icone menu logo logo-fatosnerd.png


5 vilões que também já foram heróis

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 28/06/17 às 16h17

capa do post 5 vilões que também já foram heróis

Em certo momento de Batman: O Cavaleiro das Trevas, Harvey Dent diz a Bruce Wayne: "Ou você morre como um herói, ou vive o suficiente para se transformar em um vilão". Uma frase que, não apenas define a história de seu próprio personagem, como também conseguiu permear por todas as áreas da cultura pop. Porém, já imaginou se o contrário seria possível? Um vilão poderia viver o suficiente para se tornar o herói? Afinal, temos diversos exemplos de personagens que, embora sejam classificados como antagonistas, acreditam que, a sua ao seu modo, estão fazendo o bem. Há também os que acreditam que, para se alcançar um bem maior, os meios sempre justificam os fins. Apesar disso, muitas vezes, essas atitudes podem pode parecer motivações egoístas.

Acontece que, certos vilões compreendem que ajudar os outros pode ser melhor do que simplesmente seguir seu caminho, quando e como eles querem. O mais curioso é que esse entendimento pode colocar esses antagonistas em um outro, um no qual - alguns deles - não voltam mais. Esse é o caso de alguns nomes abaixo. A Fatos Nerd selecionou vilões que, ou já tiveram seu momento heroico ou gostaram tanto desse caminho que permaneceram nele.

1 - Magneto

Hoje, o personagem facilmente consegue dividir opiniões, contudo, nem sempre foi assim. Desde que Magneto foi apresentado em Uncanny X-Men #1, ele tem sido o principal adversário do grupo de heróis montado pelo Professor Xavier. Seu começo foi como vilão, no entanto, o personagem evoluiu à medida em que segredos de sua vida pessoal eram revelados. Sobrevivente do Holocausto, Magneto viu sua família ser morta antes de passar um tempo na prisão de Auschwitz. Foi nesse lugar que ele firmou sua determinação em garantir que nunca mais, nenhum mutante fosse perseguido e/ou torturado por humanos. Para alguns leitores, sua história é muito mais profunda e significativa do que a de Charles Xavier.

Depois de muitas lutas contra os X-Men, inclusive de quase matar Kitty Pryde em Uncanny X-Men #150, Magneto se entregou ao Tribunal Mundial na trama de X-Men vs. Vingadores, de 1987. Durante o julgamento, ocorre um atentado e Xavier acaba sendo gravemente ferido e, com isso, pede para que Magneto lidere os X-Men e tome à frente do Instituto. Esta foi a primeira vez (de muitas) em que o vilão foi responsável pela equipe. Algumas vezes fazendo o bem, outras, para servir seu propósito.

2 - Namor

Implacável, poderoso e vingativo, por incrível que pareça, o herói aquático da Marvel, o personagem fez sua estreia nos quadrinhos como inimigo dos Estados Unidos. Namor saiu do status de "posso e vou afundar qualquer cidade" à herói do dia! Ele foi um vilão com desenvolvimento básico, em uma época muito mais simples (sua criação foi em 1939) e os leitores gostavam de odiá-lo. Vendo sua popularidade crescer, a Marvel decidiu tentar lucrar mais o transformando em herói. A partir de então, sua hierarquia dentro do universo da editora apenas aumentou.

3 - Viúva Negra

Clair Voyant foi a primeira Viúva Negra. Ela tinha um passado sombrio e sempre cumpria suas missões, matando pessoas e enviando suas almas ao seu mestre Satã. Entretanto, a Viúva Negra mais conhecida e que mais circulou pelas páginas da Marvel, foi Natasha Romanoff. A popular personagem começou sua história como uma espiã soviética, acontece que, ao ser traída por seus amigos da KGB e, eventualmente, seu caminho a leva aos Vingadores.

4 - Galactus

Durante a maior parte de sua existência, Galatus foi conhecido como O Destruidor de Mundos. Apresentado em Quarteto Fantástico #48, o personagem chegou a Terra guiado por sua eterna fome de planetas. A família de heróis, com ajuda do Surfista Prateado, tentaram derrotá-lo. Desde então, o vilão chegou a devorar o mundo dos Skrull, foi transformado a uma estátua de adoração divina, reduzido a humano, além de já ter sido morto e ressuscitado, claro.

No entanto, depois dos eventos de Guerras Secretas, houve um crossover que uniu vários universos da Marvel em apenas um. Nisso, Galactus muda sua natureza selvagem em Ultimates #2 e, ao invés de destruir, ele tem o poder de restaurar planetas e a vida de todos nele.

5 - Lex Luthor

Em Forever Evil #7, Lex descobre a identidade de Batman e, em seguida força sua entrada na Liga da Justiça. Após a morte de Superman dos Novos 52 morreu, Luthor assumiu seu manto com uma armadura de alta tecnologia, colocando ainda um "S" em seu meio. Ele compra o Planeta Diário e jura proteger a cidade Metropolis e suas habitantes. Mas claro, o feito não durou muito tempo e depois de Convergência, tudo voltou ao normal.

Esses foram alguns exemplos de vilões que, ou tiveram algum ato heroico, ou começaram como antagonistas e mudaram o caminho de sua jornada. Existem vários outros exemplo, deixa nos comentários os que você lembrar!


Próxima Matéria
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest