• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 disfarces mais bizarros da história das guerras

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      04/12/19 às 13h32

Como sobreviver a uma guerra? Como vencer o inimigo e sair ileso? Bom, ao longo da história, existiram muitas táticas. As mais inteligentes? Utilizar disfarces. Os gregos, por exemplo, tiveram algumas das ideias mais incríveis: o cavalo de Troia.

Obviamente, inúmeras outras maneiras, de se camuflar em meio à batalha, foram desenvolvidas. Algumas são bizarras, outras não. Por isso, confira agora, 6 disfarces que ajudaram soldados a vencerem seus piores inimigos.

1 - Cavalo

Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados envolvidos na guerra viveram praticamente um período apocalíptico. Afinal, ali, na época, bombas e tiroteios eram constantes e sobreviver era a única saída. Mas como sobreviver em um terreno, onde toda a paisagem havia sido destruída? Como se camuflar? Como dissemos, criando disfarces. Sabe o que fizeram? Criaram réplicas de carcaças de cavalos usando papel machê. Dentro, ficavam franco-atiradores.

2 - Navios

Seguimos com a Primeira Guerra Mundial. Mas, agora, com uma diferença. Saímos de terra firma para voltarmos nossa atenção aos mares. Aqui, os navios alemães destruíram tudo que passavam diante deles. E o que os britânicos resolveram fazer? Simples: transformaram os navios de guerra em navios mercantes. Para dar mais vida à estratégia, os soldados se vestiam como civis. Alguns até usaram roupas de mulher. Dos disfarces, esse foi o melhor. Sabe por quê? Os britânicos conseguiram afundar 14 navios alemães.

3 - Árvores falsas

A área de Oosttaverne foi capturada pelos britânicos, durante a Batalha de Messines. Os alemães, para vencer os britânicos, precisam entrar ali. Mas como adentrar em um terreno já conquistado. Fácil. Os alemães criaram árvores artificiais para se camuflar. As árvores eram feitas de aço e ferro. Tinha espaço para um soldado, armas e, por incrível que pareça, até um banquinho.

4 - Tanques e outras armas

Como é possível perceber, diversos disfarces foram criados, ao longo das inúmeras batalhas. Mas nenhum supera o que vamos contar agora. Veja o porquê. Durante a Guerra do Kosovo, em 1999, a OTAN enviou centenas de aviões, para bombardear tropas sérvias. O exército sérvio sabia que era mais fraco e, por isso, era preciso tomar uma atitude. Sabe o que eles fizeram? Construíram tanques falsos, artilharia falsa, armas antiaéreas falsas. Ou seja, basicamente um exército falso.

5 - Mulheres e mais mulheres

Você pode criar um exército falso, uma carcaça de cavalo falsa e até mesmo uma árvore. Entretanto, nada se compara com os disfarces, utilizados pela forças especiais israelenses, que se infiltraram em Beirute, em 1973, para matar os líderes da OLP. Para não despertar suspeitas, muitos se vestiram como mulheres. Sim, estavam com perucas, sapatos de salto alto e peitinhos falsos. Os soldados fantasiados de mulheres estavam acompanhados de outros soldados, que estavam vestidos como civis.

Em síntese, eles passaram por toda a segurança do local, e quando chegaram aos quartos dos líderes palestinos, chutaram as portas, sacaram as armas e mataram todos. Um dos soldados, disfarçados de "mulher", foi Ehud Barak, que mais tarde se tornou primeiro-ministro de Israel e, atualmente, é ministro da Defesa.

6 - Navio disfarçado de ilha

Em 1942, e em meio à Segunda Guerra Mundial, os japoneses destruíram completamente uma frota holandesa-americana-australiana-britânica, na Batalha do Mar de Java. Nesse ínterim, apenas quatro navios de guerra holandeses restaram. Um deles decidiu tentar fugir para a Austrália, mas com os mares cheios de navios de guerra japoneses e o céu fervilhando de aviões, as chances de navegar 1.000 milhas, sem ser visto, era quase zero.

Como passar? Como ser invisível? Bom, os holandeses decidiram disfarçar o navio e, assim, o transformaram em uma ilha. Eles encheram o navio de árvores e pintaram o lado de fora, de forma que parecessem penhascos rochosos. Além disso, eles só podiam se mover durante à noite. Durante o dia, o navio ancorava perto da costa para parecer apenas mais uma ilha.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+