• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 recursos que a Apple copiou dos seus concorrentes para colocar no iPhone 7

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      12/09/16 às 14h50

Depois de muita espera, finalmente o iPhone 7 foi anunciado no mercado no início de setembro. A Apple mostrou o novo modelo de smartphone e suas funcionalidades num evento realizado nos Estados Unidos e dividiu a opinião de entusiastas de tecnologia. Quem gostou do novo modelo, exalta novas funcionalidades do aparelho como verdadeiras revoluções tecnológicas.

Por mais que algumas invenções sejam mesmo novidades, parte das novas funções apresentadas como o iPhone 7 já fazem parte de modelos nativos de smartphones de outras empresas. É fato que o novo celular da Apple realmente parece incrível e tem vantagens incríveis de processamento ou de visual, mas não podemos nos esquecer dos modelos que já inovaram no mercado trazendo tecnologias que só agora chegam nos celulares da Apple.

Para não ignorar os outros modelos, vamos listar algumas das funcionalidades e recursos que chegaram nos iPhones mas já haviam sido inseridas em modelos de outras fabricantes e não são realmente novidades no mundo dos smartphones.

Câmera dupla

1

A novidade foi bem recebida pelos usuários de iPhone, mas não foi inventada pela Apple. O recurso começou em modelos de celulares HTC e já chegou a equipamentos da LG e da Huawei. A função da segunda câmera varia para as diferentes fabricantes, podendo servir para melhorar a profundidade das fotografias, aprimorar o foco ou oferecer melhores recursos de zoom no aparelho. Já é possível encontrar no mercado até mesmo um celular que possui três câmeras traseiras - o Lenovo Phab 2 Pro -, que utiliza a tecnologia para funcionalidades realidades virtual e aumentada.

Resistência à água

2

Somente agora, em sua sétima versão, a Apple inseriu a tecnologia de resistência à água em seus aparelhos. A  funcionalidade já faz parte de equipamentos da Samsung e Motorola há anos - para essa última, desde 2010, com o  Motorola Defy. Ainda assim, o certificado de resistência da Apple é inferior ao de outros modelos do mercado. Com  certificação IP67, os novos iPhone podem durar até 30 minutos se mergulhados a no máximo um metro de profundidade.  Em alguns modelos desenvolvidos pela Samsung, o certificado IP68 garante que os celulares podem mergulhar a até 1,5 metros por até uma hora completa.

Fim da entrada de fone

3

Uma das decisões mais controversas no anúncio do novo iPhone foi a remoção da entrada padrão de fones de ouvido, conhecida como entrada P2. A decisão abre espaço para o desenvolvimento de outros circuitos no equipamento e permite que o celular seja mais fino, além de melhorar a eficiência e vida útil da bateria. A Apple não foi a primeira responsável pela ousadia no mercado de smartphones. O Moto Z, da Motorola, também não possui entrada de fones e utiliza uma porta USB para conexão do aparato. Outros aparelhos da empresa chinesa LeEco também foram apresentados sem a entrada comum para fones.

Som estéreo

4

Essa é uma das funcionalidades que ainda não está presente em tantos smartphones Android, mas não foi inovação criada pela Apple. Por meio de alto-falantes colocados na parte de baixo do celular, o iPhone 7 poderá reproduzir som em qualidade estéreo. A tecnologia é uma evolução do recurso já utilizado em aparelhos como HTC 10, Nexus 5X, and Nexus 6P.

Sensor de toque no botão Home

5

A Apple não chegou a remover o botão Home do novo iPhone, mas agora ele não será mais pressionável, mas apenas sensível ao toque. A função já havia chegado em modelos da Asus e Lenovo, por exemplo. Celulares Samsung também têm botões sensíveis ao toque, mas não para o botão Home, enquanto fabricantes como Motorola e LG desenvolveram botões digitais que são inseridos na própria tela do aparelho.

É claro que por mais que copie inovações de outras empresas, a Apple também inova e é copiada pela concorrência. É o processo natural do mercado, já que as empresas visam desenvolver os melhores produtos possíveis com as funcionalidades que vão atrair o consumidor.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+