6 animais mais raros já fotografados

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      23/07/20 às 12h30
foto de destaque

Vários animais que habitam nosso planeta estão se tornando verdadeiras raridades. A causa dos animais entrarem em extinção é principalmente pela destruição do seu habitat. A derrubada das florestas, poluição do ar, rios e mares pode fazer com que espécies inteiras deixem de existir sem a gente saiba de sua existência. Mas existem aqueles animais raros que simplesmente insistem em ficar escondidos.

Mas o desafio de vê-las e registrá-las não parece preocupar alguns biólogos que dedicam suas vidas a encontrar essas espécies. As breves fotografias deles podem mudar a nossa visão sobre elas. E quanto mais vídeos e fotos são capturadas dessas espécies, melhor é o nosso entendimento sobre a importância da conservação do habitat onde eles vivem.

Uma simples imagem já é capaz de fazer com que as pessoas se admirem por essas criaturas. E é bastante perturbador pensar que podemos passar nossa vida toda sem ver esse animal da foto. E só com a ajuda da tecnologia é que temos essa oportunidade de ver esses animais. Mostramos aqui as fotos de alguns dos animais mais raros do mundo.

1 - Dragão-Marinho Rubi

Existem várias espécies desse animal que é um primo do cavalo-marinho. Mas em 2016, os pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography e do Western Australian Museum descobriram esse em específico na costa da Austrália.

Os cientistas o filmaram com um submersível de controle remoto durante meia hora. Eles observaram o habitat do animal e o seu comportamento. Antes disso ele nunca tinha sido observado na natureza. E diferente de outras espécies de dragões-marinhos, o rubi tem uma cauda enrolada e não tem os apêndices que é uma constante em todas as outras espécies de dragões-marinhos.

2 - Rinoceronte-de-Sumatra

Essa é um animal bastante ameaçado que vive em  pouquíssimos lugares da Indonésia. Ele é o único rinoceronte asiático com chifre duplo e é por conta de seus chifres que eles são mortos. A população desse animal está acabando de forma drástica. E os especialistas pensam que aproximadamente 80 indivíduos vivem na natureza.

Os pesquisadores tentam deixar esses rinocerontes em santuários de vida selvagem como por exemplo, o Parque Nacional Kambas, na Sumatra e na Floresta Protegida Kelian. Nesses lugares os rinocerontes podem viver tranquilamente. Nessa foto vemos Delilah, um rinoceronte-sumatra fêmea que vive em um santuário. O registro foi feito em março desse ano.

3 - Gorilas do rio transversal

A foto foi a primeira feita de um grupo de gorilas do rio transversal. Esses animais estão extremamente ameaçados e é estimado que existam entre 200 e 300 deles vivos nos ambientes naturais.

O que reduziu o habitat desses animais foi a agricultura e pecuária em Camarões e na Nigéria. Além disso, também existe o roubo dos animais. Mas desde 2012 não existe registro de morte. E nesse ano eles não foram nem avistados desde que essa imagem foi capturada. Ela foi tirada no mês passado.

4 - Lula gigante

Elas não são capazes de afundar navios como se era pensado na época das grandes navegações, mas as lulas gigantes realmente existem. E até mesmo os pesquisadores sabem muito pouco sobre essas criaturas misteriosas. Mas a expedição que rendeu essa imagem os ajudou a compreender o comportamento dela.

Em julho de 2019, uma equipe de pesquisadores conseguiu filmar uma lula gingante. Essa foi a segunda vez que um desses animais foi filmado. Por eles viverem nas profundezas, a maior parte dos encontros é com espécimes mortas.

5 - Rinoceronte de Java

Esses rinocerontes estavam tão ameaçados que, em 2019, só existiam 72 deles. Desde 2018, a população de rinocerontes java aumentou em quatro vezes, mas mesmo assim o número é pouco.

De todos os rinocerontes, o java é o que está mais ameaçado de extinção por conta da caça ilegal e perda de habitat. E por mais que o aumento tenha sido pequeno, só por ele ter existido já é uma esperança para o futuro desses animais. A imagem foi publicada pelo Parque Nacional Ujung Kulon, na Indonésia, esse mês.

6 - Martim-pescador-anão da Filipinas

Essa é uma das aves mais raras de se encontrar no mundo. Esse pássaro é pequeno e bem rápido. Ele está na lista de animais ameaçados por conta da perda do seu habitat e também por ter uma diminuição bem rápida no número de espécimes.

A foto foi feita em março em uma única sessão. Não existe nenhuma outra foto conhecida de um martim-pescador-anão das Filipinas nesses 130 anos que a espécie é conhecida. A foto foi feita pelo  biólogo Miguel De Leon e o pássaro tinha aproximadamente três semanas na época do registro.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+