icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 truques sujos que as empresas usam para fazer você comprar um celular novo

POR Rafael Miranda EM Ciência e Tecnologia 15/10/15 às 11h21

capa do post 5 truques sujos que as empresas usam para fazer você comprar um celular novo

Você está quase pronto parcelar aquele sonhado celular em 10 vezes sem juros e então, você começa a prestar atenção em todos os anúncios do smartphone que você vê, esperando que alguma coisa a mais desperte o seu interesse. Você ouve algo sobre um telefone com núcleo octa, 20 megapixels, 3GB de RAM e tantas outras configurações. Você não tem idéia do que isso significa, mas com certeza soa rápido e poderoso no comercial.

Os anunciantes e fabricantes de hardware amam fazer isso, especialmente dentro do reinado do Android e do IOS (não que seja exclusividade deles). Eles embalam seu telefone cheio de "características high-tech" que têm aplicações limitadas no mundo real para a maioria dos usuários. Assim, eles fazem seus telefones se tornarem desejáveis.

Mas você não quer ser enganado por alguns anunciantes. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns que fabricantes de telefones tentam te enganar, e exatamente o que os termos realmente significam.

Dual, Quad ou Octa-core?

Você provavelmente já ouviu alguns desses termos jogados nas progagandas de telefones. Na página inicial do Galaxy S6, a Samsung diz que seu smartphone tem um processador de núcleo octa de 64 bits - o que soa muito bom! - Mas o que isso realmente significa?

Para que um processador quad core ou octa realmente melhorem o desempenho do seu telefone, o software precisa ser otimizado para lidar com todos esses núcleos. A maioria dos aplicativos de hoje apenas tira proveito máximo dos sistemas dual core, quad e bem menos no caso dos octa. Para quem gosta de jogar em smartphones é provável que esses poderosos processadores sejam mais úteis mas mesmo assim, isso é ajudado principalmente pela GPU.

Mais Megapixels, melhores fotos?

Mais megapixels deve significar melhores fotos, certo? Bem, nem sempre. Você precisa de uma certa quantidade de megapixels para obter uma imagem decente, mas uma vez que você já passou desse ponto, o foco deve estar mais na abertura, velocidade do obturador, o tamanho do sensor e outros aspectos da câmera. Só porque uma câmera tem mais megapixels não significa que é melhor.

1080p, 2K ou 4K?

Tem havido um debate recentemente sobre telas HD de 2K e 4K, aquelas telas Ultra HD em smartphones. Quando smartphones saltaram de resolução padrão para 720p, você já pode ver a diferença. Quando eles saltaram de 720p para 1080p, a diferença foi menos perceptível, mas ainda presente.

Mas agora que chegamos telas de 1080p, os dispositivos de 5 polegadas, nem conseguem sempre ver os pixels individuais. Estes pixels extras têm uma aplicação no mundo real, no entanto: o consumo da bateria. O telefone gasta mais bateria por causa dessas ultra resoluções desnecessárias ao olho humano.

Será que a memória RAM importa?

Sim, RAM definitivamente não importa na maioria dos casos - mas a sua importância pode ser exagerada em algumas comparações. Ter apenas 1 GB de RAM em um dispositivo Android moderno pode dificultar a sua experiência com as aplicações e alguns jogos. A diferença está no sistema operacional. No uso do mundo real, você provavelmente não seria capaz de dizer qual dispositivo tem mais memória RAM sem alguém te avisar.

Você pode conversar com seu telefone?

Às vezes, você vai ver um comercial com uma característica muito legal. Você pode perguntar ao seu telefone uma pergunta e ele vai responder! Que revolucionário! Bem, na realidade, estas características comerciais nos sabemos que são quase sempre inúteis no dia a dia.

Como você evita o Marketing exagerado?

É o trabalho de um anunciante fazer qualquer smartphone parecer a melhor coisa do planeta, embora o melhor telefone para você possa ser diferente do melhor telefone para mim. Devido a isso, definitivamente vale a pena analisar com cuidado tudo que você vê anunciando por aí.


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest