• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 coisas que você não sabia sobre Nicolau Maquiavel

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      07/02/19 às 15h08

Nicolau Maquiavel foi um filósofo político, historiador, diplomata e escritor italiano. Você, muito provavelmente, o conhece devido a sua maior obra, o livro O Príncipe. Ele deixou um legado que ultrapassa gerações, conhecido como um dos criadores do pensamento moderno. Ele se dedicou a explicação e compreensão do Estado, política e do comportamento dos homens. De forma a caracterizar o Estado e o governo como são e como deveriam ser. Sua obra é vista como um manual a se seguir, onde ele apresenta estratégias e métodos de comportamento que os homens devem seguir a fim de garantir maior proveito da realidade e uso do poder.

Mas além da sua obra prima, o que mais você sabe sobre esse grande intelectual? Hoje vamos compartilhar alguns fatos que você talvez não saiba sobre ele e sua obra.

1 - Seu nome

Nicolau Maquiavel foi uma adaptação do seu nome, que na verdade é Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, mas era necessário um nome mais comercial. Ele nasceu em Florença, na Itália, no dia 3 de maio de 1469.

2 - Sempre esteve próximo ao cenário político

Provavelmente, o seu interesse pelos assuntos governamentais e políticos foi em decorrência da sua vivência desde a infância. Sua família tem origem em Toscana esteve presente em cargos públicos por mais de três séculos. Seu pai, Bernardo Maquiavel, era jurista e tesoureiro da província de Marca de Ancona e de Bartolomea Nelli, relacionadas às mais prestigiadas famílias de Florença.

3 - Cargos políticos

Como um legado da família, Nicolau teve participação ativa na política de Florença. Aos 29 anos, se tornou secretário da Segunda Chancelaria durante o governo de Piero Soderim. Graças ao cargo, eventualmente, ele realizava missões diplomáticas com a França, Alemanha, os Estados Papais e outras cidades italianas, como Milão, Pisa e Veneza. De 1502 até 1503, ele exerceu o cargo de embaixador junto de César Bórgia.

4 - Exilado

Quando os Médici derrubaram a República e assumiram novamente o governo de Florença, perdido em 1494, Maquiavel foi exonerado do seu cargo e voluntariamente se recolheu em exílio em San Casciano, próximo à Florença. Foi nesse momento que ele começou a trabalhar a sua atividade de escritor político e historiador.

5 - O Príncipe

A obra "O Príncipe" foi escrita em 1513, enquanto Maquiavel se encontrava exilado. No entanto, o livro que se transformou em sua obra prima foi publicado postumamente em 1532, cinco anos após a sua morte. O livro, que é um manual sobre a arte de governar, foi inspirado pelo estilo político de César Bórgia, que foi um dos mais ambiciosos comandantes italianos, e que Maquiavel trabalhou junto por 5 meses quando foi embaixador.

6 - Maquiavélico

De acordo com Roberto Grassi, tradutor dar obra "O Príncipe", os termos maquiavelismo e maquiavélico têm origem a partir de Maquiavel e o seu principal livro. Referente ao capítulo XVIII, onde ele afirma que todos, em princípio, devem manter a fé na palavra dada. E que, no entanto, suas observações indicam que aqueles que não mantiveram a sua palavra, (os ardilosos) obtiveram mais êxito.

A expressão "maquiavelismo" significa astúcia e conduta desleal, enquanto, por maquiavélico se entende um indivíduo que não se importa com os meios que escolhe para atingir seus propósitos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+