• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 realidades chocantes sobre a Segunda Guerra Mundial que ninguém comenta

POR Rafael Miranda    EM História      30/10/15 às 17h50

Dizer que a Segunda Guerra Mundial mudou completamente o mundo sempre soa como um grande eufemismo ou uma banalização de todo o conflito; mas, o simples fato é que a guerra realmente mudou tudo, inclusive inaugurando uma nova era tecnológica. A verdade impressionante é que o conflito continua a ter um impacto sobre a maneira que nós vivemos, e em mais coisas do que você pode esperar.

Um dos fatos mais incríveis é que muitas de nossas invenções "modernas", têm suas origens diretamente na guerra. Enquanto as invenções e melhorias tecnológicas desta guerra nunca podem ser justificada contra a terrível perda de vidas, a Segunda Guerra Mundial mudou completamente a forma do mundo.

Os governos colocaram grandes somas de dinheiro em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para ajudá-los a ganhar a guerra. Confira a seguir algumas realidades chocantes sobre a II Guerra Mundial.

Nós temos computadores graças a 2ª Guerra Mundial

20

Com os alemães criptografando praticamente cada mensagem, Bletchley Park foi colocado em operação para decodificar a mensagem dos inimigos e dar aos Aliados uma enorme vantagem. No processo, a equipe incrível que trabalhou no projeto, criou o primeiro computador do mundo.

O foco principal de Bletchley Park foi quebrar o código gerado pela máquina alemã Enigma; que envolveu a criação de uma outra máquina mecânica, conhecido como o Bombe, que levou ao surgimento do primeiro computador.

Empresas lucraram (e muito) com os horrores da guerra

21

Muitas empresas tiveram grandes lucros com a guerra. Um dos exemplos mais notórios é a Allianz, que teve famosos laços nazistas - eles seguravam os prisioneiros do campo de Auschwitz e os soldados nazistas. Seu CEO, na época, foi um dos conselheiros de Hitler, e, durante o Holocausto, em vez de pagar os benefícios de seguro de vida para os judeus, eles mandaram o dinheiro para o cofre dos nazistas.

Os vestígios da guerra continuam sendo encontrados

22

Diversos vestígios da guerra continuam sendo encontrados. Um dos casos que mais chocaram o público foi uma floresta no formato da suástica. A formação só foi descoberta em 1992, quando um piloto sobrevoou a região e viu o formato estranho das árvores. Ninguém sabe quem é o responsável por plantar as árvores nesse formato.

Independentemente disso, é difícil não ficar impressionado com a magnitude do esforço. Tenha em mente que não havia um grande tráfego aéreo comercial na Alemanha no final de 1930 e, certamente, nenhum nessa área em particular, assim, os criadores da suástica tinham que ter a clarividência de prever futuras viagens de avião na região.

A industrialização no Brasil foi uma consequência da guerra

23

Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas lançou um decreto após fazer um acordo diplomático (Acordo de Washington) com os Estados Unidos em que foi previsto a construção de uma usina siderúrgica que pudesse fornecer aço para os aliados durante a Segunda Guerra Mundial e, quando acabasse a guerra, pudesse ajudar no desenvolvimento da indústria brasileira. Assim, foi construído a Companhia Siderúrgica Nacional, uma das maiores e mais produtivas usinas do mundo.

Os avanços na área médica e da saúde foram, em grande maioria, consequências da guerra

24

Grandes avanços na medicina foram feitas no meio do horror da guerra. Um dos exemplos mais citados é a Penicilina. Descoberto por Alexander Fleming em 1928, não foi amplamente estudada até 1939 quando Howard Florey e uma equipe de pesquisadores mostrou o potencial do medicamento. Em 1943, o Conselho de Produção de Guerra dos EUA veio com um plano para a distribuição em massa de penicilina para as tropas aliadas na Europa. Em 1944, os EUA produziu 2,3 milhões de doses. O medicamento 12 a 15 por cento das vítimas de guerra.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+