tal catástrofe? Responde ai nos comentários.

Próxima Matéria
Via   bbc     Folha     g1  
Victor Prado
Passa na zoeira que aqui não tem limites, gold elohell no lolzin, minha playlist do Spotify destruiria sua vida social, de David Bowie a Vai Embrazando de Pokémon a Game of Thrones aqui é Vitão eclético. Homão da Porra. Instagram: victorh.prado
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+