• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 vezes em que os filmes de heróis estragaram vilões épicos dos quadrinhos

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      22/05/17 às 18h16

Quando o assunto é adaptação cinematográfica de histórias em quadrinhos, Hollywood tem mostrado que consegue aprender com seus erros e, ao refazer a tarefa, tem conseguido entrar produtos de qualidade, com exceção de uma parte: os vilões. Por melhor que muitos filmes tenham sido, muitos deles não foram capazes de entregar aos fãs antagonistas de qualidade. Com ressalva de algumas interpretações, como Jack Nicholson e Heath Ledger com seus respectivos Coringa; Tom Hiddleston com Loki; Tom Hardy com Bane, as produções ainda carecem de bons vilões.

Não se sabe exatamente por que os estúdios costumam retratar esses inimigos de forma reservada, pouco explorando suas complexidades e lhes concedendo causas falhas. Os quadrinhos estão recheados de ótimos vilões, no entanto, nestes casos, Hollywood insiste no erro. Para se ter uma ideia de como tais personagens são mal representados no cinema, selecionamos alguns desses acontecimentos.

5 - Senhor Frio (Batman & Robin)

Temos muito o que agradecer a Batman: The Animated Series, entre elas por proporcionar uma boa história de origem ao Senhor Frio, dando ao personagem uma trágica história de perda e dor pela morte de sua esposa. Curiosamente, isso deu a ele algo que a maioria dos vilões de Batman não têm: uma razão convincente para seguir na vida do crime, acrescentando outro nível de complexidade ao vilão.

No filme

Podemos começar com a escalação do ator, já que a atuação de Arnold Schwarzenegger fez jus ao nome do personagem. Com piadas sem graça e totalmente sem emoção, Schwarzenegger não conseguiu vivenciar a personalidade quebrada do Dr. Victor Fries, entregando um vilão vazio e sem motivações.

4 - Galactus (Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado)

Um ser capaz de - literalmente - devorar planetas por inteiro, dizimar raças por completo, exibindo poderes de um Deus. Nos quadrinhos, Galactus é um humanoide de tamanho colossal, que traja um roxo básico e tem um traje bastante inconfundível. Ele possui todos os tipos de habilidade possível e talvez até as impossíveis. Ele é um dos vilões mais poderosos do universo Marvel Comics, o qual muitos fãs desejavam ver representado no cinema. Um desejo que continua pendente.

No filme

Alguém teve a brilhante ideia de que seria muito melhor substituir um ser gigantes, devorador de planetas que vaga por aí com um capacete com dois "chifres" por uma nuvem cósmica. Esse é um daqueles mistérios de Hollywood que, provavelmente, jamais entenderemos. Eles transformaram o personagem em algo sem rosto, sem personalidade, que não tem presença durante a projeção e que é facilmente derrotado. Reza a lenda que a intenção do estúdio era colocar o vilão no spinoff do Surfista Prateado, no final, dizem as más línguas que a Fox não sabia como fazer a transposição do personagem para o cinema.

3 - Hera Venenosa (Batman & Robin)

Levada à criminalidade pela ansiedade ecológica e um desejo de proteger a fauna e flora do planeta, Hera é uma criminosa de estilo e alta qualidade. Uma das figuras clássicas na galeria do Cavaleiro das Trevas.

No filme

Podemos fazer uma lista com tudo o que há de errado com Batman & Robin, porém, vamos nos conter na péssima retratação da personagem. No filme, Uma Thurman encarnou uma característica um pouco Mulher Gato. Pintada como uma mulher sedutora que tenta dominar o mundo com suas plantas, ela é uma vilã risível, a qual não possui um traço de seriedade no que diz e/ou fala.

2 - Fanático (X-Men: O Confronto Final)

Embora tenha a aparência de um grandão abobalhado, Cain Marko é muito mais complexo do que sua imagem deixa transparecer. O meio irmão de Charles Xavier tem uma triste história de abuso pelo pai. Seus poderes é cortesia da divindade mística conhecida como Cyttorak, a qual concedeu a ele uma joia que fornecia toda sua habilidade sobre-humano, já que Marko não era mutante.

No filme

X-Men: O Confronto apresenta o personagem exatamente da forma que sua aparência engana, ou seja, um homem muito forte que não sabe pensar por si mesmo. Aquele estereótipo de grande, bobo e atrapalhado. Nada no personagem consegue ser interessante, suas falas, sua história e todo o resto é desnecessário para o filme.

1 - Barão Wolfgang von Strucker (Vingadores: A Era de Ultron)

Von Strucker é um dos líderes da Hydra que se apresentou, basicamente, com imortal, apesar de ter sido derrotado inúmeras vezes. Ele um grande guerreiro, possui alto nível de intelecto e extremamente leal a Hydra. Foi elevado à categoria de super vilão depois que o vírus Death Spore o permitiu ressuscitar.

No filme

Sua primeira aparição foi em Capitão América: Soldado Invernal como chefe do programa da Hydra de experiência de capacitação, o mesmo que criou a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio. Ele teve um começo promissor, ao ter um homem infiltrado na SHIELD e com planos para derrotar os Vingadores. Tudo isso para em A Era de Ultron ele não passar um alvo fácil e levar por água abaixo o trabalho de criação do personagem. O personagem nem sequer teve uma luta descente, sendo removido do jogo fora das telas.

Concorda com a lista? Quais outros bons vilões também foram retratados de forma fraca nos cinemas? Não deixe de compartilhar sua opinião conosco.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+