icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 sinais de que estão mentindo para você

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      28/06/14 às 03h12
capa do post 5 sinais de que estão mentindo para você

O sonho de todo mundo é que, um dia, seja criado um detector portátil de mentiras para, no futuro, identificar as pessoas que estão sendo malandras em uma conversa. Mas, enquanto esse momento não chega, há inúmeros métodos por aí que prometem ajudar na identificação de inverdades por meio de frases e comportamentos conscientes ou inconscientes do interlocutor.

Aliás, existem sinais universais, observados no modo de falar das pessoas, que indicam as possibilidades de que uma mentira esteja sendo espalhada. Descubra na lista abaixo quais são eles e como podem delatar os mentirosos:

1. Contato visual em excesso

Mesmo que você já tenha lido por aí que o desvio do olhar pode ser um dos sinais mais latentes da mentira, o fato é que as coisas não funcionam exatamente assim. Um estudo recente mostrou que os mentirosos podem, na verdade, fazer contato visual excessivo para tornar sua história mais convincente. Por outro lado, quem está contado a versão correta da história, simplesmente não costuma se preocupar com a forma de se comportar, até por que focar em objetos estáticos ajuda a puxar datas e fatos na memória.

2. Palmas das mãos escondidas

Um ponto que não tem discussão e que aponta para uma possível mentira é o desconforto com as mãos. Normalmente quem está contando uma inverdade, costuma manter as palmas das mãos escondidas, no bolso ou cruzando os braços. Quando estamos sendo sinceros, tendemos a expôr as palmas das mãos para o interlocutor.

3. A movimentação ocular

Preste atenção aos olhos da  pessoa com quem você está conversando. Se ela for canhota e, enquanto estiver falando, revirar os olhos para o lado direito, é provável que a história seja uma completa mentira. Da mesma forma acontece com pessoas destras: se ela estiver falando com olhadelas frequentes para o lado esquerdo superior pode ficar esperto!

4. Reação atrasada

Outro sinal de uma possível mentira pode estar nas chamadas reações demoradas. Se a pessoa demorar para concordar ou negar algo que você tenha dito e há um atraso na movimentação da cabeça, essa pode ser a confirmação da inverdade. Claro que esse intervalo extra dura décimos de segundos, então precisa ser bem observador pra notar.

5. Maneira de conversar

Podem ser indicações de insinceridade, reações como repetir a mesma frase quando se nega ou afirma alguma coisa, não responder diretamente à pergunta feita ou contestá-la usando um outro questionamento. Usar muitas expressões como "pra ser honesto", "honestamente", "francamente", "sinceramente" também pode ser um mau sinal.

Se a pessoa também mudar sua forma rotineira de falar, usando muitas palavras difíceis, por exemplo, pode ser que ela esteja contato uma mentira das grossas. Da mesma forma, se a voz do interlocutor ficar repentinamente aguda, se ele usar muitos detalhes ou se passar a usar pronomes vagos e a falar na voz passiva, esses também se tornam motivos para desconfiança.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest