icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 'sextos sentidos' mais bizarros que os seres humanos tem (e não sabiam)

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 04/10/17 às 15h51

capa do post 5

Não estamos falando de ver gente morta por aí. Na verdade, quando falamos "sextos sentidos", até você pode ter um e ainda não descobriu. Pois bem, caros leitores da Fatos Desconhecidos, quando falamos de sexto sentido, estamos falando de uma percepção extra-sensorial, um sentido especial que vai além dos sentidos que nós já temos.

Será que você possui algum? Nós fizemos essa lista com alguns "sextos sentidos", coisas que podem parecer uma verdadeira loucura, mas acreditem, foram feitos estudos até chegar as conclusões que vamos citar no conteúdo dessa matéria. Então, meus queridos, confiram agora a nossa matéria com os 5 "sextos sentidos" mais bizarros que os seres humanos tem (e não sabiam):

1 - Cores que só alguns podem enxergar

Será que existe uma cor que você não conhece? A resposta é sim, e nós explicamos para você o por que disso. Bom, existem algumas cores que apenas algumas pessoas conseguem enxergar. E mesmo que alguém tente descrevelas, seria como tentar descrever a visão para um cego. Mas o curioso é que especialistas descobriram um jeito de ver tais cores. Eles xonseguiram mostra para algumas pessoas a cor "amarela azulada". Ao verem a imagem acima e cruzarem os olhos (igual aquelas imagens que precisamos cruzar os olhos para ver o que realmente mostra), algumas pessoas podem ver uma cor que nem é azul, nem amarela, muito menos verde.

Algumas pessoas vão ver um gradiente azul e amarelo e vão achar que isso é uma pegadinha, mas não é. A cor rosa é um exemplo de cores que poucas pessoas podem enxergar. O rosa é uma mistura de vermelho e violeta, mas que não aparece no arco-íris, certo? Assim como o amarelo azulado. Caso você consiga enxergar uma cor além das três que citamos (amarelo, azul e verde), caro amigo, saiba que você pode ser raro. Pessoas assim são chamadas de tetracromata. Elas tem quatro cones nos olhos, ao invés de três, como a maioria. Cada cone é responsável por, mais ou menos, 100 tons de cor. Por isso, as pessoas "normais" conseguem ver cerca de um milhão de cores. Mas pessoas tetracromatas vêem uma centena de milhões de cores.

2 - Homens podem sentir a ovulação de uma mulher

Será que os homens podem sentir quando uma mulher está mais fértil? Pode parecer loucura, mas eles podem sentir sim. Além de poder sentir quando uma mulher está ovulando, eles inconcientemente mudam de comportamento para se adaptar a isso. Mas isso não é tão absurdo assim. Quando uma mulher está ovulando, ela tem mudanças no corpo, seja na voz, odor e até no tom de pele. O curioso é que os homens percebem isso, mesmo sem saber.

Alguns cientistas, querendo analisar isso, fizeram um experimento com 123 voluntários do sexo masculino e 5 voluntários do sexo feminino. Eles analisaram imagens com diferentes cenários, ambos os homens e mulheres tiveram que descrever a situação. Eles concluíram que quando as mulheres eram menos férteis, os homens eram mais preguiçosos e copiavam as descrições das mulheres. Quando elas estavam ovulando (mais férteis), eles tendiam a se esforçar mais. Será que eles estava tentando impressionar as mulheres férteis, mesmo sem saber?

3 - Mulheres ovulando podem sentir cobras e homens gays

Vocês devem estar  pensando que a Fatos Desconhecidos enlouqueceu, certo? Pois bem, o fato é que o ciclo menstrual tem uma função que pouca gente conhece. Ele dá a capacidade da mulher sentir cobras e homens homossexuais. Em um estudo, pesquisadores mostraram para mulheres a imagem de cobras escondidas em um jardim. Entre elas, imagens coloridas e preto e branco. O curioso é que as mulheres que estavam no período mais fértil do mês foram as mais rápidas a acharem as cobras escondidas. A teoria é que a evolução deu às mulheres que estão prontas para reproduzir um impulso cognitivo adicional quando se trata de detectar o perigo. Será?

Pois bem, mas e os homens gays? Em outro estudo, quando os pesquisadores mostraram imagens de fotos de rostos de homens para mulheres, as mulheres férteis pareciam ter um "radar gay". a capacidade da mulher de detectar o cara gay em uma lista chegou ao seu ponto mais alto no período fértil, e então foi gradualmente diminuído até a próxima época do mês.As mulheres diziam se os caras eram gays ou não apenas olhando seus rostos.

4 - Sentir a personalidade e emoções das pessoas pelo cheiro

Você sabia que o cheiro da pessoa pode nos dizer muita coisa antes mesmo delas falarem alguma coisa? São sinais subconscientes que você nem sabe que vem do seu nariz. Pesquisadores da Rice University, nos EUA, fizeram um estudo onde pediram aos participantes para vestir a mesma camisa a cada noite, por três noites seguidas. Nesses três dias, eles não podiam usar sabonete, desodorante ou qualquer coisa que pudesse disfarçar o cheiro natural. Depois disso, um grupo de pessoas cheirou as camisetas. Os cientistas pediram ao grupo que adivinhassem que traços de personalidade os usuários das roupas possuíam: dominância, neurose ou extroversão.

E não é que os acertos foram altos? Tanto que os mesmos participantes foram convidados a avaliar a personalidade das pessoas assistindo um vídeo delas. Bom, o estudo indica que o nosso odor corporal pode dizer muita coisa sobre nossa personalidade. Mas não só isso. Descobriram também que o cheiro de cada pessoas é tão único que quase uma impressão digital.

5 - Seus olhos podem "enxergar", mesmo depois de você ficar cego

Em um estudo realizado, cientistas colocaram um idoso cego em um labirinto. Eles falaram para o idoso tentar encontrar o caminho por conta própria. Os pesquisadores ficaram impressionados, pois o idoso conseguiu completar o labirinto. Ele podia "ver" as paredes e reviravoltas, pois sua retina tinha "descoberto" a forma de contornar o córtex visual defeituoso e mandar informações para o cérebro. O idoso estava cedo, mas seus olhos e cérebro encontraram uma alternativa.

Em um outro estudo, foram colocados pessoas tristes e alegres na frente de cegos. As pessoas cegas foram capazes de dizer, na maioria das vezes, quais eram os rostos tristes e quais eram os rostos alegres. Assim como no labirinto, eles não podiam ver os rostos, mas o cérebro das pessoas sabia quem estava na frente deles. Mas como isso é possível? O fato é que para muitas pessoas, o problema não são os olhos, mas sim um problema com o córtex visual, a parte do cérebro que processa o que os nossos olhos enxergam. É como tirar o filme de uma câmera, ela continua a funcionar, mas é inútil. Isso se chama visão cega. Algumas pessoas conseguem desenvolve-la e são capazes de ter noção do que está ao seu redor.

E aí, já conhecia todos esses "sextos sentidos" dos humanos? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest