icone menu logo logo-fatosnerd.png


5 tecnologias de Star Wars que já existem na vida real

POR Lucas Fenrir    EM Fatos Nerd      16/01/17 às 15h01
capa do post 5 tecnologias de Star Wars que já existem na vida real

Ainda que nem tudo o que vimos no cinema exista realmente, os cientistas estão fazendo com que Star Wars se torne uma realidade mais próxima da nossa. Diversas invenções e melhoramentos que se parecem muito com os utilizados no filmes, e vem sendo aprimorados a cada ano.

Isso ocorre principalmente porque a geração atual de cientistas e engenheiros cresceu vendo os filmes da saga, e fazem de tudo para recriar as tecnologias dos filmes de modo eficiente e que venha a contribuir para melhorar o mundo.

Confira 5 tecnologias de Star Wars que já existem na vida real.

5 - Speeder Bikes

As motos voadoras utilizadas em "Retorno do Jedi" deixaram os fãs alucinados. Apesar de parecerem bem fracas nas mãos dos Stormtroopers, que colidiam constantemente nas árvores ao manobrá-las, é uma criação que pode vir a ser muito eficaz. Por isso, Mark DeRoche, líder da empresa Aerofex, está aperfeiçoando um "veículo aéreo de baixa altitude" para diversos fins. Atualmente, o modelo custa US$ 100 mil, e é indicado para agricultura, pesquisa, resgate, controle de fronteiras e pequenos transportes.

4 - Canhões de Laser

Basicamente todos os filmes futuristas demonstram que as armas do futuro vão disparar lasers potentes, que vão perfurar e queimar tudo em seu caminho. Já deveríamos estar vivendo isso, mas só empresas militares possuem tal tecnologia. A Marinha dos Estados Unidos já fez testes com um navio de guerra armado com um canhão a laser, e os resultados foram surpreendentes: os lasers são tão poderosos que destroem drones, aviões e embarcações a longas distâncias. O laser praticamente não tem cor, nem efeitos sonoros, mas carboniza o alvo em segundos.

3 - Sondas Flutuantes

 

Em "O Império Contra Ataca", podemos ver um drone que flutua livremente pelo planeta gelado, enquanto busca por formas de vida. De modo semelhante, temos o V-Bat, um drone que consegue "voar" a uma baixa altura por até 10 horas. Ele aguenta uma carga de até 3 kg, e é capaz de agir de forma autônoma. Seja carregando uma câmera para reconhecimento, ou braços robóticos para movimentos precisos, o V-Bat consegue funcionar sem nenhuma interferência humana direta.

2 - Remotes (Robôs em Miniatura)

Nos filmes, são uma espécie de drones esféricos que voam por ai e realizam qualquer tipo de tarefa: reparos, carregar equipamentos, e até disparar lasers. A NASA, juntamente com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, criaram os SPHERES, que são basicamente a mesma coisa dos Remotes, mas que operam apenas em ambientes com gravidade zero. Eles viajam no exterior das estações espaciais para fiscalizar a situação das partes exteriores, observar os astronautas enquanto eles dormem e até diverti-los nas horas vagas.

1 - Próteses com sensores de tato

Depois de ver a reconstrução artificial do braço de Luke Skywalker, a ciência avançou muito no quesito próteses. Uma empresa chamada DARPA conseguiu criar um membro artificial, acoplado a uma interface que permite ao usuário processar sensações físicas. A tecnologia ainda não está aperfeiçoada, mas permite a quem a usa controlar o membro usando ondas cerebrais e sentir as coisas que toca, ao receber pequenos estímulos elétricos enviados pela prótese.

Bônus: Sabre de Luz

Não. Infelizmente ainda não existem Sabres de Luz totalmente operacionais. Porém, muitos fãs já criaram réplicas bastante fieis, com feixes de laser ou de fogo, que também tem um potencial destrutivo. Porém, o feixe não é fixo, com um "corpo", como nos filmes. Ele é contínuo, sem altura limitada, e só para ao entrar em contato com algo sólido.

Gostou, leitor? Quais dessas tecnologias você queria pra você? Deixa pra gente nos comentários (:


Próxima Matéria
avatar Lucas Fenrir
Lucas Fenrir
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest