icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 quebra-cabeças para exercitar seu cérebro

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      19/01/17 às 18h05
capa do post 5 quebra-cabeças para exercitar seu cérebro

Assim como é preciso exercitar o corpo para ficarmos sempre em forma, o mesmo acontece com o cérebro. Ler, escrever, ouvir músicas, resolver quebra-cabeças (sudoku, palavras-cruzadas, resolver enigmas, etc.) são atividades excelentes para deixar seu cérebro sempre "afiado".

Muitas vezes, esses quebra-cabeças são divertidos e muito mais fáceis de serem resolvidos do que você imagina. Além disso, não tendem a ocupar muito tempo, uma pequena pausa, enquanto você toma um café, é o suficiente para resolvê-los.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

E, foi pensando nisso que a nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos esses 5 quebra-cabeças para que você possa exercitar seu cérebro. Confira:

1 - O enigma do chapéu

Imagine 4 criminosos alinhados em uma escada, cada um está em um degrau. Todos estão voltados para a mesma direção. Entre o homem 3  e 4 existe uma parede. Assim, o homem 1  consegue enxergar os homens 2 e 3. O homem 2 consegue ver o homem 3. O homem 3 vê ninguém. O homem 4, também, vê ninguém.

Os criminosos estão usando chapéus, o 1 está com chapéu preto. O 2 está com chapéu branco. O 3 está com chapéu preto. O 4 está com chapéu branco. Eles são informados que há dois chapéus brancos e dois pretos. Inicialmente eles não sabem que cor estão usando.

Então, é pedido que eles gritem qual a cor do chapéu que estão usando, assim que tiverem certeza. Porém, eles não estão autorizados a girar ou se mover. Nem tem permissão de conversar entre si. Nem podem tirar os chapéus. Sabendo disso, quem foi a primeira pessoa a gritar e por quê?

2 - Dificuldade na estrada

Ao trocar um pneu, um motorista deixou todas as 4 porcas caírem no esgoto. Ele fez de tudo para conseguir recuperá-las, mas não teve sucesso. Enquanto pensava sobre ter que passar horas na estrada quando, de repente, um menino passou por ali e tentou ajudar o homem a resolver o problema.

Então, de acordo com os conselhos do menino, o homem recolocou o pneu com sucesso e dirigiu até a oficina mais próxima, sem problemas. Qual foi o conselho que o menino deu ao motorista?

3 - O presente da bruxa

Era uma vez, um príncipe encantado que há muito procurava sua noiva. O verão já tinha terminado quando ele chegou em uma cabana, na qual morava uma velha bruxa. O viajante, cansado, perguntou se ela podia lhe conceder um lugar para passar a noite.

A bruxa calorosamente o recebeu, lhe oferecendo banho, comida, bebida e um lugar para dormir. Na manhã seguinte, quando o príncipe se preparava para continuar sua viagem, a bruxa lhe entregou um presente dizendo:

"Chegará um momento em que você encontrará em seu caminho um largo rio sem ponte. A única maneira de atravessar é nadando para o outro lado. Essa túnica encantada irá te ajudar e não vai deixar que você se afogue."

Então, ele continuou sua jornada. Haviam se passado 100 dias e noites até que ele encontrou o rio sobre o qual a bruxa lhe falara. Mas, no final, ele não precisou usar a túnica para atravessá-lo.

Você consegue adivinhar o por quê?

4 - O mistério das coelheiras

Um fazendeiro mantém, em seu quintal, coelhos em três grandes coelheiras enfileiradas. Cada uma delas é pintada de uma cor diferente - vermelho, amarelo e verde. Até pouco tempo, o número de coelhos da coelheira verde era duas vezes maior do que o número de coelhos na coelheira amarela.

Então, um dia, o fazendeiro tirou 5 coelhos da coelheira do lado esquerdo e os deu à escola de animais da região. Além disso, ele também pegou metade dos coelhos que ficavam na coelheira do lado esquerdo e os colocou na coelheira vermelha.

Será que você consegue adivinhar de que cor é a coelheira do lado esquerdo?

5 - Identificar o culpado

Tarde da noite, um carro atropelou um pedestre em uma rua estreita e foi embora sem parar. Um policial que viu o veículo saindo da cena do acidente relatou que ele se movia em alta velocidade. O acidente foi testemunhado por 6 espectadores, que forneceram as seguintes, e conflitantes, informações:

a) O carro era azul e um homem o dirigia.

b) O carro estava em alta velocidade e os faróis apagados.

c) O carro tinha placa e não corria tanto.

d) Era um Toyota e seus faróis estavam apagados.

e) O carro não tinha placa e quem dirigia era uma mulher.

f) Era um Ford cinza.

Quando o carro e seu motorista foram apreendidos, descobriu-se que apenas uma das seis testemunhas deu informação correta. Cada um dos outros disse algo falso.

Mantendo isso em mente, você consegue determinar: Qual era a marca do carro? De que cor era o carro? Estava correndo ou indo devagar? Tinha placa? Os faróis estavam acesos? O motorista era homem ou mulher?

*Só mais uma pergunta: o que todas as pessoas da Terra fazem simultaneamente?

Respostas:

1 - O primeiro a gritar, depois de algum tempo, será o número dois. Porque: o homem 3 e 4 não podem ver os outros chapéus. O homem 1 vê um chapéu branco e um preto e sabe que seu chapéu pode ser de qualquer uma das duas cores. Já o homem 2 vê um chapéu preto, mas se ele também está usando um chapéu preto, seria óbvio para o homem 1 que este estaria usando um chapéu branco. Então, já que o homem 1 não gritou, o 2 concluiu que ele mesmo está usando um chapéu branco.

2 - Simples, o menino disse ao motorista que tirasse uma porca de cada uma das outras 3 rodas e os usasse para fixar o quarto pneu.

3 - Bem, quando o príncipe encontrou com a bruxa, o verão já tinha acabado. Assim, quando ele chegou ao rio, era inverno, o que quer dizer que a água estava congelada.

4 - Amarela. No início da história o número de coelhos na coelheira verde era duas vezes maior do que os da coelheira amarela. Isso significa que o número de coelhos na coelheira verde era par. Depois que o fazendeiro tirou 5 coelhos da coelheira da esquerda, o número de coelhos que permaneceram lá também se tornou um número par (isso é comprovado pelo fato de que foi divisível por dois). Portanto, antes dos 5 coelhos serem removidos, a coelheira do lado esquerdo tinha um número ímpar de coelhos. Assim, a coelheira esquerda não pode ser de cor verde. Mas, com base nas nas informações também não poderia ser vermelha.

5 - Era um Ford azul, com placa, que estava em alta velocidade, com os faróis apagados e o motorista era uma mulher. É possível chegar a essa conclusão se considerarmos a informação fornecida pelo policial (de que o carro estava indo muito rápido), como confiável. Assim, a declaração de que o carro estava indo devagar é falsa. Dessa maneira, é possível estabelecer um padrão, eliminando as outras informações falsas.

*Ficam mais velhas.

Então pessoal, gostaram dos quebra-cabeças? Conseguiram acertar algum (todos?!)? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest