icone menu


6 estranhas maneiras que a América retornou à Idade das Trevas

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      12/02/16 às 15h47
capa do post 6 estranhas maneiras que a América retornou à Idade das Trevas

A Idade Média ou a famosa Idade das Trevas, como era conhecida, foi um período marcado entre o século V até o século XV.

O início marca deposição de Rômulo Augustulo, do Império Romano do Ocidente até a conquista da cidade de Constantinopla, com o fim do Império Bizantino.

Esse conhecido período da história foi marcado por grandes conquistas territoriais, guerras, pragas e doenças que assolaram a população, além do poder do feudalismo e outras formas de intervenção, como a fé intervindo em áreas de interesse público.

Confira uma lista que separamos sobre algumas estranhas maneiras que a América retornou à Idade das Trevas e você ainda não percebeu:

1 - A superstição da fé

1

Na era da idade das trevas, a igreja funcionava como uma espécie de governo na Europa Ocidental. Atualmente, parece que o cenário tem se repetido, pois as bancadas com cristãos evangélicas tem se tornado maioria no Senado e a crença religiosa tem influenciado na forma como as pessoas podem administrar a sociedade.

Questões como o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem sido bons exemplos da influência da fé no modelo de governar a nação.

2 - A propagação de guerras e pragas

2

O período da Idade Média foi um momento com muitas guerras e o enfrentamento, pela sociedade, de muitas pragas dos mais diversos tipos.

E as batalhas aconteciam em grandes escalas, principalmente entre as tribos germânicas que migraram para a Europa Ocidental depois da queda do Império Romano. Em relação ao mundo, o quadro de guerras e pragas como os perigos do mosquito da dengue.

3 - As invasões territoriais

3

O período da Idade Média mostrou o fim do Império Bizantino e foi marcado por disputas territoriais violentas. E um bom exemplo de que podemos estar voltando à Idade das Trevas são os conflitos acontecendo entre os palestinos e os israelenses que já perduram por quase um século. Essa região é palco de disputa entre otomanos, judeus, árabes e grupos que vivem na região de tensão no Oriente Médio.

4 - Os problemas sociais

4

O mundo em que as pessoas vivem atualmente ainda passa por problemas que persistiam na era da Idade Média. A fome, a peste negra, a crise hídrica foram fatores que predominaram naquele momento e ainda existem até hoje.

No período do século XI ao XV, por exemplo, os problemas sociais são os mesmo de agora. As pessoas ainda passam por problemas como más condições de vida, muita gente ainda vive em casas que eram feitas no estilo daquela época, como construções de madeira, papelão e até barracões feitos de lona e pedaços de concreto.

5 - Os registros de hoje podem não existir futuramente

5

O que se tem de contraste entre aquela época e hoje é o perigo da divulgação ou armazenamento das informações. Na era da conhecida idade das trevas, muitas informações sobre o Império Romano, por exemplo, ficavam no escuro e inacessíveis para as pessoas.

Atualmente, as informações existem em um maior volume e abertura pública, mas o medo dos cientistas é que o armazenamento digital não seja seguro por conta de poder sofrer fraudes ou se perder por conta de algum bug que ocorra na internet. Antes, as informações e registros eram feitos de forma física e muitos deles ainda acabaram sumindo. Atualmente, a forma é digital e ainda assim se tem receio do medo do desaparecimento de informações em plataformas digitais.

6 - O feudalismo

6

O feudalismo daquela época pode ter persistido nos tempos atuais por meio de novas formas. Naquele tempo, esse tipo de sistema visava controlar as massas por meio da propriedade de terra e buscava controlar o nível das classes que nasciam por meio de riquezas.

Atualmente, pode se perceber isso por meio da tentativa de monopólio de informação por meio dos grandes poderes e a manipulação das massas para fins de atender seus interesses. Além disso, as teorias alegam que o capitalismo tem exercido um forte domínio sobre as sociedades.

Você também tem percebido esses fatores citados na nossa lista? Mande seu comentário para gente!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+