icone menu logo logo-fatosnerd.png


5 situações comuns dos animes que você pode não entender

POR Fabio João EM Fatos Nerd 03/05/17 às 17h47

capa do post 5 situações comuns dos animes que você pode não entender

As vezes uma piada que para você é muito engraçada para outras pessoas não é nada boa. Algumas coisas fazem as piadas engraçadas, a quebra de expectativas gerada e o contexto em que ela está inserida. Não só as piadas, mas qualquer coisa com um contexto. Algumas coisas fazem muito mais sentido dentro de um contexto cultural e um bom exemplo disso são os animes.

Aposto que você as vezes fica se pensando qual é o motivo dos personagens de animes usaram celulares de flip. Mas relaxa nerd. Isso tem uma explicação bem simples. Separamos aqui cinco situações dos animes que os ocidentais as vezes não entendem direito.

1 - Cabos e fios

Se você reparar, em quase todos os animes essa cena se faz presente - o tempo todo: topo de postes e fios a frente de paisagens. Para nós, ocidentais, isso pode parecer estranho. Afinal, porque estragar a vista do horizonte com essas coisas tão comum nas cidades? E essa é justamente a resposta. Para os orientais é extremamente comum se deparar com esses postes cheios de fios e por isso eles são sempre representados nos animes.

2 - Celulares de Flip

Apesar de ser a terra da tecnologia, dos robôs e das várias outras formas de invenção, é comum a representação dos celulares dos personagens de anime serem longe do que usamos no nosso dia-a-dia. Telefones móveis com teclado e alguns com flip são considerados mais charmosos pelos japoneses, e por isso ainda são usados.

3 - As meninas ricas são loiras

Assim como no ocidente, a cultura maldosa da "Loira Burra" existe no oriente e foi adaptada. Podemos observar isso até mesmo nos animes, contudo na versão japonesa desse estereótipo as mulheres de cabelos claros não são burras e sim ricas e mimadas. Isso porque no oriente as loiras naturais são extremamente raras e, portanto, sofrem esse tipo de preconceito.

4 - Nariz explodindo em sangue

Para os mais desavisados,  narizes explodindo em sangue é algo meio sem sentido. Contudo o folclore japonês tenta explicar o que isso significa. Segundo a lenda, quando vemos alguém que gostamos a pressão arterial pode aumentar causando sangramento nasal. Claro, nos animes isso é elevado ao máximo e proporciona cenas hilárias (especialmente quando estão relacionadas ao sexo).

5 - Língua de fora com dedo puxando a pálpebra

Esse gesto serve para explicar a imaturidade de algum personagem. O akanbe é um gesto provocativo que é muito retratado nos animes e mangás.

6 - Ramen, Ramen, mas e o Sushi?

Quando a gente pensa na culinária japonesa a primeira coisa que nos vem à cabeça e o Sushi, mas não é isso que vemos nos animes e mangás. Nas obras orientais a comida mais representada é o Ramen, a explicação para isso é bastante simples. O sushi é uma comida muito mais elaborada, sendo representada em apenas momentos específicos como jantares.

Gostou nerd? Quais outras situações você não entendeu nos animes, conta aí pra gente.


Próxima Matéria
Via   VIX  
avatar Fabio João
Fabio João
Acadêmico de jornalismo em formação, nerd inveterado, não importa se é Marvel ou DC o que importa é o fan service.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest