• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 curiosidades que você não sabia sobre a lua

POR Magno Oliver    EM Mundo Afora      23/06/15 às 19h49

A Lua é o satélite natural da Terra que mais foi palco de grandes eventos e acontecimentos históricos. É nela que Neil Armstrong saiu da nave Apollo 11 e pisou em solo lunar, entrando para a história como o primeiro homem a pisar na Lua. Mesmo tendo quem não acredita neste feito em solo lunar, a verdade é que ela sempre foi foco de grandes curiosidades.

Mas existem curiosidades sobre ela que você não sabia e vamos mostrar para você. De um ponto qualquer do planeta Terra é possível que você veja a lua sem nenhuma dificuldade. Mas e estando em outros planetas? Será que isso acontece como na Terra?

Separamos para você algumas curiosidades bacanas e bizarras sobre o satélite natural da Terra que você não sabia até o momento.

 

1 - A Lua não pode ser vista de outros planetas

787px-Galileanasnom

Estando daqui da Terra você pode ver a lua e todas as suas fases perfeitamente e sem nehum obstáculo tampando sua visão. Mas visualizar a lua estando de outro ponto do universo não é bem fácil assim. De acordo com o professor do Departamento de Astronomia do IGA-USP, Enos Picazzio, a partir de Marte em diante, é necessário o uso do telescópio pois você não consegue visualizar o satélite natural da Terra. De Mercúrio a Vênus, é possível você visualiza-la a olho nu, passou daí, só com ajuda.

2 - A superfície da Lua é feita de quê?

wwb_img218

O "solo" ou superfície lunar da Lua é bem diferente da Terra. Os mares encontrados por lá são áreas mais escuras e planas, repletas de uma rocha rica em basalto. De acordo com o Professor Enos Picazzio, da USP, a cobertura da lua é formada, essencialmente, de rochas ricas em silicatos e são bastante acidentados, cheias de crateras de impacto, enrugamentos e incríveis depressões.

3 - Se a Lua desaparecesse, aconteceria o quê?

eclipse-lua-paquistao-20110615-02-size-620

Calma, não vá deseperar, heim! Mas, de acordo com o professor Enos Picazzio, duas mudanças climáticas e no ecossistema marinho aconteceriam. Segundo ele, "As estações sazonais são consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra. Se essa inclinação variar, o ciclo sazonal muda, alterando as zonas climáticas e provocando longos períodos de glaciação nos hemisférios"
A vida marinha também estaria afetada, com o desaparecimento. Segundo ele, pequenos organismos vivos fundamentais na base da cadeia alimentar, como o plâncton, desapareceriam aos poucos.

4 - Por que nunca mais se ouviu falar do homem pisar na Lua?

0,,21362210-EX,00

A verdade é que não há nada mais para se fazer lá. Fizeram inúmeras outras missões não-tripuladas, americanas e russas, para trazer inúmeras amostras de solo lunar e realizar outras pesquisas sobre o satélite natural. É claro que as missões ainda não foram suficientes para conhecer toda a formação da Lua, mas um número reduzido de missões não vai trazer nenhum progresso.

Portanto a ciência hoje, prefere fazer pesquisas mais próximas a nossa órbita, como na Estação Especial Internacional, e enviar missões não-tripuladas a outros planetas. Opções que trazem o melhor custo beneficio, do que voltar até a Lua. Até porque a corrida até a Lua, foi um evento muito mais político do que científico, os EUA e a União Soviética viviam uma Guerra Fria onde queriam demonstrar força e tecnologia para intimidarem um ao outro.

A chegada a Lua serviu de excelente peça de propaganda, quando os soviéticos colocaram o russo Yuri Gagárin em 1961 em órbita, o presidente da época John Kennedy prometeu que, até o final da década, os EUA mandaria alguém para a Lua. Em 1969, a promessa foi cumprida e a "batalha" vencida. Apesar disso o custo foi extremamente alto, a missão Apollo, que durou até 1972, levou 12 homens ao satélite, e consumiu cerca de 20 bilhões de dólares (equivalente a 85 bilhões em valores atualizados). Para se ter uma ideia, a missão Mars Pathfinder, o carro-robô não tripulado que posou em marte em 1997, custou "somente" 250 milhões de dólares.

- See more at: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/por-que-o-homem-nao-voltou-a-lua/?ajax=1#sthash.Ov9zJ72l.dpuf

5 - As Luas dos outros planetas

fobos-deimos

Que a Lua é o nome próprio do satélite natural da Terra isso você já sabe. E no espaço, existe uma expressão popular que ilustra bem isso "Uns na vida com tanto e já outros com tão pouco". Não está entendendo nada? Calma, pois vamos explicar.
A Terra tem um satélite natural e já outros planetas não possuem nenhum, enquanto outros possuem dois. Mercúrio e Vênus não possuem nenhum satélite natural para ser apreciado à noite. Já Marte foi bem contemplado pelo espaço ou seja lá o que for que você acredite, ele possui dois. Fobs e Deimos. E se você achou que um para Terra foi pouco, dois para Marte demais, calma aí que não acabou a matéria. Júpiter é o recordista de satélites naturais envolta de si com 63, sendo que o maior deles é Ganímedes, com altura maior que o planeta Mercúrio.

6 - A Lua está encolhendo há anos

010130100819-lua-encolhendo-2

Segundo imagens registradas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter de algumas áreas do satélite da Terra, sua crosta estaria em processo de rachadura. O motivo se deve por conta do resfriamento de seu núcleo que já reduziu aproximadamente 91 metros, o equivalente a um campo de futebol.

 

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+