icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 razões científicas pelas quais as pessoas ainda acreditam na astrologia

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      29/01/20 às 00h43
capa do post 5 razões científicas pelas quais as pessoas ainda acreditam na astrologia

A astrologia, para quem não sabe, é uma das pseudociências mais antigas da história da humanidade. Apesar de seus 5 mil anos de existência sustentarem-se sem quaisquer evidências empíricas, a astrologia torna-se cada vez mais popular. Além disso, devido a seu grau de convencimento, torna-se também cada vez mais interessante.

Por mais que esteja presente no cotidiano de muita gente, há ainda muitos que se negam a acreditar. Por isso, apontaremos aqui, 5 razões científicas que explicam o porquê de as pessoas ainda se sentirem deslumbradas pela astrologia. Quem sabe você também não muda de ideia. Confira agora, quais razões são essas.

1 - Os vieses cognitivos

A astrologia passou a ser aceita por muita gente, devido aos seus vieses cognitivos. De acordo com essa pseudociência, "sua personalidade é definida pela sua data de nascimento". E por que muitos acreditam nisso? Devido ao efeito Barnum. Basicamente, o efeito Barnum mostra que as pessoas julgam, exageradamente corretas, as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas. Ou seja, acreditamos em todas as previsões astrológicas porque a maioria delas é positiva.

Além disso, há também a questão da apofenia. A apofenia foi proposta em 1959, por Klaus Conrad. O termo, analogamente, explica o fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios. Ou seja, na astronomia, é um importante fator na criação das previsões.

2 - Rituais

A astrologia, para muitos, é considerada também um tipo de ritual. De acordo com especialistas, os rituais podem ser vistos, como uma das maneiras pelas quais vieses cognitivos se manifestam. Além disso, vale lembrar que todos nós temos nossas crenças e a alimentamos por meio de rituais, independente da religião. Afinal, um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente, imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade. E é por isso, que muita gente abraça a astrologia.

3 - Futuro

Certo, você, que é incrédulo, até pode se perguntar como um ritual persiste se a prática, por exemplo, não funciona ou, simplesmente, falha. Para entender melhor o porquê de as pessoas acatarem a astrologia como um ritual, usaremos, aqui, como exemplo, as práticas de adivinhações. Prever o futuro não é fácil. Além disso, todos sabemos que nem todos que tentam, acertam. Mas o importante, nesse caso, não são as previsões, e sim as opções que são ofertadas.

Isso mesmo. O ser humano treme quando descobre que tem que seguir apenas um caminho. E se não for certo? E se eu mudar de ideia? É por isso, que a astrologia oferece uma gama de opções. Assim, torna-se mais fácil ser aceita pelo ser humano. Quando temos uma gama de informações para fazer uma escolha, é mais fácil. E é isso, que essa pseudociência oferta. Um conjunto de informações.

4 - É acessível

Muita gente consegue decifrar o universo da astrologia. Tem muita gente por aí estudando e, além disso, fazendo questão de ajudar. Muitos, por exemplo, nem cobram. Além disso, as novas gerações, ao que parece, estão mais fechadas. Ou seja, não se enquadram em nenhuma das religiões conhecidas, devido às regras e dogmas. Por ser uma pseudociência, e sem regras, torna-se mais fácil adotar a astrologia.

5 - Validação

Vivemos uma era de autoafirmação. E é por isso, que faz todo sentido as pessoas se sentirem atraídas pela astrologia. Hoje, fazemos questão de deixar claro nossos gostos e vontades. E por trabalhar o nosso "eu", a astrologia acaba sendo aceita ainda mais. Afinal, essa pseudociência não irá dizer que o que é, ou não é, pecado. Além disso, também não irá nos fazer seguir conceitos religiosos, somente para sermos aceitos.


Próxima Matéria
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest