icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


6 doenças que você pode pegar por compartilhar maquiagem

POR Marilia Noleto    EM Curiosidades      20/04/16 às 17h55
capa do post 6 doenças que você pode pegar por compartilhar maquiagem

Será que as mulheres sabem dos "perigos ocultos" da maquiagem? Pois bem, o make e os seus utensílios são praticamente indispensáveis para qualquer mulher mais vaidosa. É quase impossível alguma que não carregue na bolsa uma necessaire recheada de produtos, pincéis, lenços, pinças... Mas é fundamental que alguns princípios da higiene sejam seguidos para aquilo que deveria ser uma "arma" a seu favor se torne um problema.

Por exemplo, apesar de ser um hábito muito comum, não é nada recomendável compartilhar seu batom favorito com sua melhor amiga. É essa a principal maneira com que doenças podem ser transmitidas. Também é preciso ficar atenta com os acessórios utilizados para se maquiar, pois tais utensílios, se mal cuidados, se tornam um local propício à proliferção de agentes patogênicos .

Há também aquelas mulheres que não resistem às novidades nas vitrines e fazem uso de produtos para teste, disponíveis em lojas e farmácias. Como não é possível saber as condições de quem experimentou o produto e muito menos se há cuidados de higienização dos cosméticos e pincéis, a melhor dica continua sendo experimentar a maquiagem no dorso da mão.

Confira abaixo 6 doenças que você pegar por compartilhar maquiagem. Além de listar os males mais recorrentes, trazemos dicas da melhor forma de se usar os produtos . É beleza e saúde garantidas!

1 - Herpes

Os cosméticos para os lábios, como batons e gloss, provavelmente são o grandes "vilões" no que diz respeito às doenças transmitidas por itens de maquiagem. A herpes é uma delas. O ideal é que sejam de uso estritamente individual . Caso as amigas não resistam, a dica é remover a camada mais superficial do produto com o auxílio de um papel higiênico.

2 - Gripe

O mecanismo é o mesmo da herpes. E as dicas são as mesmas também. Segundo explicam dermatologistas, a transmissão se dá por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura.

3 - Conjuntivite

Os produtos para os olhos, como delineador e rímel, podem transmitir vírus e bactérias causadores de problemas localizados, como a conjuntivite. A recomendação é sempre lavar todos os pincéis emprestados antes de utilizar no make up e deixe secar naturalmente.

4 - "Terçol"

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microrganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios, causadora do calázio - ou terçol como é popularmente conhecido.

5 - Micoses e infecções

Se alguém tem uma micose no rosto, aplica base ou pó compacto com um pincel ou espoja e os empresta, os fungos podem ser transmitidos para outra pessoa. Além disso, o pincel leva com ele resquícios de queratina e tecido orgânico, que podem servir de meio de cultura de microrganismos. O resultado pode ir de uma dermatite a infecções que podem evoluir para quadros muito graves. Na Austrália, uma jovem de 27 anos ficou paraplégica após contrair uma grave infecção ao usar um pincel de maquiagem emprestado de uma amiga para cobrir uma espinha infeccionada. A doença foi provocada por bactérias estafilococos que se espalhou pelo corpo e se instalou em sua coluna.

6 - Doenças respiratórias (amigdalite, gripes, mononucleose)

São males com sintomas parecidos. A amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Já a mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas. Ela pode ser transmitida principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais, por isso também é chamada "doença do beijo".

Assim, para não ter problemas com o uso de maquiagem, eis mais algumas dicas preciosas:

-Evite produtos de qualidade duvidosa;
- Atente-se à data de validade dos itens;
- É muito importante remover toda a maquiagem antes de dormir, para evitar que olhos mais sensíveis fiquem com as pálpebras inchadas e secreção ocular;
- Quem usa lentes de contato deve colocá-las antes da aplicação da maquiagem;
- Prefira produtos hipoalérgicos, pois eles são desenvolvidos para não causar nenhum tipo de irritação.


Próxima Matéria
avatar Marilia Noleto
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest