icone menu logo logo-fatos-historicos.png


5 sistemas impressionantes de armas soviéticas

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM História      04/11/15 às 15h57
capa do post 5 sistemas impressionantes de armas soviéticas

Quando a União soviética se tornou uma superpotência mundial, várias armas simplesmente inovadoras e fascinantes foram criadas, o que fazia com que o poder militar soviético fosse bastante temido. Alguns armamentos se tornarem bastante conhecidos, como foi o caso do míssil balístico usado durante a guerra fria. No entanto, outras tecnologias desenvolvidas pela União Soviética permaneceram desconhecidas por muito tempo.

A seguir fizemos uma seleção com alguns desses sistemas de armamentos desenvolvidos pelos soviéticos que quase ninguém sabe que existiram. Você vai agradecer pelo Brasil nunca ter se envolvido diretamente em conflitos contra a União Soviética. Entenda melhor:

1 - Aerosani

A Rússia, e antigamente a União Soviética, possui um inverno rigoroso e longo, por isso foram desenvolvidos veículos próprios para locomoção no frio, como o Aerosani. Ele funcionava basicamente como um trenó, porém com uma característica diferente: ele era mortal. O veículo podia transportar dois soldados e armamentos. Ele se movimentava por meio de motores parecidos com o dos aviões. Uma espécie de hélice dava impulso e o aerosani podia atingir velocidades altas.

2 - Submarino Akuna

Além do Aerosani, outro meio de transporte "assassino" criado pelos soviéticos foi o submarino Akula. Você deve estar se perguntando o que há demais em um submarino, pois bem, ele é nada mais do que o maior submarino já criado. Também conhecido como "tufão", o Akuna foi construído no fim da Guerra Fria para carregar uma grande quantidade de mísseis. Para você ter ideia do quanto ele era grande, as suas proporções eram 173 metros de cumprimento e 23 metros de largura.

Além de transportar mísseis, ele também era utilizado para missões nas calotas polares e podia garantir que a tripulação grande permanecesse nele por meses seguidos. Era como se ele fosse cinco submarinos em um só. Consegue imaginar o quanto ele era perigoso para os inimigos?

3 - Guarda chuva mortal

Os soviéticos também foram os responsáveis por desenvolver uma arma, digamos, excêntrica: uma arma em formato de guarda-chuva. Conhecido como guarda-chuva búlgaro, ele possuía a aparência do objeto que todos costumam utilizar em dias que chovem, mas internamente era um pistola capaz de disparar um único tiro envenenado.

A ponta do guarda-chuva era um punhal e quando penetrava na pele do alvo, uma bala contendo ricina era disparada, ou seja, ele era utilizado por espiões para tiros a queima-roupa. Mesmo que a pessoa não morresse com o ferimento, morreria de envenenamento. A arma camuflada foi utilizada para o assassinato do escritor búlgaro Georgi Marcov em Londres.

4 - Sub-metralhadora Tu-2SH

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética estava ansiosa para ganhar a guerra o mais rápido possível, para isso foi desenvolvido um sistema de arma impressionante, que poderia dar vantagens sobre as forças alemãs. Os engenheiros soviéticos desenvolveram um sistema de armas de fogo que funcionava como uma submetralhadora, disparando cerca de 6 mil tiros em um perímetro de 550 metros.

5 - Sukhoi T-4

Para finalizar, não podíamos deixar de lado o Sukhoi T-4, utilizado para bombardeios em combate. A aeronave foi criada como resposta ao avião de bombardeio norte-americano Mach-3, criado para ser impossível de combater. Os dois tinham características semelhantes e foram responsáveis por muitas mortes em massa, para ambos os lados de combate.

Fontes: Listverse, FAS


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest