icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 teorias de diferentes culturas que explicam o que acontece depois que morremos

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Mundo Afora 23/10/15 às 17h18

capa do post 5 teorias de diferentes culturas que explicam o que acontece depois que morremos

O que há depois da morte? Esse é um dos mistérios mais intrigantes da espécie humana. Há aqueles que acreditam que depois que morremos vamos para outro plano, algum submundo ou que simplesmente não existe nada, que tudo acaba com o corpo. Ao longo da história, as diferentes culturas e sociedades tentaram responder de vez a pergunta.

Por causa disso, existem outras teorias bem diferentes dessas que conhecemos para explicar se há vida ou não depois da morte. Independente do que você acredita que acontece, não custa nada saber como pensam outras culturas, não acha? Pensando nisso, fizemos uma pequena seleção do que acontece após a morte, de acordo com diferentes formas de pensamento ou religiões.

 1 - Sociedade mesopotâmica

De acordo com o pesquisador Rodrigo Feliciano Caputo, da Uniesp, na sociedade Mesopotâmica os mortos eram sepultados com muito cuidado. Além disso, vários objetos que pertenciam a eles eram enterrados junto com os corpos. Isso servia para garantir que nada faltasse na hora de fazer a travessia do mundo da vida para o mundo da morte. O mais curioso é que esse mundo se localizava no subterrâneo da Terra. Para os mesopotâmicos não havia distinção entre "céu" e "inferno", os mortos iriam para o mesmo local.

2 - Cultura hinduísta

Caputo também afirma que os hindus tinham o costume de incinerar os corpos para que eles fossem "libertados" da sua identidade terrena depois que fossem atingidos pelo fogo. Em seguida, as cinzas eram jogadas ao vento ou nos rios, de forma que os mortos pudessem fazer a sua passagem para outro plano. De maneira resumida, ao se fundirem com o Absoluto, o vento ou a água, eles poderiam alcançar a "paz originária".

3 - Cultura budista

Por outro lado, os budistas acreditam que existe renascimento ou reencarnação. Para quem segue a doutrina, depois da morte o espírito volta reencarnado, de maneira que ele pode subir ou descer na escala dos seres vivos, sejam homens ou animais. Esse ciclo de mortes e renascimentos não é eterno, ele dura apenas até que o espírito se liberte do carma. Mas não pense que é assim tão fácil, o indivíduo consegue se livrar do carma apenas perdendo a "sede" por viver e o apego às coisas materiais. Além disso, também é necessário purificar a mente e praticar sempre o bem. Acha pouco ou quer mais?

4 - Sociedades Islâmicas

De acordo com o islamismo, Alá vai trazer os mortos de volta à vida no último dia. Quando isso acontecer, as pessoas vão ser julgadas e então uma nova vida será iniciada. No entanto, a nova vida vai ser uma preparação para outra existência, no céu ou no inferno. Dessa maneira, a eternidade começa assim que a pessoa morre, mas o morto permanece aguardando o dia do juízo final para ser julgado pelo deus. O Alcorão descreve o paraíso como um lugar com rios de leite, córregos de mel e outras belezas que o homem jamais viu na sua vida terrena.

5 - Candomblecistas

Para os seguidores do Candomblé não existe céu ou inferno, tão pouco a punição eterna, ao contrário do que pensam os islâmicos. Eles creem que as almas vêm à Terra somente para cumprir o seu destino, se isso não acontecer elas vagam entre céu e terra, reencarnando até que o ser cumpra a sua missão e se torne consciente e eterno. Além disso, os candomblecistas veem o  poder de Deus em todas as coisas, especialmente na natureza. A morte para eles é apenas uma passagem para outra dimensão, onde ficam juntos com outros espíritos, além de guias e orixás.

Fontes: Uniesp


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest