icone menu logo logo-fatos-historicos.png


6 coisas que nunca te contaram antes sobre a Wicca

POR Diogo Quiareli    EM História      20/10/17 às 11h40
capa do post 6 coisas que nunca te contaram antes sobre a Wicca

Você provavelmente já ouviu falar sobre Wiccas, né? Se não, explicamos. Wicca é uma religião neo-pagã influenciada por algumas crenças pré-cristãs e práticas de partes da Europa Ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural, ou seja, o uso de magias e também os princípios físicos e espirituais dos seres que interagem com a natureza, que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, mais conhecidos como Sabbats. Os sabbats ocorrem cerca de oito vezes por ano. Algumas pessoas preferem chamar de "religião natural" e afirma que a mesma é a mais antiga do mundo. Alguns seguidores ainda preferem chamar de "Witchcraft" (bruxaria) ou "The Craft", mais conhecido pelos Wiccanos. A origem dessa religião residia na Inglaterra no início do século XX e acabou sendo popularizada nos anos 50 po Gerald Gardner, que chamava a religião de "Culto das bruxas" e "Bruxaria".

Falar sobre o assunto é algo tentador, não é mesmo? E foi pensando nisso que a redação da Fatos Desconhecidos resolveu listar algumas coisas que nunca te contaram sobre os Wiccas. Sabemos que todos vocês são extremamente curiosos, assim como nós e por isso vão adorar o conteúdo aqui apresentado. Sem mais delongas, confiram com a gente e não se esqueça de compartilhar com seus amigos, principalmente aqueles que têm interesse sobre o assunto. Vamos lá:

1- A própria jornada

Enquanto os praticantes dessa religião podiam escolher ser parte de um grupo, eles também podiam praticar por conta própria e decidir o que seria melhor para sua própria jornada espiritual. Mas ainda sim eles seguiam alguns mandos universais, estando em grupos ou não. Um desses mandos é o seguimento em um poema que foi passado por gerações, mas só agora divulgado. As minhas mais importantes falam: "Lembre-se da lei tripla que você deve seguir. Três vezes ruim e três vezes boa". Isso é algo como a lei do retorno ou, melhor, o karma. No final diz: "Não prejudique ninguém, faça o que você quiser".

2- Rituais

Algumas pessoas costumam acreditar que os Wiccas costumam sacrificar pessoas ou animais em seus rituais. A maneira com que eles preparam os seus rituais consiste em desenhar um círculo duas vezes. O propósito simbólico de lançar um círculo duas vezes é homenagear o Deus e a Deusa da Wicca. Depois que o círculo for desenhado, as orações serão ditas várias vezes ao senhor e a senhora. Aí serão colocadas as velas nos pontos cardiais do círculo para representar os quatro elementos. Então um altar será posicionado no meio exato a fim de representar o elemento do espírito. Usam como símbolo uma adaga e um cálice, e nos rituais eles mergulham a adaga no cálice para representar a união entre o homem e a mulher, visto que são uma religião de fertilidade.

3- O Livro das sombras

Os praticantes Wicca geralmente possuem um livro chamado de "Livro das sombras". Isso é praticamente a bíblia Wiccan, mas não é tão didático a ponto de fazer com que todos sigam. Um livro das sombras é algo como um diário da própria jornada espiritual de um praticante e, portanto, é extremamente pessoal. Alguns o utilizam para retratar um sonho ou seus registros na tentativa de alguma nova magia. Nos tempos atuais ele nem precisa ser necessariamente físico por questões de segurança.

4- Religião da Terra

Como afirmamos, os Wiccas possuem um Deus e uma Deusa, mas alguns deles acreditam que existem mais do que somente esses. Os wiccanos são uma religião da terra, de modo que o Deus e a Deusa são de certa forma, uma representação da própria terra, de onde vem todo o poder mágico. Eles ainda afirmam que mesmo acreditando em mais de dois deuses, deve sempre manter o equilíbrio entre os gêneros, ou seja, se tiver 10 Deuses, deve haver também 10 Deusas. Eles também acreditam, por ser uma religião da terra, em reencarnações. Mas quando morrem suas almas vão para um lugar chamado Summerland, lá eles ficam o quanto quiserem e depois podem retornar.

5- Magia Negra

Muitas pessoas ignorantes insistem em afirmar que os wiccanos usam magia negra ou adoram demônios, mas isso é um absurdo. No seu núcleo, eles são uma religião neo-pagã. Em outras palavras, é construído a partir das idéias de velhas religiões pagãs que desapareceram com o passar do tempo, principalmente quando o cristianismo se tornou popular. Eles costumam ir contra qualquer tipo de magia que possa machucar alguém, ou fazer algum mal a qualquer coisa.

6- Pentágono

O pentágono é o símbolo mais importante da Wicca. As vezes ainda é chamado de pentagrama por algumas pessoas. Um erro! Isso foi uma das causas que levaram muitas pessoas a acreditarem que eles adoram o demônio ou coisa parecida. A estrela possui 5 pontos que representam os elementos: água, terra, fogo, ar e espírito. O círculo em volta é bem desenhado para protegê-los. Os satanistas usam um símbolo semelhante, mas se for reparar dá para perceber a sua diferença.

E aí, você sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest