• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 doenças que estão próximas de serem curadas

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      10/10/19 às 18h02

Antigamente, existiam várias doenças que se tornaram epidemias tão grandes, que mataram milhares de pessoas. E nesses tempos, as pessoas costumavam tratar as doenças sem um bom conhecimento em medicina e sem os remédios ideias para vencê-las.

Algumas das piores doenças, que já existiram no mundo, tiveram um pouco de seus efeitos e avanços reduzidos com a evolução da medicina e a indústria de remédios. Mesmo com todo esse progresso na área da saúde, ainda existem algumas doenças que deixam as pessoas completamente assustadas. Mas o avanço da medicina pode estar muito próximo da cura de algumas doenças. Mostramos aqui algumas delas.

1 - Malária

De acordo com Bill Gates, a malária será seu próximo alvo para a erradicação de doenças, depois que a pólio foi tratada. Mas não é de se surpreender que a vacina para malária esteja perto de ser fabricada. E isso é uma ótima notícia para as 207 milhões de pessoas infectadas.

O mais promissor no mercado é a vacina RTS, S. Nos estudos recentes, que foram publicados em 2014, essa vacina se mostrou 46% eficaz.

2 - HIV/AIDS

Desde os anos 1990, os medicamentos para o tratamento como os os anti-retrovirais, por exemplo, tiveram grandes avanços e quedas de preço. Além das campanhas de prevenção, que também ajudaram.

O HIV é particularmente difícil de entender porque ele desenvolveu maneiras de fugir dos mecanismos de defesa do corpo. E com isso, os métodos tradicionais de vacina não são eficientes. Os cientistas estão cada vez mais criativos quando de trata do HIV e estão caminhando para uma vacina que seja eficaz.

3 - Tuberculose

A vacina BCG contra tuberculose já existe há mais de 90 anos. Ela protege as pessoas contra algumas formas mais mortais da doença. Mas não funciona muito bem contra a tuberculose pulmonar. E essa é a forma mais infecciosa da doença, que é responsável pela maior parte da carga de doenças, em todo mundo.

Ainda na atualidade, 1,4 milhão de pessoas morrem por causa dessa doença, todos os anos. Mas, felizmente, um estudo recente mostrou que uma nova vacina pode estar em construção para melhorar a imunidade.

4 - Ebola

Em 1976, no que é hoje a República Democrática do Congo, o Ebola surgiu. Mas, desde o seu surgimento, ele teve um número relativamente pequeno de casos na África Central e Ocidental, entre os anos 1990 e 2000.

Mas, com a recente epidemia, várias perguntas estão sendo feitas. Vinte e oito anos depois do primeiro surto, ainda não existe uma vacina para ele. Mas agora, testes estão sendo feitos e acelerados no Reino Unido, Mali e Suíça.

5 - Câncer

Pode parecer inacreditável ter vacinas contra o câncer. Mas, surpreendentemente, elas já estão em uso com a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), ajudando a diminuir a incidência de câncer de colo do útero. E também a vacina contra a hepatite B, que tem como prevenção também as causas de câncer de fígado.

Mas os cientistas querem ir mais longe. Estão sendo desenvolvidas vacinas, para causas infecciosas de câncer de estômago e um tipo de câncer de fígado. Outras vacinas estão sendo direcionadas a outros tipos de câncer.

6 - Doença de Alzheimer

Os pesquisadores dessa doença tiveram avanços muito grandes. Eles descobriram um produto químico, que pode parar a morte do tecido cerebral. E isso impede que o Alzheimer aconteça. E várias pessoas acreditam que essa vacina está a 15 anos de distância.

Próxima Matéria
Via   Viral nova  
Imagens Viral nova
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+